Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos colados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Picado, Ricardo Migueis, 1970-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634898
Resumo: Orientadores: Renato Pavanello, Pablo Siqueira Meirelles
id UNICAMP-30_197c841306d225378a0bffab3c8bf6e7
oai_identifier_str oai::1062492
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos coladosA XFEM based methodology for the structural analysis plates with bonded repairsMecânica da fraturaCorrosãoMétodo dos elementos finitosEngenharia de estruturas - Manutenção e reparosColagemProjeto estruturalMechanics of fractureCorrosionFinite element methodStructural engineering - Maintenance and repairsCollageStructural designOrientadores: Renato Pavanello, Pablo Siqueira MeirellesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Reparos colados representam uma opção eficiente e de baixo custo para restauração da resistência perdida e para a minimização dos efeitos devidos a danos em estruturas metálicas. Reparos fabricados em materiais compósitos têm sido utilizados com sucesso no restauro estrutural de aeronaves e navios. Projetos bem sucedidos de reparos colados dependem do conhecimento preciso das tensões induzidas pela presença do reparo. As distribuições de tensão podem ser obtidas através de expressões analíticas ou através de métodos numéricos, como o método dos elementos finitos (FEM), por exemplo. Expressões analíticas são, geralmente, mais simples de usar, porém não geometrias e materiais mais simples. O FEM é adequado para geometrias e leis de materiais complexas, porém necessita de malhas em conformidade com as descontinuidades e refinadas no entorno das singularidades. Análises de reparos colados através do FEM, normalmente requerem malhas tri-dimensionais refinadas no entorno de trincas, regiões sob corrosão e na fina camada de adesivo, demandando trabalho significativo para a preparação do modelo. Esse trabalho apresenta uma nova metodologia baseada na teoria do XFEM, que permite a representação de uma trinca genérica, de uma região corroída, de uma camada de adesivo e de uma camada de reparo de material ortotrópico na malha bi-dimensional do substrato intacto. A posição e as dimensões de trincas, dos contornos de regiões corroídas e da camada de reparo ortotrópico são totalmente independentes da representação da malha do substrato na condição intacta. Assim, como são as espessuras das camadas de adesivo e de reparo ortotrópico. Dessa forma, não é necessário retrabalhar a malha intacta para representar os defeitos ou o reparo colado. O trabalho se baseia no regime elástico de materiais isotrópicos para as camadas de substrato e de adesivo e de materiais ortotrópicos para a camada do reparo. Uma chapa metálica bi-dimensional quadrilateral com dimensões finitas contendo diversas configurações de trincas e de regiões corroídas, de espessura de adesivo e de geometrias e posição de reparos ortotrópicos será investigada na presente abordagem. Para chapas trincadas, o desempenho dos reparos será avaliado em termos da constante de intensidade de tensões ($K_I$). Para chapas corroídas, a constante de concentração de tensões ($k_t$) será utilizadaAbstract: Bonded repairs represent an efficient and cost-effective option to restore lost strength and minimize damage effects on metallic structures. Composite patches have been successfully used for structural repairs in aircrafts and ships. Successful bonded repair designs strongly depends on knowing the stresses induced by the presence of the patch in the substrate. Stress fields may be obtained either by analytical formulations or by numerical methods, like the finite element method (FEM). Analytical expressions are, generally, simpler to use, but are limited to simple geometries and material laws. FEM is suited for complex geometries and materials laws, but requires meshes conforming to discontinuities, high refinement near singularities and near high gradient areas. Analysis of bonded patches, using the standard FEM, normally requires refined three-dimensional meshes, therefore signficant amount of work in the model setup phase is demanded. This work presents a new mehodology based on the XFEM theory, that allows the representation of a generic crack, a corroded area, an adhesive layer, and a bonded patch repair in the two-dimensional mesh of the intact substrate. Crack size and position, shape and thickness of the patch, and adhesive layer thickness may be represented independently of the mesh. Re-meshing to represent variations in crack size and position, patch dimensions and position, and adhesive thickness is not necessary. A finite dimension two-dimensional metalic isotropic plate with several geometric configurations of cracks, lower thickess areas,ortotropic bonded patches is investigated to prove eficacy of this approach. For cracked plates, the results for unrepaired and repaired plates are compared in terms of the stress intensification factor. For corroded platres, the stress intensification constant ($k_t$) will be usedDoutoradoMecânica de Sólidos e Projeto MecânicoDoutor em Engenharia Mecânica[s.n.]Pavanello, Renato, 1959-Meirelles, Pablo Siqueira, 1956-Proença, Sérgio Persival BaronciniAntoun Netto, TheodoroBittencourt, Marco LúcioSollero, PauloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPicado, Ricardo Migueis, 1970-20182018-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (178 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634898PICADO, Ricardo Migueis. Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos colados. 2018. 1 recurso online (178 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634898. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062492Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-02T09:31:25Zoai::1062492Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-06-02T09:31:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos colados
A XFEM based methodology for the structural analysis plates with bonded repairs
title Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos colados
spellingShingle Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos colados
Picado, Ricardo Migueis, 1970-
Mecânica da fratura
Corrosão
Método dos elementos finitos
Engenharia de estruturas - Manutenção e reparos
Colagem
Projeto estrutural
Mechanics of fracture
Corrosion
Finite element method
Structural engineering - Maintenance and repairs
Collage
Structural design
title_short Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos colados
title_full Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos colados
title_fullStr Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos colados
title_full_unstemmed Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos colados
title_sort Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos colados
author Picado, Ricardo Migueis, 1970-
author_facet Picado, Ricardo Migueis, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pavanello, Renato, 1959-
Meirelles, Pablo Siqueira, 1956-
Proença, Sérgio Persival Baroncini
Antoun Netto, Theodoro
Bittencourt, Marco Lúcio
Sollero, Paulo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Picado, Ricardo Migueis, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Mecânica da fratura
Corrosão
Método dos elementos finitos
Engenharia de estruturas - Manutenção e reparos
Colagem
Projeto estrutural
Mechanics of fracture
Corrosion
Finite element method
Structural engineering - Maintenance and repairs
Collage
Structural design
topic Mecânica da fratura
Corrosão
Método dos elementos finitos
Engenharia de estruturas - Manutenção e reparos
Colagem
Projeto estrutural
Mechanics of fracture
Corrosion
Finite element method
Structural engineering - Maintenance and repairs
Collage
Structural design
description Orientadores: Renato Pavanello, Pablo Siqueira Meirelles
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634898
PICADO, Ricardo Migueis. Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos colados. 2018. 1 recurso online (178 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634898. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634898
identifier_str_mv PICADO, Ricardo Migueis. Uma metodologia baseada no XFEM para análise estrutural de chapas com reparos colados. 2018. 1 recurso online (178 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634898. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1062492
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (178 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189134485422080