Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516 |
Resumo: | Orientador: Anna Regina Lanner de Moura |
id |
UNICAMP-30_1990c341da5c010aef517d6e502eb536 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::917393 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivoSocio-cultural practices and problems in the context of the stage of graduate : look therapeutic-desconstructivePratica socialLinguagem e educaçãoDesconstruçãoSocial practicePhilosophical inquiryLanguage and educationDeconstructionOrientador: Anna Regina Lanner de MouraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoQuais os usos que fazemos dos constructos práticas socioculturais e problematização? Como podemos acionar nossos rastros de significações para pensarmos uma educação indisciplinar1? São perguntas como estas que mobilizam o estudo investigativo desta dissertação tendo como base discursiva as narrativas e vídeos contendo apresentações e orientações, produzidos em uma turma de estagiários/futuros professores que cursaram a disciplina de estágio supervisionado - EL774 - da Faculdade de Educação no ano de 2011. Nesta disciplina, o projeto de estágio denominado "Desconstruindo a educação escolar disciplinar", teve como propósito pensar a educação escolar a partir da problematização de práticas socioculturais indisciplinares desenvolvidas em diferentes campos de atividade humana, tal qual preparada e problematizada pelos seis grupos participantes, com alunos provenientes dos cursos de licenciatura dos diferentes institutos da Unicamp. Com base nas ideias de Wittgenstein e Derrida desenvolvemos uma maneira de "ampliar nosso campo de significação", desconstruindo os conceitos de prática e problematização, dialogando com os diferentes autores no campo da Filosofia, Educação e Linguagem, tendo como princípio wittgensteiniano de que aprender é aprender a ver de outras maneiras. A partir disso, e aliado às perspectivas pós-estruturalistas no campo da filosofia e linguagem, tal pesquisa buscou problematizar, pelo aspecto da terapia filosófica de Wittgenstein, quais os usos que os estagiários/futuros professores fizeram enquanto se apropriavam dos termos práticas socioculturais e problematização, nos três momentos estabelecidos ao longo da disciplina, a saber: o momento das orientações, o momento das problematizações das práticas socioculturais e o momento das discussões e debate coletivo dos projetos.Abstract: What are the uses we make of constructs sociocultural practices and problematization? How can we engage our tracks of meanings to think an education indisciplinar?2 It's questions like these that mobilize the investigative study of this dissertation based on discursive narratives and videos containing presentations and orientations, produced in a class of interns / student teachers in the discipline supervised internship - EL774 - the College of Education in the year in 2011. In this course, the internship project called "Deconstructing education school discipline", aimed to think school education from the questioning of cultural practices indisciplinares developed in different fields of human activity, like prepared and problematized by the six participating groups, with students from the graduate courses of different institutes of Unicamp. Based on the ideas of Wittgenstein and Derrida have developed a way to "expand our field of meaning", deconstructing the concepts of practice and problematization, dialoguing with different writers in the field of Philosophy, Education and Language, based on the principle Wittgensteinian that learn is to see other ways. From this, and coupled with the post-structuralist perspectives in the field of philosophy and language, this research sought to problematize the aspect of Wittgenstein's philosophical therapy, which uses the trainees / student teachers did while appropriated terms of socio-cultural practices and problematization in three stages set along the course, namely the time of the guidelines, the moment of contextualizing socio-cultural practices and timing of discussions and debate of collective projects.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Moura, Anna Regina Lanner de, 1945-Miguel, AntonioMonteiro, AlexandrinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPedrini, Adriano Luiz, 1985-20132013-12-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516PEDRINI, Adriano Luiz. Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura: um olhar terapêutico-desconstrutivo. 2013. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917393porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:09:56Zoai::917393Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo Socio-cultural practices and problems in the context of the stage of graduate : look therapeutic-desconstructive |
title |
Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo |
spellingShingle |
Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo Pedrini, Adriano Luiz, 1985- Pratica social Linguagem e educação Desconstrução Social practice Philosophical inquiry Language and education Deconstruction |
title_short |
Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo |
title_full |
Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo |
title_fullStr |
Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo |
title_full_unstemmed |
Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo |
title_sort |
Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura : um olhar terapêutico-desconstrutivo |
author |
Pedrini, Adriano Luiz, 1985- |
author_facet |
Pedrini, Adriano Luiz, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Anna Regina Lanner de, 1945- Miguel, Antonio Monteiro, Alexandrina Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrini, Adriano Luiz, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pratica social Linguagem e educação Desconstrução Social practice Philosophical inquiry Language and education Deconstruction |
topic |
Pratica social Linguagem e educação Desconstrução Social practice Philosophical inquiry Language and education Deconstruction |
description |
Orientador: Anna Regina Lanner de Moura |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-12-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516 PEDRINI, Adriano Luiz. Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura: um olhar terapêutico-desconstrutivo. 2013. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516 |
identifier_str_mv |
PEDRINI, Adriano Luiz. Problematização e prática sociocultural no contexto do estágio da licenciatura: um olhar terapêutico-desconstrutivo. 2013. 165p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621516. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/917393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 165p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189107890388992 |