Teoria de sistemas vibratorios aporticados não-lineares e não-ideais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palacios Felix, Jorge Luis
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593405
Resumo: Orientadores : Jose Manoel Balthazar, João Maurício Rosário
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spelling Teoria de sistemas vibratorios aporticados não-lineares e não-ideaisVibração ressonanteSistemas de controle por realimentaçãoTeoria da aproximaçãoMotores elétricos de corrente continuaTeorias não-linearesOrientadores : Jose Manoel Balthazar, João Maurício RosárioTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: Apresenta-se o estudo do comportamento dinâmico não linear de um pórtico plano, excitado por uma fonte não ideal - um motor elétrico de corrente contínua, desbalanceado e de potência limitada. Toma-se, um problema cujo modelo matemático representa um sistema simplificado (com característica do motor em regime estacionário) e completo (considera-se a equação elétrica do motor). Adota-se a formulação Lagrangeana para gerar as equações de movimento, contendo termos não lineares até ordem cúbica. Tomam-se os valores dos parâmetros, tais que se observa à existência de ressonância interna 1 :2. A solução numérica é obtida através da utilização do método de Runge-Kutta com passo variável do programa MATLAB@. Os resultados numéricos e analíticos mostram boa correlação entre si, além de apresentarem alguns dos fenômenos associados, observados, como o efeito Sommerfeld. Outros fenômenos, devidos ao comportamento geometricamente não linear da estrutura, são também detectados, tais como saturação modal, a transferência de energia entre os modos e, além destes, é detectado a autosincronização entre dois motores apoiados em uma estrutura aporticada. A implementação e desempenho da técnica de controle por saturação para a supressão de vibrações de um sistema ideal e não ideal é estudada numericamente via SIMULINK@Abstract: This work concerns the computational and analytical study of the non-linear dynamic behavior of a portal frame, excited by a non-ideal source - an unbalanced direct current electric motor of limited power. A problem whose mathematical model represents a simplified system (the characteristic of the motor in stationary state) and complete (the electric equation of the motor is considered). Lagrange formularization for deducing the equations of motion, up to cubic nonlinear terms is followed. The values of the parameters are chosen to have one-to-two internal Resonance. The numerical solution is obtained through the use of the method of Runge-Kutta with variable step length by MATLAB@. The numerical and analytical results show good correlation, besides presenting some of the phenomena associated, observed, such as the Sommerfeld effect. Other phenomena, due to the geometric non-linear behavior of the structure, are also detected, such as modal saturation and energy transference between the modes. The self-synchronization phenomenon is a1so studied when two DC motors are considered. The implementation and performance of the saturation control for the suppression of vibrations of an ideal and non-ideal system is numerical studied by SIMULINK@DoutoradoMecânica dos Sólidos e Projeto MecânicoDoutor em Engenharia Mecânica[s.n.]Balthazar, Jose ManoelRosário, João Maurício, 1959-Goes, Luiz Carlos SandovalKurka, Paulo Roberto GardelDedini, Katia Lucchesi CavalcaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPalacios Felix, Jorge Luis2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf181p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593405PALACIOS FELIX, Jorge Luis. Teoria de sistemas vibratorios aporticados não-lineares e não-ideais. 2002. 181p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593405. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/275756porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:43:25Zoai::275756Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:43:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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