A mão visível do editor invisível : o paradigma da edição na ficção curta machadiana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10453 |
Resumo: | Orientador: Lúcia Granja |
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A mão visível do editor invisível : o paradigma da edição na ficção curta machadianaThe visible hand of invisible publisher : the editing paradigm in Machado de Assis' short fictionAssis, Machado de, 1839-1908Editores e ediçãoContosAssis, Machado de,Publishers and publishingShort storiesOrientador: Lúcia GranjaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Estudos historiográficos realizados pela tradição crítica machadiana descrevem a proximidade de Machado de Assis com os processos editoriais concernentes às diversas etapas de produção do livro. Esse interesse, presente em toda sua trajetória, ganha novos contornos a partir das investigações de Granja (2020), que explicita as transformações de status simbólico conquistadas por Machado no decorrer de sua relação profissional com Baptiste-Louis Garnier, figura oficialmente conhecida como editor de suas produções, enquanto o autor progressivamente angaria formas de controle sobre sua própria obra que lhe possibilitaram tomar decisões editoriais consequentes para consolidação de seu projeto literário. Essa história de fundo invisibilizada pela aparente limpidez dos contratos oficiais entre editor e autor pode ser pensada conjuntamente às demais experiências formativas de Machado como homem de letras formado pelos jornais do século XIX e como funcionário público, uma vez que o mundo do periódico e dos documentos ministeriais são produtos impressos que guardam, a despeito de seus distintos contextos de produção, por vezes violentos dispositivos de edição produtores de ficções de legibilidade e naturalização sobre a realidade. Partindo desse amplo conjunto de experiências que formam a perspectiva singular de Machado como autor atento às interdições invisíveis por trás da aparente estabilidade do papel editado, e levando em conta a presença incidente da materialidade do suporte livro solicitada no interior de sua narrativa (Baptista, 2003), investigamos de que modo pode se dar a presença da instância da edição ficcionalizada nos contos machadianos, figurada na imagem do editor ou transformada em procedimento composicional sobre sua narrativa. Dessas investigações, reconhecemos a tensão dialética correspondente à imagem do editor, ou, de modo mais amplo, da instância de edição enquanto posição simbólica que historicamente conjuga, por um lado, a capacidade de controle e de condicionamento sobre o impresso, bem como, por outro, a potencialidade produtiva da montagem e da recriação, habilitando o produto textual à abertura de renovadas leituras e versões de si. Desse modo, os contos escolhidos para a análise articulam, à imagem do livro, em seu sentido material e metafórico - como clausura e ordem sustentada pelos artifícios da edição - e, de maneira mais ampla, à própria imagem do papel editado, ora os mecanismos de controle e coerção expostos por trás de sua produção, ora a possibilidade composicional da versão e da montagem, o que contribui para pensarmos em renovadas possibilidades de leitura da obra machadiana que levem em conta a figuração, por vezes fantasmagórica, da técnica como presença que constitui imaginativamente sua ficção e à qual sua ficção também respondeAbstract: Historiographic studies carried out by the Machadian critical tradition describe Machado de Assis's proximity to the editorial processes concerning the various stages of book production. This interest, present throughout his career, takes on new contours from the investigations of Granja (2020), who highlights the symbolic status transformations achieved by Machado during his professional relationship with Baptiste-Louis Garnier, officially known as the editor of his productions, while the author progressively gained control over his own work, allowing him to make consequential editorial decisions to consolidate his literary project. This background story, invisible behind the apparent clarity of official contracts between editor and author, can be thought of in conjunction with Machado's other formative experiences as a man of letters formed by the newspapers of the 19th century and as a public servant, since the world of newspapers and ministerial documents are printed products that, despite their distinct production contexts, sometimes contain violent editing devices that produce fictions of legibility and naturalization about reality. Starting from this broad set of experiences that form Machado's unique perspective as an author attentive to the invisible interdictions behind the apparent stability of edited paper, and taking into account the incidental presence of the materiality of the book as a support requested within his narrative (Baptista, 2003), we investigate how the fictionalized editorial instance can be present in Machado's short stories, figured in the image of the editor or transformed into a compositional procedure on his narrative. From these investigations, we recognize the dialectical tension corresponding to the image of the editor, or, more broadly, of the editing instance as a symbolic position that historically combines, on the one hand, the capacity for control and conditioning over the printed material, as well as, on the other hand, the productive potential of assembly and recreation, enabling the textual product to open up renewed readings and versions of itself. Thus, the short stories chosen for analysis articulate, in the image of the book, in its material and metaphorical sense - as closure and order sustained by the artifices of editing - and, more broadly, in the very image of edited paper, either the mechanisms of control and coercion exposed behind its production, or the compositional possibility of versioning and assembly, which contributes to thinking about renewed possibilities of reading Machado's work that take into account the sometimes phantasmagorical figuration of technique as a presence that imaginatively constitutes his fiction and to which his fiction also respondsMestradoHistória e Historiografia LiteráriaMestre em Teoria e História LiteráriaFAPESP22021/00642-9CAPES001[s.n.]Granja, Lucia, 1968-Guimarães, Hélio de SeixasSterzi, EduardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza Lopes, Guilherme de, 1997-20232023-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (149 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10453SOUZA LOPES, Guilherme de. A mão visível do editor invisível: o paradigma da edição na ficção curta machadiana. 2023. 1 recurso online (149 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10453. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1339145Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-19T14:47:03Zoai::1339145Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-06-19T14:47:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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