Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Nelson
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544
Resumo: Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
id UNICAMP-30_183a68d69624ac3a6ee09902ef4569a4
oai_identifier_str oai::51257
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aulaLinguagem - Estudo e ensinoLinguística aplicadaOrientador: Jose Carlos Paes de Almeida FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa focaliza a motivação para o aprendizado de língua estrangeira. procurando descrever e analisar o que ocorre com essa variável durante o processo de aprendizagem. A preocupação central está voltada para uma subcategoria da motivação para aprender línguas, que é a motivação para a aula de língua estrangeira. A hipótese de trabalho é de que essa subcategoria passa por frequentes alterações pela influência de fatores que se inter- relacionam na situação de sala de aula. A pesquisa busca conhecer quais são esses fatores e quais as suas implicações para a atuação/participação do aluno na sala de aula, local de valor significativo para as pesquisas em ensino/aprendizagem de língua estrangeira, por constituir-se como o ponto principal, e, às vezes exclusivo de contato do aprendiz com a língua-alvo. Ao tentar acompanhar a motivação durante o processo, esta pesquisa considera o aspecto dinamico dessa variável, que geralmente é negligenciado uma vez que a maior parte das pesquisas abordando esse assunto, preocupa-se com verificar a motivação num dado momento do processo e procurar correlações com o resultado da aprendizagem. Esta pequisa, de base qualitativa,utiliza dados obtidos por técnicas de introspecção, no 'caso, um diário de estudos em que o sujeito de pesquisa descreve como está se sentindo durante as aulas de um curso de russo. A análise dos dados aponta para um quadro de tatores tais como: linguístico, metodológico, físico-humano, físico-ambiental , sócio-ambiental e externo, que se inter-relacionam e influenciam o nível de motivaçao do aluno negativa ou positivamente. A participação do aprendiz nesse processo de oscilação da motivação foi evidenciada no sentido de verificar que ele atua sobre a situação de sala de aula e atribui valores de relevância ou de não-relevância aos conteúdos e procedimentos metodológicos propostos e/ou ocorridos nesse ambiente formal de aprendizagem de LE. Essa atribuição de valores parece ter como base, as idéias e/ou concepções do aprendiz, do que seja aprender LEAbstract: Not informed.MestradoMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASViana, Nelson19901990-08-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf2v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544VIANA, Nelson. Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula. 1990. 2v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/51257porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:05:52Zoai::51257Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:05:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula
title Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula
spellingShingle Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula
Viana, Nelson
Linguagem - Estudo e ensino
Linguística aplicada
title_short Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula
title_full Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula
title_fullStr Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula
title_full_unstemmed Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula
title_sort Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula
author Viana, Nelson
author_facet Viana, Nelson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem - Estudo e ensino
Linguística aplicada
topic Linguagem - Estudo e ensino
Linguística aplicada
description Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
1990-08-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544
VIANA, Nelson. Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula. 1990. 2v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VIANA, Nelson. Variabilidade da motivação no processo de aprender lingua estrangeira na sala de aula. 1990. 2v. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1578544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/51257
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
2v. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188739244621824