Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544 |
Resumo: | Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho |
id |
UNICAMP-30_183a68d69624ac3a6ee09902ef4569a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::51257 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aulaLinguagem - Estudo e ensinoLinguística aplicadaOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa focaliza a motivação para o aprendizado de língua estrangeira. procurando descrever e analisar o que ocorre com essa variável durante o processo de aprendizagem. A preocupação central está voltada para uma subcategoria da motivação para aprender línguas, que é a motivação para a aula de língua estrangeira. A hipótese de trabalho é de que essa subcategoria passa por frequentes alterações pela influência de fatores que se inter- relacionam na situação de sala de aula. A pesquisa busca conhecer quais são esses fatores e quais as suas implicações para a atuação/participação do aluno na sala de aula, local de valor significativo para as pesquisas em ensino/aprendizagem de língua estrangeira, por constituir-se como o ponto principal, e, às vezes exclusivo de contato do aprendiz com a língua-alvo. Ao tentar acompanhar a motivação durante o processo, esta pesquisa considera o aspecto dinamico dessa variável, que geralmente é negligenciado uma vez que a maior parte das pesquisas abordando esse assunto, preocupa-se com verificar a motivação num dado momento do processo e procurar correlações com o resultado da aprendizagem. Esta pequisa, de base qualitativa,utiliza dados obtidos por técnicas de introspecção, no 'caso, um diário de estudos em que o sujeito de pesquisa descreve como está se sentindo durante as aulas de um curso de russo. A análise dos dados aponta para um quadro de tatores tais como: linguístico, metodológico, físico-humano, físico-ambiental , sócio-ambiental e externo, que se inter-relacionam e influenciam o nível de motivaçao do aluno negativa ou positivamente. A participação do aprendiz nesse processo de oscilação da motivação foi evidenciada no sentido de verificar que ele atua sobre a situação de sala de aula e atribui valores de relevância ou de não-relevância aos conteúdos e procedimentos metodológicos propostos e/ou ocorridos nesse ambiente formal de aprendizagem de LE. Essa atribuição de valores parece ter como base, as idéias e/ou concepções do aprendiz, do que seja aprender LEAbstract: Not informed.MestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASViana, Nelson19901990-08-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf2v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544VIANA, Nelson. Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula. 1990. 2v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/51257porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:05:52Zoai::51257Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:05:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula |
title |
Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula |
spellingShingle |
Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula Viana, Nelson Linguagem - Estudo e ensino Linguística aplicada |
title_short |
Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula |
title_full |
Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula |
title_fullStr |
Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula |
title_sort |
Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula |
author |
Viana, Nelson |
author_facet |
Viana, Nelson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem - Estudo e ensino Linguística aplicada |
topic |
Linguagem - Estudo e ensino Linguística aplicada |
description |
Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho |
publishDate |
1990 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1990 1990-08-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544 VIANA, Nelson. Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula. 1990. 2v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) VIANA, Nelson. Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula. 1990. 2v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/51257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 2v. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188739244621824 |