A(s) unidade(s) da palavra em inovações lexicais : singularidade no processo de aquisição de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Camila Rossetti, 1990-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6111
Resumo: Orientador: Rosa Attié Figueira
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spelling A(s) unidade(s) da palavra em inovações lexicais : singularidade no processo de aquisição de linguagemThe word unit(s) in lexical innovations : singularity in the language acquisition processSaussure, Ferdinand de, 1857-1913Aquisição da linguagemNeologismosLíngua portuguesa - MorfologiaDiferenças individuaisSaussure, Ferdinand deLanguage acquisitionNeologismsPortuguese language - MorphologyIndividual diferencesOrientador: Rosa Attié FigueiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Dentre os vários aspectos do processo de aquisição de linguagem, a presença de inovações lexicais é certamente um dos que mais chama a atenção, seja do observador leigo, seja do pesquisador interessado naquilo que a fala infantil pode revelar sobre a linguagem humana ou sobre o processo de subjetivação. Isso porque o surgimento dessas ocorrências divergentes – termo cunhado por Figueira (1996) em substituição a "erro" ? torna flagrante a diferença entre a fala da criança e a fala do adulto. Evidências disso são encontradas na fala de crianças entre 2 e 5 anos, em que se observam, por exemplo, novos nomes de agente, como "olhador de olhos" (para ‘oftalmologista’), e novos verbos, como "cabelar" (para ‘pentear o cabelo’), que, embora distintas daquilo que se espera na fala do adulto, são compreendidas facilmente, visto que suas unidades (raízes, radicais e afixos) estão presentes no Português Brasileiro. No entanto, existem uma série de ocorrências que escapam a esse tipo de classificação, uma vez que o divergente se revela naquilo que pode ser reconhecido como algumas subunidades da palavra, a saber: o radical, a raiz, o tema, as vogais temáticas ou os morfemas de gênero. Esse é o caso de "achuqueiro", cujo efeito desviante reside no radical observado, que é diferente daquilo que se espera na fala do adulto ("açucareiro"). Assim, esta pesquisa tem como objetivo direcionar o olhar para esse tipo de evidências. A análise dos dados é feita sob o horizonte da teorização interacionista (DE LEMOS, 2002), em sua relação com as ideias saussurianas (SAUSSURE, 1996, 2006 [1916], 2012 [2004]), em especial, com aquilo que se encontra no corpus saussuriano sobre raiz, radical, tema e gênero, mas também com os conceitos de língua e fala, diacronia e sincronia, relações sintagmáticas e associativas e a teoria do valor. Os episódios são, em sua maioria, selecionados dos corpora de dois sujeitos, RA e DA, disponíveis no Projeto de Aquisição de Linguagem Oral (CEDAE/IEL/UNICAMP), cujas falas foram gravadas semanalmente em sessões de 30 minutos em situação de interação informal entre a criança e os interlocutores comuns no contexto familiar (mãe, pai, irmãos, empregada...). Do corpus de DA são analisadas ocorrências que abrangem o período de 2;01.09 a 6;02.10 e do corpus de RA são analisadas ocorrências que abrangem um período de 1;11.03 a 4;10.06 de idade. Por fim, destaca-se que a análise dos dados por um viés interacionista permite contemplar os fatos únicos da experiência de cada sujeito com a língua, apontando para a singularidade desse processo, um tema de extremo interesse para a área da Aquisição de LinguagemAbstract: Among the various aspects of the language acquisition process, the presence of lexical innovations is certainly one of the most striking ones, whether for the lay observer or for the researcher interested in what children's speech can reveal about the human language or about the subjectivation process. This is because the emergence of these divergent occurrences – a term coined by Figueira (1996) to replace "error" – makes the difference between the child's speech and the adult's speech blatant. Evidence of this is found in the speech of children between 2 and 5 years old, in which, for example, new agent names, such as "olhador de olhos" (for 'ophthalmologist'), and new verbs, such as "cabelar" (for ‘combing the hair'), which, although different from what is expected in adult speech, are easily understood, since their units (roots, radicals and affixes) are present in Brazilian Portuguese. However, there are a number of occurrences that escape this type of classification, since the divergence is revealed in what can be recognized as some subunits of the word, namely: the stem, the root, the theme, the thematic vowels, or the gender morphemes. This is the case of "achuqueiro", whose deviant effect resides in the observed radical, which is different from what is expected in adult speech ("açucareiro"). Thus, this research aims to look at this type of evidence. The data analysis is carried out in the framework of interactionist theorization (DE LEMOS, 2002) and its relationship with Saussurean ideas (SAUSSURE, 1996, 2006 [1916], 2012 [2004]), especially with what is found in the Saussurean corpus on stem, root, theme, and genre, but also with the concepts of language and speech, diachrony and synchrony, syntagmatic and associative relations, and the theory of value. The episodes are mostly selected from the corpora of two subjects, RA and DA, available in the Oral Language Acquisition Project (Projeto de Aquisição de Linguagem Oral – CEDAE/IEL/UNICAMP), whose speech was recorded weekly in 30-minute sessions in situations of informal interactions between the child and common interlocutors of the family context (mother, father, siblings, caretaker...). From DA’s corpus, occurrences that cover the period from 2;01.09 to 6;02.10 are analyzed and from RA’s corpus, occurrences from 1;11.03 to 4;10.06 of age. Finally, it is noteworthy that the analysis of the data from an interactionist perspective allows us to contemplate the unique facts of the experience of each subject with the language, pointing to the singularity of this process, a topic of extreme interest for the area of Language AcquisitionDoutoradoLingüísticaDoutora em Linguística[s.n.]Figueira, Rosa Attié, 1948-Maldonade, Irani RodriguesCastro, Maria Fausta Pereira deCarvalho, Glória Maria Monteiro dePerottino, SilvanaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira, Camila Rossetti, 1990-20222022-08-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (200 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/6111VIEIRA, Camila Rossetti. A(s) unidade(s) da palavra em inovações lexicais: singularidade no processo de aquisição de linguagem. 2022. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/6111. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1253756Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-20T15:39:12Zoai::1253756Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-10-20T15:39:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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