Molduras para o vazio : duas obras de Clarice Lispector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flavia Trocoli Xavier da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596919
Resumo: Orientador: Vilma Sant'Anna Areas
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spelling Molduras para o vazio : duas obras de Clarice LispectorLispector, Clarice, 1920-1977 - Crítica e interpretaçãoWoolf, Virginia Stephen, 1882-1941Literatura comparadaPsicanálise lacanianaPonto de vista (Literatura)Orientador: Vilma Sant'Anna AreasTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Detendo-se sobre A paixão segundo G.H. e A hora da estrela, ambos de Clarice Lispector, este texto analisa algumas variações do impasse que se delineia no primeiro romance da autora, Perto do coração selvagem, a saber: a divisão das personagens, dos narradores, e dos próprios textos, entre "viver" e "saber que se está vivendo". O "saber que se está vivendo" conecta-se ao que diz respeito à ordem simbólica. O "viver" aponta para aquilo que escapa à tal ordem e resta enquanto indizível, enquanto vazio. Configurado o núcleo problemático, são três os principais escopos do meu texto: reler A paixão segundo G.H. e A hora da estrela à luz comparativista; estabelecer um diálogo com a fortuna crítica que provoque o deslocamento de algumas posições cristalizadas e visite determinadas lacunas; marcar os pontos de homologias e diferenças com algumas obras de Virginia Woolf. A tentativa de articulação entre os textos delimita questões caras tanto para Lispector e para Woolf, quanto para o romance moderno. São elas: a perda de uma identidade fixa de personagens e narradores e a conseqüente divisão e evanescência dessas figuras; a opacidade da linguagem e uma angustiada indagação sobre a possibilidade de simbolização do real, uma possível melancolização daí decorrente; a fragmentação e a multiplicidade de pontos de vista; a formulação através de paradoxos e contradições e também a função que a literatura assume nesse quadro de crise da linguagem. Tendo como prisma de leitura a psicanálise lacaniana e como interlocução a fortuna crítica, proponho uma moldura que evidencie os traços singulares que os textos claricianos, e woolfianos, emprestam às questões mencionadasAbstract: This text analyzes some variations of the impasse outlined in Lispector's first novel, Perto do coração selvagem, which leaves its trace when examining A paixão segundo G.H. and A hora da estrela. Since the first novel, it is possible to state the division of the characters, the division of the narrators, and the division of the texts between "living" and "knowing that one is living" and "Knowing that one is living" relates to the symbolic order. The "living" points towards what escapes from such order and remains as unspeakable, as empty. After delimiting the core of the problems, my text focused on three main aims: to reread A paixão segundo G. H. and A hora da estrela under a comparativist focus; to establish a dialogue with the criticism which causes the shift of rigid point of views and explores some gaps; and to establish the affinities and differences with Woolf's texts. The attempt of articulation among the texts delineates important questions for both Lispector and Woolf and as for the modern novel. The points are: the loss of a fixed identity of characters and narrators and the consequent division and vanishing of these figures; the opacity of language and an anguished questioning about the possibility of simbolization of what is real and, as a result, the possible transformation of it into melancholy; the fragmentation and multiplicity of points of views; the formulation through paradoxes and contradictions as well as the function assumed by literature in this portray of crisis of the language. Having lacanian psychoanalysis as a point of view and the dialogue with the criticism, I propose a frame that exposes the unique features which both woolfian and claricean texts raise to the mentioned issuesDoutoradoDoutor em Teoria e História Literária[s.n.]Arêas, Vilma Sant'Anna, 1936-Lemos, Claudia Thereza Guimarães deHelena, LuciaRios, CleusaWaldman, BertaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Flavia Trocoli Xavier da2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf142 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596919SILVA, Flavia Trocoli Xavier da. Molduras para o vazio: duas obras de Clarice Lispector. 2004. 142 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596919. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303141porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-30T11:51:00Zoai::303141Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-10-30T11:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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