O falar de si como (des)construção de identidades e subjetividades no processo de formação do sujeito-professor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596906 |
Resumo: | Orientador: Maria Jose Rodrigues Faria Coracini |
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O falar de si como (des)construção de identidades e subjetividades no processo de formação do sujeito-professorIdentidadeSubjetividadeFormação de professoresAnálise do discursoPsicanáliseOrientador: Maria Jose Rodrigues Faria CoraciniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho, como sugere o próprio título, gira em torno da (des)construção de identidades e subjetividades no processo de formação do sujeito, pelo "falar de si", com o intuito de compreender a relação do sujeito com sua formação e, possivelmente, contribuir para deslocamentos que nos levem a (re)pensar o professor num processo contínuo de formação. A hipótese direcionadora desta tese é a de que o sujeito-professor, ao falar de si, cria um outro ficcional para se dizer inteiro, fixando-se (ilusoriamente) numa identidade dada, em função das projeções simbólicas e/ou imaginárias, apagando, ainda que inconscientemente, os conflitos e as contradições, que constituem sua história de vida, o que vem acirrar a dicotomia logocêntrica do certo e do errado. Objetivando a desconstrução dessa dicotomização, problematizamos a identidade do professor, dirigindo nosso olhar para suas histórias de vida. A trama do tecido teórico-metodológico que sustenta a análise alia fios da Análise do Discurso a alguns fios da Psicanálise, que permitem trabalhar com a noção de sujeito cindido ? que assume várias posições no discurso - e clivado, isto é, fragmentado, constituído pelo inconsciente. No (des)atar dos nós - que se deu pela análise da materialidade lingüística, a partir de segmentos do tipo "não é para... mas tem que", "novo", "negação", "confissão" -, deparamo-nos com rastros do sujeito do inconsciente, que emergem pelo equívoco, pelos furos da linguagem, permitindo vislumbrar lampejos de subjetividade. Em cena, o sujeito-professor encena um lugar para se e(in)screver e mais se diz do que diz. A análise nos mostrou que, na (vã) tentativa de edificar uma identidade, de revelar a sua inteireza, de demarcar uma fronteira entre isso e aquilo, o discurso do sujeito revela que, entre o eu e o Outro, entre o dentro e o fora, há sempre uma descontinuidade, as fronteiras são porosas. Por mais que o sujeito tente camuflar e fixar uma identidade de professor, depara-se com a alteridade-estranheza que o constitui e denuncia desejos, frustrações, devaneios, sabores e dissabores, verdadeiras confissões, que revelam a multiplicidade de identificações que formam a identidade do eu, sempre híbrida, complexa, heterogênea, perdendo-se na metamorfose camaleônica da subjetividade. Isso nos leva a compreender que o trabalho com histórias de vida, tal como se apresenta neste estudo, deve ter espaço nos cursos de formação, uma vez que permite um passo a mais em direção a um certo saber sobre si, sobre o outro e sobre o seu fazer, deslocando, inevitavelmente, as vicissitudes de seus desejos, de suas falhasAbstract: This thesis aims at deconstructing the identities and the subjectivities in the process of formation of the subject through his own speaking as a way to understand the relationship of the teacher with his training and, possibly, contribute to changes which allow us to rethink the teacher training as a continuous process. The hypothesis that directed the work considers that the teacher elects a place in order to talk about himself, creating a fictitious other that would enable him to say himself completely. In such a perspective, the teacher fixes himself in a determined identity because of his imaginary and symbolic projections, erasing, even unconsciously, the conflicts and contradictions that come from his life history. This situation makes the logocentric dichotomy between right and wrong even more accentuated. By aiming at deconstructing this dichotomy, this thesis problematizes the identity of the teacher by analyzing his life history. Theoretically and methodologically, the analysis was supported by concepts of Discourse Analysis that were articulated to some other concepts from Psychoanalysis, which enabled us to deal with the notion of the subject divided - who assumes different positions in discourse - and split, once he is constituted by the unconscious. While undoing the knots found during the carrying out of the research - from the segments like "not to... but it must be", "new", "denying", "confession" -, we faced the steps of the subject of the unconscious through the mistakes and the misunderstandings of language, which let us catch a glimpse of the teacher's subjectivity. By talking about himself, the teacher inscribes himself. More than say, the teacher is said. The analysis showed us that, in the illusionary attempt of constructing an identity, of confirming it as a whole, the discourse of the teacher reveals that, between the I and the Other, between the outside and the inside, there is always a discontinuity, the edges are porous. The more the teacher tries to hide and fix an identity, the more his 'otherness' emerges. This 'otherness' constitutes the subject as well as his desires, his frustrations, his dreams, his likes and dislikes, his true confessions, which reveal that the multiple identifications that form the identity of the I is always hybrid, complex and heterogeneous. As a consequence, this imagined identity loses itself in this metamorphosis of the subject whose nature is similar to a chamaleon. This study made us understand that the work with life histories, as undertaken in this study, should be taken into account in teacher training courses because it could allow the subject to give a step else into a certain knowledge about himself, about the other and also about the subject's doing, which would, possibly, provoke changes in the vicissitudes of his desires and his failuresDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-Tavares, Maria Clara Lopes Dias Ferrão BandeiraBelintane, ClaudemirGregolin, Maria do Rosario de Fatima ValenciseGrigoletto, MarisaGurgel, Maria Cristina LirioGhiraldelo, Claudete MorenoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASEckert-Hoff, Beatriz Maria2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf199 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596906ECKERT-HOFF, Beatriz Maria. O falar de si como (des)construção de identidades e subjetividades no processo de formação do sujeito-professor. 2004. 199 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596906. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303122porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-24T10:53:20Zoai::303122Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-10-24T10:53:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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