Metodologia para avaliação dos impactos financeiros para as distribuidoras de energia elétrica brasileiras resultantes da inserção de veículos elétricos : Methodology for evaluating financial impacts for Brazilian power electrical distributors resulting from insertion of electric vehicles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariotto, Flávio Tonioli, 1964-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633985
Resumo: Orientadores: Luiz Carlos Pereira da Silva, Fernanda Caseño Trindade Arioli
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Quando se tornarem massivos, poderão ocorrer modificações das condições operacionais da rede de distribuição e exigirá das distribuidoras a tomada de ações, como o acompanhamento da demanda e a execução de investimentos de adequação de rede. Com o propósito de avaliar o impacto econômico dos veículos elétricos na rede de distribuição secundária, se desenvolveu uma metodologia que permite estimar os investimentos requeridos e a remuneração do capital investido para as distribuidoras de energia elétrica brasileiras. O método desenvolvido avalia a taxa de adesão dos veículos elétricos para os próximos anos, as irregularidades da adesão no território brasileiro, a energia elétrica demandada e apro-veita resultados de estudos anteriores que correlacionam a penetração de veículos aos impactos sob a forma transgressões da magnitude de tensão e sobrecarga de condutores e transformado-res. Diferenças entre as redes das distribuidoras são consideradas nos aspectos de dimensão e de qualidade a partir de indicadores operacionais. A aplicação da metodologia ocorre em dois cenários de adesão até 2030: Básico e In-centivado. O primeiro preserva as condições tributárias vigentes para a indústria automobilísti-ca brasileira e o segundo reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Alternativa-mente, está contemplada a aplicação de tarifas horárias como meio para promover carregamen-tos fora dos horários de ponta, melhorar a curva de carga e a necessidade de investimentos em adequações. As projeções resultantes produzem um fluxo de investimento, a partir do qual, para o cenário Básico, obtém-se o investimento por consumidor para o período até 2030 entre R$ 1,10 a R$ 2,53 e para o cenário Incentivado, os investimentos médios são superiores em 48%. Quando considerado o uso de tarifa horária na recarga de veículos, os investimentos são reduzidos em 63% e 69% para os cenários Básico e Incentivado, respectivamente. Embora os resultados demonstrem um impacto econômico pequeno, as curvas de investimentos são crescentes e aceleradas, sendo oportuno para as distribuidoras de energia elétrica acompanhar atentamente a evolução da mobilidade elétrica no Brasil e definir a priori estratégias de mitigação de impactosAbstract: Electric vehicles gradually enter in the Brazilian market, promote consumption increase and changing on the load curve of the consumer units of electric energy. When they become massive, changes in the operating conditions of the grid may occur and will require utilities to take actions, such as monitoring demand and implementing grid adequacy investments. With the purpose of evaluating the economic impact of the electric vehicles in the secondary distribu-tion network, a methodology was developed that allows estimating the investments required for the Brazilian utilities. The developed methodology evaluates the adhesion rate of the electric vehicles for the next years, the irregularities of the adhesion in the Brazilian territory, the electric energy de-manded and takes advantage of results of previous studies that correlate the penetration of ve-hicles to the impacts in the form of transgressions of the magnitude of tension and overloading of conductors and transformers. Operational indicators are used to differentiate utilities in terms of size and quality. The application of the methodology occurs in two adhesion scenarios until 2030: Basic and Incentivized. The first one preserves the current tax conditions for the Brazilian automobile industry and the second reduces the Tax on Industrialized Products (IPI). In addition, it is ana-lyzed the use of Time-of-Use tariff as a means of promoting off-peak recharging, improving the load curve and reducing the need for investments in grid reinforcements. The resulting projec-tions produce an investment flow, from which, for the Basic scenario, the investment per con-sumer for the period up to 2030 is in the range of US$ 0.33 to US$ 0.77 and for the Incentiv-ized scenario, the average investments are over 48%. If a Time-of-Use tariff is applied in the recharging of vehicles, investments are reduced by 63% and 69% for the Basic and Incentive scenarios, respectively. Even though the results demonstrate a small economic impact, the investment curves are non-linear with accentuated increase and, it is opportune for the utilities to closely monitor the evolution of electric mobility in Brazil and define mitigation strategiesMestradoEnergia ElétricaMestre em Engenharia ElétricaCPqD/Campinas[s.n.]Silva, Luiz Carlos Pereira da, 1972-Arioli, Fernanda Caseño Trindade, 1984-Consoni, Flávia LucianeMedrano, Maria SilvinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMariotto, Flávio Tonioli, 1964-20182018-05-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (88 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633985MARIOTTO, Flávio Tonioli. Metodologia para avaliação dos impactos financeiros para as distribuidoras de energia elétrica brasileiras resultantes da inserção de veículos elétricos: Methodology for evaluating financial impacts for Brazilian power electrical distributors resulting from insertion of electric vehicles . 2018. 1 recurso online (88 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633985. 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