Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Beatriz Pera de, 1994-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637320
Resumo: Orientador: Elenice Valentim Carmona
id UNICAMP-30_1c3771a23c9351520f2d923f6e8833f3
oai_identifier_str oai::1094018
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagemAttitude of the nurses of a public teaching hospital regarding the nursing processProcesso de enfermagemAtitude do pessoal de saúdeEnfermeirosPapel do profissional de enfermagemNursing processAttitude of health personnelNursesNurse's roleOrientador: Elenice Valentim CarmonaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: O Processo de Enfermagem (PE) combina os desejáveis elementos da arte da enfermagem com relevantes elementos de sua ciência. Também foi pensado como uma abordagem interativa e interpessoal, um método de resolução de problemas e um processo de tomada de decisão, que serve como estrutura para o cuidado de enfermagem. Objetivo: mensurar as atitudes dos enfermeiros sobre Processo de Enfermagem em hospital público de ensino. Os objetivos específicos foram: caracterizar a amostra de enfermeiros, considerando experiência clínica e educação continuada; identificar possíveis associações entre características dos sujeitos e de seu contexto de trabalho com a realização do PE e uso de Classificações de Enfermagem. Método: estudo transversal e analítico. Utilizou-se uma ficha de caracterização da amostra e o instrumento Posições sobre o Processo de Enfermagem (PPE) para a coleta de dados. Esse instrumento mensura a atitude do enfermeiro em relação ao PE, sendo utilizada uma Escala tipo Likert de 1 a 7, em que o número "1" representa a pior atitude e o "7" a melhor atitude possível sobre cada aspecto indagado. São 20 itens a serem consideradas quanto ao PE, sendo que o valor mínimo pode ser 20 (todas as respostas sendo 1) e o máximo 140 (todas as respostas sendo 7). Os sujeitos foram enfermeiros de um hospital público de ensino. As variáveis foram analisadas pelos testes Mann-Whitney, t de Student, Qui-quadrado, Kruskal-Wallis, coeficiente de correlação de Spearman e modelos de regressão múltipla hierárquicos, conforme apropriado. Resultados: amostra composta por 226 enfermeiros, sendo que 80,5% (182) afirmaram que realizam o Processo de Enfermagem diariamente e 85,4% (193) utilizam Classificações de Enfermagem. O escore médio do instrumento foi 102,50 (DP=21,76). O item "rotineiro/criativo" apresentou escore mais baixo (3,54), enquanto que "sem importância/importante" apresentou escore mais alto (5,81). A satisfação do enfermeiro com o setor de trabalho e com sua carreira foram positivamente relacionados ao escore médio da escala de atitudes. Quanto maior a satisfação com a carreira, maior a média desse escore. Enfermeiros que realizam diagnóstico de enfermagem e desenvolvem pesquisas sobre a temática, de forma "moderada" a "muita", também possuem maiores médias na escala supracitada. Conclusão: os enfermeiros são favoráveis e apresentam atitudes positivas quanto ao Processo de Enfermagem, além de o considerarem importante, porém rotineiro. Embora sejam enfermeiros que atual em hospital de ensino, "nada" a "pouco" foi o contato que assinalaram ter com pesquisas, aulas e eventos sobre PE. O que demanda estratégias para envolve-los com essas atividadesAbstract: The Nursing Process (NP) combines the desirable elements of nursing art with relevant elements of its science. It was also developed as an interactive and interpersonal approach, a problem-solving method, and a decision-making process that serves as a framework for nursing care. Objective: to measure nurses' attitudes about Nursing Process in public teaching hospital. The specific objectives were: to characterize nurses sample, considering clinical experience and continuing education; to identify possible associations between sample characteristics and working context with implementation of NP and use of Nursing Classifications. Method: cross-sectional and analytical study. A sample characterization formulary and the tool "Positions on Nursing Process" were used for data collection. This tool measures nurse's attitude towards the NP, using a Likert scale from 1 to 7: "1" represents the worst attitude and "7" the best attitude possible on each aspect investigated. There are 20 items to be considered regarding NP, with a minimum value of 20 (all answers being 1) and a maximum of 140 (all answers being 7). The subjects were nurses from a public teaching hospital. Variables were analyzed by the Mann-Whitney, Student t, Chi-square, Kruskal-Wallis, Spearman correlation coefficient and hierarchical multiple regression models, as appropriate. Results: sample is composed by 226 nurses, 80.5% (182) perform Nursing Process daily and 85.4% (193) apply Nursing Classifications. The mean score of the tool was 102.50 (SD=21,76). The item "Routine/Creative" had the lowest score (3,54), while "Unimportant/Important" had the highest one (5,81). Nurses' satisfaction on workplace and their careers were positively related to the average score of the attitudes scale on NP. The greater is the career satisfaction, the greater is the average score. Nurses who perform nursing diagnosis and develop research on studied theme, from "moderate" to "a lot", also have higher averages in the aforementioned scale. Conclusion: nurses are favorable and have positive attitudes regarding Nursing Process, in addition to considering its important, but routine. Although they are current nurses in teaching hospital, "nothing" to "little" was their contact with research, classes and events about NP. What demands strategies to involve them in these activitiesMestradoEnfermagem e TrabalhoMestra em Ciências da SaúdeCAPES38P-4842/2018[s.n.]Carmona, Elenice Valentim, 1976-Duran, Erika Christiane MaroccoCruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro daUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Beatriz Pera de, 1994-20182018-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (55 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637320ALMEIDA, Beatriz Pera de. Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem. 2018. 1 recurso online (55 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637320. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094018Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-17T16:11:37Zoai::1094018Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-10-17T16:11:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem
Attitude of the nurses of a public teaching hospital regarding the nursing process
title Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem
spellingShingle Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem
Almeida, Beatriz Pera de, 1994-
Processo de enfermagem
Atitude do pessoal de saúde
Enfermeiros
Papel do profissional de enfermagem
Nursing process
Attitude of health personnel
Nurses
Nurse's role
title_short Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem
title_full Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem
title_fullStr Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem
title_full_unstemmed Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem
title_sort Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem
author Almeida, Beatriz Pera de, 1994-
author_facet Almeida, Beatriz Pera de, 1994-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carmona, Elenice Valentim, 1976-
Duran, Erika Christiane Marocco
Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Enfermagem
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Beatriz Pera de, 1994-
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de enfermagem
Atitude do pessoal de saúde
Enfermeiros
Papel do profissional de enfermagem
Nursing process
Attitude of health personnel
Nurses
Nurse's role
topic Processo de enfermagem
Atitude do pessoal de saúde
Enfermeiros
Papel do profissional de enfermagem
Nursing process
Attitude of health personnel
Nurses
Nurse's role
description Orientador: Elenice Valentim Carmona
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-06-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637320
ALMEIDA, Beatriz Pera de. Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem. 2018. 1 recurso online (55 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637320. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637320
identifier_str_mv ALMEIDA, Beatriz Pera de. Atitudes dos enfermeiros de um hospital público de ensino quanto ao processo de enfermagem. 2018. 1 recurso online (55 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637320. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1094018
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (55 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138542513815552