Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrini, Adriano Luiz, 1985-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516
Resumo: Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
id UNICAMP-30_1990c341da5c010aef517d6e502eb536
oai_identifier_str oai::917393
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivoSocio-cultural practices and problems in the context of the stage of graduate : look therapeutic-desconstructivePratica socialLinguagem e educaçãoDesconstruçãoSocial practicePhilosophical inquiryLanguage and educationDeconstructionOrientador: Anna Regina Lanner de MouraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoQuais os usos que fazemos dos constructos práticas socioculturais e problematização? Como podemos acionar nossos rastros de significações para pensarmos uma educação indisciplinar1? São perguntas como estas que mobilizam o estudo investigativo desta dissertação tendo como base discursiva as narrativas e vídeos contendo apresentações e orientações, produzidos em uma turma de estagiários/futuros professores que cursaram a disciplina de estágio supervisionado - EL774 - da Faculdade de Educação no ano de 2011. Nesta disciplina, o projeto de estágio denominado "Desconstruindo a educação escolar disciplinar", teve como propósito pensar a educação escolar a partir da problematização de práticas socioculturais indisciplinares desenvolvidas em diferentes campos de atividade humana, tal qual preparada e problematizada pelos seis grupos participantes, com alunos provenientes dos cursos de licenciatura dos diferentes institutos da Unicamp. Com base nas ideias de Wittgenstein e Derrida desenvolvemos uma maneira de "ampliar nosso campo de significação", desconstruindo os conceitos de prática e problematização, dialogando com os diferentes autores no campo da Filosofia, Educação e Linguagem, tendo como princípio wittgensteiniano de que aprender é aprender a ver de outras maneiras. A partir disso, e aliado às perspectivas pós-estruturalistas no campo da filosofia e linguagem, tal pesquisa buscou problematizar, pelo aspecto da terapia filosófica de Wittgenstein, quais os usos que os estagiários/futuros professores fizeram enquanto se apropriavam dos termos práticas socioculturais e problematização, nos três momentos estabelecidos ao longo da disciplina, a saber: o momento das orientações, o momento das problematizações das práticas socioculturais e o momento das discussões e debate coletivo dos projetos.Abstract: What are the uses we make of constructs sociocultural practices and problematization? How can we engage our tracks of meanings to think an education indisciplinar?2 It's questions like these that mobilize the investigative study of this dissertation based on discursive narratives and videos containing presentations and orientations, produced in a class of interns / student teachers in the discipline supervised internship - EL774 - the College of Education in the year in 2011. In this course, the internship project called "Deconstructing education school discipline", aimed to think school education from the questioning of cultural practices indisciplinares developed in different fields of human activity, like prepared and problematized by the six participating groups, with students from the graduate courses of different institutes of Unicamp. Based on the ideas of Wittgenstein and Derrida have developed a way to "expand our field of meaning", deconstructing the concepts of practice and problematization, dialoguing with different writers in the field of Philosophy, Education and Language, based on the principle Wittgensteinian that learn is to see other ways. From this, and coupled with the post-structuralist perspectives in the field of philosophy and language, this research sought to problematize the aspect of Wittgenstein's philosophical therapy, which uses the trainees / student teachers did while appropriated terms of socio-cultural practices and problematization in three stages set along the course, namely the time of the guidelines, the moment of contextualizing socio-cultural practices and timing of discussions and debate of collective projects.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-Miguel, AntonioMonteiro, AlexandrinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPedrini, Adriano Luiz, 1985-20132013-12-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516PEDRINI, Adriano Luiz. Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura: um olhar terapêutico-desconstrutivo. 2013. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917393porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:09:56Zoai::917393Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo
Socio-cultural practices and problems in the context of the stage of graduate : look therapeutic-desconstructive
title Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo
spellingShingle Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo
Pedrini, Adriano Luiz, 1985-
Pratica social
Linguagem e educação
Desconstrução
Social practice
Philosophical inquiry
Language and education
Deconstruction
title_short Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo
title_full Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo
title_fullStr Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo
title_full_unstemmed Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo
title_sort Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo
author Pedrini, Adriano Luiz, 1985-
author_facet Pedrini, Adriano Luiz, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-
Miguel, Antonio
Monteiro, Alexandrina
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrini, Adriano Luiz, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Pratica social
Linguagem e educação
Desconstrução
Social practice
Philosophical inquiry
Language and education
Deconstruction
topic Pratica social
Linguagem e educação
Desconstrução
Social practice
Philosophical inquiry
Language and education
Deconstruction
description Orientador: Anna Regina Lanner de Moura
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-12-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516
PEDRINI, Adriano Luiz. Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura: um olhar terapêutico-desconstrutivo. 2013. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516
identifier_str_mv PEDRINI, Adriano Luiz. Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura: um olhar terapêutico-desconstrutivo. 2013. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917393
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
165p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189107890388992