Sindrome frontal (leve) ou afasia semantico-pragmatica : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gandolfo, Monica Cristina
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581940
Resumo: Orientador: Maria Irma Hadler Coudry
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spelling Sindrome frontal (leve) ou afasia semantico-pragmatica : um estudo de casoAfásicos - LinguagemNeurolinguísticaNeuripsicologiaOrientador: Maria Irma Hadler CoudryDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo deste trabalho é estudar um caso de Síndrome Frontal (leve) do o ponto de vista lingüístico. Ou seja, levantar os sintomas lingüísticos concernentes a esta síndrome, abrindo a possibilidade de argumentar em favor de uma afasia semânticopragmática. A Síndrome Frontal sempre foi concebida pela literatura como uma síndrome que altera, principalmente, o comportamento. A definição de afasia que utilizamos - "Afasia é uma perturbação no processo de significação em que há alterações em um dos níveis lingüísticos, com repercussão em outros" (Coudry e Possenti, 1993) - baseia-se numa teoria de linguagem orientada discursivamente, ou seja, uma teoria em que os processos de significação dependem de uma série de fatores para serem determinados, tais como, dos interlocutores em questão, das implicaturas contidas nos enunciados, do que neles está pressuposto e/ou subentendido, do que pode ou não ser dito, do modo como os interlocutores organizam o dizer, etc. A concepção de linguagem, entendendo aqui como ação, como processos criadores e constitutivos, que organizam a experiência pode mudar a visão que se tem sobre a patologia e sobre os fatores lingüísticos nela envolvidos, diferenciando-a dos problemas comportamentais como sugere a literatura neurolingüística tradicional. Para isto, utilizome de uma teoria de linguagem orientada discursivamente como propõe Franchi (1976); Maingueneau, (1987); Possenti (1986/87); Geraldi (1990/91); Coudry (1986/88). Portanto, este trabalho investiga, por meio de análise linguístico-cognitiva, os processos de significação alterados em pacientes cérebro lesados, e a maneira pela qual, ajudados pela avaliação e intervenção terapêutica, podem superar estas dificuldadesAbstract: The objetive of this work is to study a Frontal Syndrome case (a light one) from the linguistic point of view. That means, raise the linguistic symptoms concerning this syndrome, giving the possibility of arguing in favor of a semantic-pragmatic aphasia. The Frontal Syndrome has always been conceived as one syndrome that alters mainly the behavior, by the existing literature. The aphasia definition we use is: "Aphasia is a disturbance on the significance process where there are changes on one of the linguistic levels, with effect on others" (Coudry and Possenti, 1993). It is based on a language theory discursively oriented, that is, a theory where the significance processes depend on several factors to be determined, as the interlocutor speaking, the ideas contained on the titles, on what is pressuposed or implicit on them, on what can or cannot be said, on how the interlocutors organize their speech. The language concept, understood here as action, as creative and constitutive processes, which organize the experiences could change the view we have about the pathology and about linguistic factors involved, which make it different from the behavior problems as the tradicional neurolinguistc literature. To achieve that, I make use of a language theory discursivety oriented as proposes Franchi (1976); Possenti (1986/87); Geraldi (1990/91); Coudry(1986/88). Therefore, this work investigates through the linguistic cognitive analyzis, the significance process altered in patients with damaged brains, and the way with which they could overcome those difficulties, helped by therapeutic evaluation and interventionMestradoMestre em Linguística[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGandolfo, Monica Cristina19941994-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf132f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581940GANDOLFO, Monica Cristina. Sindrome frontal (leve) ou afasia semantico-pragmatica: um estudo de caso. 1994. 132f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581940. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/82110porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T04:02:56Zoai::82110Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T04:02:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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