Padrões de interação e usabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597903 |
Resumo: | Orientador : Hans Kurt Edmund Liesenberg |
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Padrões de interação e usabilidadeInterfaces de usuário (Sistema de computador)Interação humano-máquinaUsuario final (Computação)Orientador : Hans Kurt Edmund LiesenbergDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: No projeto de uma interface de usuário, cada vez mais a atenção está se voltando ao usuário final e às suas necessidades. Com isto, ganham evidência os princípios de usabilidade, para garantir um produto que corresponda às expectativas do usuário e que traga qualidade à solução apresentada. Por se tratar de interação entre pessoas e máquinas, a interface de usuário permite interpretações e abordagens diversas e, em algumas situações, conflitantes. Isto se traduz em degradação da qualidade do produto final e em frustração do usuário. Neste trabalho, serão apresentados os Padrões de Projeto, uma técnica de desenvolvimento de interfaces que vem experimentando uma boa aceitação entre os desenvolvedores de software, por privilegiar a usabilidade da interface e documentar a experiência adquirida de projetos anteriores para reuso. Analisaremos os padrões de projeto sob os princípios de usabilidade, verificando qual o diferencial que a utilização de tais padrões pode trazer a um bom projeto de interface de usuárioAbstract: On the design of a user-interface, increases the focus on the user and his needs. Because of that, the usability principles gains evidence, to assure a product that matches the user expectations and brings quality for the presented solution. Because we're dealing with interaction between people and machines, the user-interface allows several, and sometimes, conflicting, interpretations and approaches. This results at a poor quality final product and a user frustrated. In this work, we'll present the Design Patters, an interface design technique that has experimented a good acceptance among software engineering community, enhancing the interface usability and documenting the experience acquired from earlier projects for reuse. We'll analyze the Design Patters under usability principles, verifying what is the differential that the use of this patters can bring to a user-interface good designMestradoEngenharia de SoftwareMestre em Computação[s.n.]Liesenberg, Hans Kurt Edmund, 1953-Silva, Maria de Fátima Ridolfi Ordini Pires daRocha, Heloisa Vieira daUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASValente, Eduardo Cesar20042004-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf60fl. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597903VALENTE, Eduardo Cesar. Padrões de interação e usabilidade. 2004. 60fl. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597903. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/318266porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:59:16Zoai::318266Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:59:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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