Integração de testes experimentais com modelos dinamicos de elementos finitos atraves da ferramenta I-DEAS test
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590649 |
Resumo: | Orientador : Paulo R. G. Kurka |
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Integração de testes experimentais com modelos dinamicos de elementos finitos atraves da ferramenta I-DEAS testAnálise modalProcessamento de sinais - Técnicas digitaisSimulação (Computadores)Software integradoOrientador : Paulo R. G. KurkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: O trabalho apresenta resultados da integração de dados experimentais de vibração com modelo dinâmico em elementos finitos através do módulo Test do programa de engenharia para confecção de modelos e análise da SDRC, conhecido como I-DEAS. O módulo I-DEAS Test possibilita a utilização de diversas técnicas para a análise modal e experimental além da correlação entre ambas. A técnica de identificação de parâmetros usada foi a Exponencial Complexa com o ajuste de curvas aos dados de resposta em freqüência feita numa faixa contendo vários modos de vibrar. A influência dos modos fora dessa faixa é prevista através da adição de parcelas residuais de inércia e rigidez. Dados provenientes de testes de vibração de um protótipo de cárter automotivo são utilizados na verificação do modelo matemático, em função dos parâmetros modais determinados (freqüência natural, amortecimento e resíduo)Abstract: The work presents results of integration between experimental vibration data and finite elements models through the Test module of the SDRC-I-DEAS software. The Test module makes it possible to use several techniques for modal and experimental analysis, as well as establishing correlation between them. The Exponential Complex identification technique was used for adjusting FRF data of an interest region containing several resonances. The influence of the mode outside the region of interest is achieved by adding residual tenns to the identified FRF. Experimental data from dynamic tests of a Diesel engine crankcase cover are used in the verification of the numerical model, as compared to the identified modal parametersMestradoMecânica dos Sólidos e Projeto MecânicoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Kurka, Paulo Roberto Gardel, 1958-Pavanello, RenatoGueller, Gabriel FelixUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinto Junior, Salustiano Martins20002000-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf77p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590649PINTO JUNIOR, Salustiano Martins. Integração de testes experimentais com modelos dinamicos de elementos finitos atraves da ferramenta I-DEAS test. 2000. 77p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590649. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/212990porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:24:55Zoai::212990Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:24:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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