Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Enzo Gaudino, 1987-
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19049
Resumo: Orientador: Jefferson de Souza Pinto
id UNICAMP-30_1c6a78704642bd5c0379e635d394fe7f
oai_identifier_str oai::1393642
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicasEducation 4.0 in technological courses of public higher education institutionsEducação tecnológicaIndústria 4.0Inovações tecnológicasUniversidades e faculdadesLógica fuzzyEnsino públicoTechnological educationIndustry 4.0Technological innovationsUniversities and collegesFuzzy logicPublic educationOrientador: Jefferson de Souza PintoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: No trabalho é desenvolvido um estudo sobre o cenário educacional brasileiro no âmbito da Quarta Revolução Industrial (Indústria 4.0), mais especificamente, no que concerne ao nível de desenvolvimento da Educação 4.0 nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de São Paulo. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada uma survey com docentes das referidas instituições com o objetivo de identificar o quão presente está a Educação 4.0 no cotidiano destas IES e evidenciar as principais dificuldades enfrentadas por elas. A técnica multicritério Fuzzy TOPSIS Class foi utilizada para a análise dos dados coletados, a fim de classificar a situação das IES em relação a nove questões, que estão relacionadas a três áreas chaves para a Educação 4.0, segundo o relatório Catalysing Education 4.0, do Fórum Econômico Mundial. As três áreas, são: Novos Mecanismos de Avaliação (Área 1), Novas Tecnologias de Aprendizagem (Área 2) e Capacitação da Força de Trabalho da Educação (Área 3). Os resultados da classificação permitem verificar que as IES pesquisadas carecem de atualização em termos de tecnologia e recursos e de maior preparo docente. Inclusive, verificou-se que valorização dos docentes e o apoio administrativo para a realização de suas atividades é um fator crítico, que necessita ser revisto pelas IES de forma urgente. Tendo em vista as transformações vivenciadas neste contexto da Indústria 4.0, conclui-se que a pesquisa contribui com a temática ao evidenciar os problemas enfrentados no ambiente acadêmico, permitindo maior assertividade nas tomadas de decisão por parte da gestão destas instituições. Destarte, promover maior embasamento para discussões e reflexões sobre o ensino brasileiro no que se refere à Educação 4.0Abstract: In this study, the Brazilian educational scenario during the Fourth Industrial Revolution (Industry 4.0) is analyzed, specifically focusing on the Education 4.0 development level of in Higher Education Institutions (HEIs), in São Paulo state. To conduct the research, a survey was carried out with professors from these institutions to identify how present Education 4.0 is in the daily lives of these HEIs and to highlight the main challenges faced by them. The Fuzzy TOPSIS Class multicriteria technique was used to analyze the collected data, aiming to classify the situation of the HEIs in relation to nine issues, which are related to three key areas for Education 4.0, according to the Catalysing Education 4.0 report, from the World Economic Forum. These three areas are: New Assessment Mechanisms (Area 1), New Learning Technologies (Area 2), and Education Workforce Capacity Building (Area 3). The results of the classification show that the researched HEIs lack technological and resource updates and greater teaching preparation. It was also found that the valuation of professors and administrative support for carrying out their activities is a critical factor that needs to be urgently reviewed by the HEIs. Given the transformations experienced in this context of Industry 4.0, it is concluded that the research contributes to the theme by highlighting the problems faced in the academic environment, allowing greater assertiveness in decision-making by the institutions' management. Therefore, promoting greater basis for discussions and reflections on Brazilian education in relation to Education 4.0AbertoMestradoMateriais e Processos de FabricaçãoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Pinto, Jefferson de Souza, 1978-Moro, Suzana ReginaBittar, Rita de Cássia da Silveira MarconciniUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendes, Enzo Gaudino, 1987-20242024-03-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (80 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/19049MENDES, Enzo Gaudino. Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicas. 2024. 1 recurso online (80 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19049. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1393642Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1393642Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-15T15:03:42Zoai::1393642Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-15T15:03:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicas
Education 4.0 in technological courses of public higher education institutions
title Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicas
spellingShingle Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicas
Mendes, Enzo Gaudino, 1987-
Educação tecnológica
Indústria 4.0
Inovações tecnológicas
Universidades e faculdades
Lógica fuzzy
Ensino público
Technological education
Industry 4.0
Technological innovations
Universities and colleges
Fuzzy logic
Public education
title_short Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicas
title_full Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicas
title_fullStr Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicas
title_full_unstemmed Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicas
title_sort Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicas
author Mendes, Enzo Gaudino, 1987-
author_facet Mendes, Enzo Gaudino, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jefferson de Souza, 1978-
Moro, Suzana Regina
Bittar, Rita de Cássia da Silveira Marconcini
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Enzo Gaudino, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação tecnológica
Indústria 4.0
Inovações tecnológicas
Universidades e faculdades
Lógica fuzzy
Ensino público
Technological education
Industry 4.0
Technological innovations
Universities and colleges
Fuzzy logic
Public education
topic Educação tecnológica
Indústria 4.0
Inovações tecnológicas
Universidades e faculdades
Lógica fuzzy
Ensino público
Technological education
Industry 4.0
Technological innovations
Universities and colleges
Fuzzy logic
Public education
description Orientador: Jefferson de Souza Pinto
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2024-03-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/19049
MENDES, Enzo Gaudino. Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicas. 2024. 1 recurso online (80 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19049. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/19049
identifier_str_mv MENDES, Enzo Gaudino. Educação 4.0 em cursos tecnológicos de instituições de ensino superior públicas. 2024. 1 recurso online (80 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/19049. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1393642
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1393642
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (80 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189199535931392