O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Cecilia Aparecida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705
Resumo: Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
id UNICAMP-30_1c36f8710a627ce5f1c62d22350c29cd
oai_identifier_str oai::801046
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiênciaThe educational advisor at implementation of participatory institutional assessment : one to look about the experienceAvaliação institucionalOrientadores educacionaisEscolas - Organização e administraçãoProjeto político-pedagógicoInstitutional assessmentEducational advisorsEducational managementPolitical-pedagogical projectOrientador: Mara Regina Lemes de SordiDissertação (mestrado) - Universidade Estaduasl de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo tem como objetivo conhecer os limites e possibilidades do papel do Orientador Pedagógico como articulador do processo de implementação da Avaliação Institucional Participativa (AIP) nas escolas municipais de Ensino Fundamental da Região Sudoeste de Campinas. Durante os anos de 2008 e 2009, acompanhamos os encontros de estudos e as reuniões de trabalho desses atores institucionais, o que possibilitou a imersão como pesquisadora nas questões relativas ao desencadeamento desse processo. Foram realizadas também, entrevistas semi-estruturadas, com os Orientadores Pedagógicos para que pudéssemos captar o fenômeno estudado em suas diferentes perspectivas. Buscamos desvelar os limites e possibilidades do Orientador Pedagógico enquanto ator institucional indicado para articular esse processo. Além disso, o estudo aborda pontos essenciais nessa trajetória como gestão e Projeto Pedagógico. Pensar e colocar em prática uma avaliação emancipadora promotora da qualidade da escola é possível, e pode garantir uma educação pública que vá para além dos documentos e dos discursos e que auxilie de fato na formação de um cidadão crítico e participativo.Abstract: This study aims to know the limits and possibilities of the role of Educational Supervisor as the articulator of the process of implementation of Participatory Institutional Assessment (PIA) in the schools of basic education in the Southwest Region of Campinas. During the years 2008 and 2009, we followed the study meetings and working meetings of these institutional actors, which allowed the immersion as a researcher on issues relating to the initiation of this process. Also there were made semi-structured interviews with the pedagogical advisors so that we could capture the phenomenon studied in its different perspectives. We seek to reveal the limits and possibilities of institutional actor as Pedagogical Advisor appointed to coordinate this process. Moreover, the study addresses key issues such as career management and Educational Project.Think and act on a promoter emancipatory evaluation of school quality is possible, and can guarantee a public education that goes beyond documents and speeches and to assist in fact the formation of a critical and participative citizens.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Soares, Suelly GalliMalavasi, Maria Marcia SigristUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASXavier, Cecilia Aparecida2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705XAVIER, Cecilia Aparecida. O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa: um olhar sobre a experiência. 2011. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estaduasl de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/801046porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:19:19Zoai::801046Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:19:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência
The educational advisor at implementation of participatory institutional assessment : one to look about the experience
title O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência
spellingShingle O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência
Xavier, Cecilia Aparecida
Avaliação institucional
Orientadores educacionais
Escolas - Organização e administração
Projeto político-pedagógico
Institutional assessment
Educational advisors
Educational management
Political-pedagogical project
title_short O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência
title_full O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência
title_fullStr O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência
title_full_unstemmed O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência
title_sort O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência
author Xavier, Cecilia Aparecida
author_facet Xavier, Cecilia Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Soares, Suelly Galli
Malavasi, Maria Marcia Sigrist
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Cecilia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação institucional
Orientadores educacionais
Escolas - Organização e administração
Projeto político-pedagógico
Institutional assessment
Educational advisors
Educational management
Political-pedagogical project
topic Avaliação institucional
Orientadores educacionais
Escolas - Organização e administração
Projeto político-pedagógico
Institutional assessment
Educational advisors
Educational management
Political-pedagogical project
description Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705
XAVIER, Cecilia Aparecida. O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa: um olhar sobre a experiência. 2011. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estaduasl de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705
identifier_str_mv XAVIER, Cecilia Aparecida. O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa: um olhar sobre a experiência. 2011. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estaduasl de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/801046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
139 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189057141407744