Historia e educação em Angola : do colonialismo ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito Neto, Manuel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602022
Resumo: Orientador: Jose Claudinei Lombardi
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spelling Historia e educação em Angola : do colonialismo ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA)Movimento Popular de Libertação de AngolaSistemas de ensinoPolítica e educaçãoEducação e EstadoAngola - Educação - HistóriaTeaching systemEducation and policyEducation and stateSystem of teaching and learning from MPLAOrientador: Jose Claudinei LombardiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho tem como objetivo central de análise ¿a História da Educação de Angola: do colonialismo ao MPLA¿. Nele se analisam o momento mais alto do processo de educação colonial, suas contradições principais, crise e derrocada, no período abrangendo os anos entre 1956 e 1974. A educação colonial, compreendida como um sistema, produziu a ideologia da dependência, da subordinação e transformou Angola em território de exportação de matérias-primas e mão-de-obra barata para a indústria dos países industrializados da Europa e seus aliados. A trajetória da implementação de uma educação contra-hegemônica pelo Movimento Popular de Libertação de Angola ¿MPLA¿ é aqui também analisada como o surgimento de uma educação, cujos objetivos se voltavam para as amplas massas populares de angolanos, até então submetidos à escravatura colonial portuguesa. A nova educação, surgida nos anos 50 do século XX, foi decorrente do surgimento e desenvolvimento de várias formas de associação civil dos naturais de Angola, que assumiram relevante papel como atores nos processos de mobilização e da mudança social que se verificou nos anos de 1974 e 1975. Ressalta-se que esses movimentos foram reconhecidos como espaço de criatividade e inovação social, e caracterizados como agentes de pressão político-social, protestos, contestações e resistência, nesse período que marcou uma nova etapa na implementação da proposta educacional do MPLA. No início deste novo milênio, o MPLA, reiniciou a implantação do processo de reconstrução e de ampliação da esfera da educação pública. Ainda hoje é notória a resistência a essas mudançasAbstract: This work has as central aim purpose the analysis of "The History of the Angola¿s education from colonialism to MPLA. It makes the analysis of the huge moment's process of colonial educations, their main contradictions, crisis and overthrow, in the period comprised betwen 1956 and 1974 years. The colonial education conceived as a system produced an ideological dependence, subjection and changes Angola in a exporter territory of raw material and cheaper manual labor to Europe's industrial countries and his allies. The course to fix a kind of counter hegemonical education by the People's Movement for the liberation of Angola (MPLA) has been analised, also, as a result of a education that the aim purposes widespread on the vast popular mass people's Angola country. The new education aroused by the 50' years of the 20th century elapsed as issue and development in many features of civil association Angola's folks, whose take over relevant role as protagonists inside the mobilization process and social chagements that takes place betwen the 1974 to 1975 years. Those movements had been recognized as a place of creativity and social newness and featured as a agent of political stress, disapproval, protestation and resistence. In this millennium marked by a new stage in the process to introduce his educational purposes the MPLA restarted the process of reconstruction and enlargement of the sphere from the public education. Today is notorius the resistence against it's changesDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Lombardi, José Claudinei, 1953-Sanfelice, José LuísAguilar, Luis EnriqueAndreotti, Azilde LimaBezerra Neto, LuizUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrito Neto, Manuel20052005-10-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf260 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602022BRITO NETO, Manuel. Historia e educação em Angola: do colonialismo ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA). 2005. 260 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602022. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362636porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-26T10:53:58Zoai::362636Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-26T10:53:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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