Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Mônica Isabel
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603380
Resumo: Orientador: Helena Jank
id UNICAMP-30_1a1046a0083b6b060458bb27db9dab62
oai_identifier_str oai::376492
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph HaydnHumour and Wit in Joseph Haydn's String Quartets op. 33Haydn, Joseph, 1732-1809HumorismoRetóricaClassicismoHumorRhetoricClassical styleOrientador: Helena JankTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta investigação propõe o estudo do contexto teórico que envolve a produção do compositor Joseph Haydn (1732-1809), concentrando-se nas idéias de humor e agudeza [Witz], que têm sido freqüentemente relacionadas à produção deste compositor, desde sua própria época. Para isto, selecionamos críticas de jornais e revistas do século XVIII que discorrem sobre esses aspectos da produção haydniana. No sentido de possibilitar a melhor compreensão do sentido setecentista desses termos, é necessário tratar também de outros conceitos relacionados a eles: a idéia de cômico e as visões setecentistas sobre o riso. Estas informações estão contidas em obras teóricas sobre as artes do século XVIII, como a enciclopédia sobre as artes de Sulzer (1771-74) e a estética musical de Schubart (1784). A recuperação destas noções é utilizada para obter uma melhor compreensão das críticas escritas a Haydn em sua própria época. Elas apresentam visões negativas ou positivas de Haydn, e, com os fundamentos teóricos, é possível atribuir seus conteúdos a premissas conservadoras, de orientação retórica, ou que seguiam as tendências da disciplina então recém surgida, a estética. Assim, as críticas a Haydn permitem criar subsídios para estudar o humor e a agudeza em obras que indubitavelmente representam o estilo maduro destes compositor: os quartetos de cordas op. 33 (1781)Abstract: This investigation proposes a study of the theoretical context that involves the works of Joseph Haydn (1732-1809), concentrating in the ideas of humor and wit [Witz]. This ideas have been related to the music of Haydn since his own time. Therefore, we selected some eighteenth century journal and magazine critics that involves these aspects of his production. In order to have a better comprehension of the eighteenth century meaning of these concepts, it is necessary to handle also other related notions: the idea of comic and the Eighteenth-Century visions about laughter, contained in works like the arts encyclopedia by Sulzer (1771-74) and the music aesthetic by Schubart (1784). These notions enables us to have a better comprehension of the eighteenth century critics involving the music of Haydn. They contain negative or positive visions about his music, and it is possible to attribute this visions to conservative, rhetorically oriented, or to aesthetic (then a recently created discipline) premises. These critics allow us to create subsidies to observe how humor and wit occur in works that undoubtedly represent Haydn¿s mature style: the string quartets op. 33 (1781)DoutoradoDoutor em Música[s.n.]Jank, Helena, 1939-Muhana, Adma FadulKuhl, Paulo MugayarZani Netto, AmilcarOstergren, Eduardo AugustoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLucas, Mônica Isabel20052005-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf287 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603380LUCAS, Mônica Isabel. Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn. 2005. 287 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603380. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/376492porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-26T13:42:16Zoai::376492Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-26T13:42:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn
Humour and Wit in Joseph Haydn's String Quartets op. 33
title Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn
spellingShingle Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn
Lucas, Mônica Isabel
Haydn, Joseph, 1732-1809
Humorismo
Retórica
Classicismo
Humor
Rhetoric
Classical style
title_short Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn
title_full Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn
title_fullStr Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn
title_full_unstemmed Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn
title_sort Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn
author Lucas, Mônica Isabel
author_facet Lucas, Mônica Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jank, Helena, 1939-
Muhana, Adma Fadul
Kuhl, Paulo Mugayar
Zani Netto, Amilcar
Ostergren, Eduardo Augusto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Mônica Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Haydn, Joseph, 1732-1809
Humorismo
Retórica
Classicismo
Humor
Rhetoric
Classical style
topic Haydn, Joseph, 1732-1809
Humorismo
Retórica
Classicismo
Humor
Rhetoric
Classical style
description Orientador: Helena Jank
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-06-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603380
LUCAS, Mônica Isabel. Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn. 2005. 287 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603380. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603380
identifier_str_mv LUCAS, Mônica Isabel. Humor e agudeza nos Quartetos de Cordas op. 33 de Joseph Haydn. 2005. 287 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603380. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/376492
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
287 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188951647322112