O monarca leitor : a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Larissa de, 1994-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9185
Resumo: Orientador: Jefferson Cano
id UNICAMP-30_1c2313cff7a1811af65eadfa985debb5
oai_identifier_str oai::1268146
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O monarca leitor : a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro IIThe monarch who reads : the literary education and reading practices of emperor Pedro IIPedro II, Imperador do Brasil, 1825-1891LeituraLiteraturaEducaçãoSéculo XIXPedro II - II - Emperor of BrazilReadingLiteratureEducationNineteenth centuryOrientador: Jefferson CanoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo desta tese é analisar a formação literária do imperador Pedro II e o papel que a leitura e o estudo ocuparam em sua vida adulta, de modo a colaborar para as pesquisas sobre a História da Leitura e a História da Educação. O corpus analisado é composto por duas obras sobre a educação de meninos nobres portugueses, intituladas Apontamentos para a Educação de um Menino Nobre (1734) e Breve Desenho da Educação de um Menino Nobre (1781) e escritas, respectivamente, por Martinho de Mendonça Pina e de Proença e por Joseph Caetano Brandão; pelas 16 cartas sobre a educação pública portuguesa publicadas por Luis Antonio Verney em 1746, sob o título Verdadeiro Método de Estudar, e por documentos escritos por Pedro II e que fazem parte do acervo do Museu Imperial de Petrópolis, entre os quais estão cinco cadernos com anotações relacionadas ao estudo de línguas estrangeiras e de literatura, 1731 cartas trocadas entre ele e a sua filha mais velha, a princesa Isabel, e 390 missivas trocadas entre o monarca e 17 intelectuais nacionais e estrangeiros com os quais ele se correspondeu entre 1851 e 1889. A análise teve como objetivo investigar três pontos principais: quais foram os métodos que guiaram o ensino de crianças em cortes europeias e em escolas públicas entre os séculos XVII e XIX; qual foi o contexto em que ocorreu a educação literária de Pedro II e de que maneira os conteúdos e métodos de estudo que fizeram parte de sua infância influenciaram suas práticas de leitura na vida adulta. Conclui-se que a educação do imperador foi realizada com base tanto em elementos tradicionais na educação da nobreza quanto em aspectos próprios da educação pública burguesa e que o seu aprendizado sobre literatura influenciou as práticas de leitura e de estudo que ele manteve ao longo da vida e que foram registradas em seus documentos pessoaisAbstract: The aim of this work is to analyze the literary education of Emperor Pedro II and the importance of reading and studying practices in his adult life, in order to contribute to research on the History of Reading and on the History of Education. The corpus of the analysis consists of two books on the education of Portuguese noble children, entitled Apontamentos para a Educação de um Menino Nobre (published by Martinho de Mendonça Pina e de Proença in 1734) and Breve Desenho da Educação de um Menino Nobre (published by Joseph Caetano Brandão in 1781); by letters written by Luis Antonio Verney about Portuguese public education and published in 1746 under the title Verdadeiro Método de Estudar, and by documents written by Pedro II, among which are five notebooks containing annotations related to the study of foreign languages and literature, 1731 letters exchanged between him and his eldest daughter, Princess Isabel, and 390 missives exchanged between the monarch and 17 national and foreign intellectuals with whom he has been in contact between 1851 and 1889. The analysis aimed to investigate three main points: what were the methods that guided the education of children in European courts and public schools between the seventeenth and nineteenth centuries; in which context Pedro II's literary education occurred, and how the content and study methods used to teach the emperor during his childhood influenced his reading practices in his adult life. It is concluded that the emperor's education was based both on elements present in the education of the nobility since the Middle Ages and on aspects proper to bourgeois public education, and that his early education influenced the reading and studying practices he maintained throughout his life, which were registered in his personal documentsDoutoradoHistória e Historiografia LiteráriaDoutora em Teoria e História LiteráriaCAPES001[s.n.]Cano, Jefferson, 1970-Granja, LuciaMano Sanches, Rafaela MendesVasconcelos, Maria Celi ChavesBarbosa, Silvana MotaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAssumpção, Larissa de, 1994-20232023-03-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (406 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/9185ASSUMPÇÃO, Larissa de. O monarca leitor: a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro II. 2023. 1 recurso online (406 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9185. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268146porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-08T10:58:29Zoai::1268146Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-05-08T10:58:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O monarca leitor : a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro II
The monarch who reads : the literary education and reading practices of emperor Pedro II
title O monarca leitor : a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro II
spellingShingle O monarca leitor : a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro II
Assumpção, Larissa de, 1994-
Pedro II, Imperador do Brasil, 1825-1891
Leitura
Literatura
Educação
Século XIX
Pedro II - II - Emperor of Brazil
Reading
Literature
Education
Nineteenth century
title_short O monarca leitor : a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro II
title_full O monarca leitor : a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro II
title_fullStr O monarca leitor : a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro II
title_full_unstemmed O monarca leitor : a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro II
title_sort O monarca leitor : a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro II
author Assumpção, Larissa de, 1994-
author_facet Assumpção, Larissa de, 1994-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cano, Jefferson, 1970-
Granja, Lucia
Mano Sanches, Rafaela Mendes
Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Barbosa, Silvana Mota
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Larissa de, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Pedro II, Imperador do Brasil, 1825-1891
Leitura
Literatura
Educação
Século XIX
Pedro II - II - Emperor of Brazil
Reading
Literature
Education
Nineteenth century
topic Pedro II, Imperador do Brasil, 1825-1891
Leitura
Literatura
Educação
Século XIX
Pedro II - II - Emperor of Brazil
Reading
Literature
Education
Nineteenth century
description Orientador: Jefferson Cano
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-03-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/9185
ASSUMPÇÃO, Larissa de. O monarca leitor: a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro II. 2023. 1 recurso online (406 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9185. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/9185
identifier_str_mv ASSUMPÇÃO, Larissa de. O monarca leitor: a formação literária e as práticas de leitura do imperador Pedro II. 2023. 1 recurso online (406 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/9185. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1268146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (406 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138577845583872