O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705 |
Resumo: | Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi |
id |
UNICAMP-30_1c36f8710a627ce5f1c62d22350c29cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::801046 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiênciaThe educational advisor at implementation of participatory institutional assessment : one to look about the experienceAvaliação institucionalOrientadores educacionaisEscolas - Organização e administraçãoProjeto político-pedagógicoInstitutional assessmentEducational advisorsEducational managementPolitical-pedagogical projectOrientador: Mara Regina Lemes de SordiDissertação (mestrado) - Universidade Estaduasl de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo tem como objetivo conhecer os limites e possibilidades do papel do Orientador Pedagógico como articulador do processo de implementação da Avaliação Institucional Participativa (AIP) nas escolas municipais de Ensino Fundamental da Região Sudoeste de Campinas. Durante os anos de 2008 e 2009, acompanhamos os encontros de estudos e as reuniões de trabalho desses atores institucionais, o que possibilitou a imersão como pesquisadora nas questões relativas ao desencadeamento desse processo. Foram realizadas também, entrevistas semi-estruturadas, com os Orientadores Pedagógicos para que pudéssemos captar o fenômeno estudado em suas diferentes perspectivas. Buscamos desvelar os limites e possibilidades do Orientador Pedagógico enquanto ator institucional indicado para articular esse processo. Além disso, o estudo aborda pontos essenciais nessa trajetória como gestão e Projeto Pedagógico. Pensar e colocar em prática uma avaliação emancipadora promotora da qualidade da escola é possível, e pode garantir uma educação pública que vá para além dos documentos e dos discursos e que auxilie de fato na formação de um cidadão crítico e participativo.Abstract: This study aims to know the limits and possibilities of the role of Educational Supervisor as the articulator of the process of implementation of Participatory Institutional Assessment (PIA) in the schools of basic education in the Southwest Region of Campinas. During the years 2008 and 2009, we followed the study meetings and working meetings of these institutional actors, which allowed the immersion as a researcher on issues relating to the initiation of this process. Also there were made semi-structured interviews with the pedagogical advisors so that we could capture the phenomenon studied in its different perspectives. We seek to reveal the limits and possibilities of institutional actor as Pedagogical Advisor appointed to coordinate this process. Moreover, the study addresses key issues such as career management and Educational Project.Think and act on a promoter emancipatory evaluation of school quality is possible, and can guarantee a public education that goes beyond documents and speeches and to assist in fact the formation of a critical and participative citizens.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Soares, Suelly GalliMalavasi, Maria Marcia SigristUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASXavier, Cecilia Aparecida2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705XAVIER, Cecilia Aparecida. O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa: um olhar sobre a experiência. 2011. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estaduasl de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/801046porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:19:19Zoai::801046Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:19:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência The educational advisor at implementation of participatory institutional assessment : one to look about the experience |
title |
O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência |
spellingShingle |
O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência Xavier, Cecilia Aparecida Avaliação institucional Orientadores educacionais Escolas - Organização e administração Projeto político-pedagógico Institutional assessment Educational advisors Educational management Political-pedagogical project |
title_short |
O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência |
title_full |
O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência |
title_fullStr |
O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência |
title_full_unstemmed |
O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência |
title_sort |
O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa : um olhar sobre a experiência |
author |
Xavier, Cecilia Aparecida |
author_facet |
Xavier, Cecilia Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955- Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955- Soares, Suelly Galli Malavasi, Maria Marcia Sigrist Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Cecilia Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação institucional Orientadores educacionais Escolas - Organização e administração Projeto político-pedagógico Institutional assessment Educational advisors Educational management Political-pedagogical project |
topic |
Avaliação institucional Orientadores educacionais Escolas - Organização e administração Projeto político-pedagógico Institutional assessment Educational advisors Educational management Political-pedagogical project |
description |
Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705 XAVIER, Cecilia Aparecida. O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa: um olhar sobre a experiência. 2011. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estaduasl de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705 |
identifier_str_mv |
XAVIER, Cecilia Aparecida. O orientador pedagógico na implementação da avaliação institucional participativa: um olhar sobre a experiência. 2011. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estaduasl de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615705. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/801046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189057141407744 |