Trabalho, educação e identidade : problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da Familia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Maria Cristina Moreno
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594158
Resumo: Orientador : Jose Roberto Heloani
id UNICAMP-30_1e01d25b5a498b120ad3e137fa8cad7c
oai_identifier_str oai::283105
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Trabalho, educação e identidade : problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da FamiliaMédicos - Formação profissionalTrabalhoIdentidadeFamíliaSaúdePolíticas públicasOrientador : Jose Roberto HeloaniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo compreende a identidade como um processo em contínuo desenvolvimento e tem o objetivo de investigar o processo de formação de identidade do médico do Programa de Saúde da Família. A pesquisa iniciou com o relato de profissionais da área de saúde que descreveram o seu cotidiano de trabalho e enfocaram: a organização do trabalho; o controle; a percepção de si e dos outros; as relações de poder, entre outros aspectos. A análise destes relatos possibilitou a escolha de dez médicos do Programa de Saúde da Família dos quais optamos por analisar sete com o propósito de conhecer as suas expectativas e experiências de vida e verificar a existência de típicos "médicos da família". Posteriormente, dos relatos obtidos, optamos por selecionar dois depoentes com o objetivo de analisar o processo de formação de identidade, visto que reuniam características sintetizadoras dos outros médicos, o que possibilitaria identificar os personagens da identidade-mito do médico da família. A narrativa destes depoentes caracterizaram duas tendências: uma refere-se ao médico que internaliza e vive o papel social cristalizado do médico e a outra refere-se ao médico que tem possibilidades de desenvolver uma identidade emancipada dos papéis sociais. Na análise dos relatos verificamos que a família, a escola e o trabalho contribuíram ora facilitando, ora impedindo a possibilidade de reflexão e crítica dos papéis sociais e de reestruturação destes papéis pela ação dos indivíduos. As narrativas dos médicos mostraram que por meio de práticas críticas, eles podem desenvolver a reflexão em busca de uma identidade em emancipaçãoAbstract: This study comprises identity as a process under continuous development and aims at investigating the identity formation process of the medical doctor involved in the Family Health Program. The research started with the report of professionals in the health area who described their daily work routine and focused on the following aspects: work organization; control; perception of oneself and of others; power relationships; amongst others. The analysis of such reports made it possible for the selection of ten doctors involved in the Family Health program, of which seven were chosen with the purpose of our getting to know their expectations and life experience, besides verifying the existence of typical "family doctors". Further, out of the reports obtained, we decided to select two interviewees in order to analyze the process of identity formation, since they had the other doctors' synthesizing characteristics, which would favor the identification of the characters of the family doctor's myth-identity. The narrative of such interviewees characterized two tendencies: one refers to the doctor who internalizes and lives the doctor's crystallized social role, and the other refers to the doctor who has the possibility to develop an identity freed from social roles. In analyzing the reports, we verified that family, school, and work contributed either facilitating or hindering the possibility of reflection and criticism of the social roles as well as the restructuring of such roles by the individuals' actions. The doctors' narratives showed that, by means of critical practices, they can develop reflection in search of an identity being emancipated.DoutoradoDoutor em Educação[s.n.]Heloani, José Roberto Montes, 1956-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMatias, Maria Cristina Moreno20032003-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf216p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594158MATIAS, Maria Cristina Moreno. Trabalho, educação e identidade: problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da Familia. 2003. 216p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594158. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/283105porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:47:04Zoai::283105Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:47:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho, educação e identidade : problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da Familia
title Trabalho, educação e identidade : problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da Familia
spellingShingle Trabalho, educação e identidade : problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da Familia
Matias, Maria Cristina Moreno
Médicos - Formação profissional
Trabalho
Identidade
Família
Saúde
Políticas públicas
title_short Trabalho, educação e identidade : problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da Familia
title_full Trabalho, educação e identidade : problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da Familia
title_fullStr Trabalho, educação e identidade : problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da Familia
title_full_unstemmed Trabalho, educação e identidade : problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da Familia
title_sort Trabalho, educação e identidade : problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da Familia
author Matias, Maria Cristina Moreno
author_facet Matias, Maria Cristina Moreno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Heloani, José Roberto Montes, 1956-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Maria Cristina Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv Médicos - Formação profissional
Trabalho
Identidade
Família
Saúde
Políticas públicas
topic Médicos - Formação profissional
Trabalho
Identidade
Família
Saúde
Políticas públicas
description Orientador : Jose Roberto Heloani
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594158
MATIAS, Maria Cristina Moreno. Trabalho, educação e identidade: problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da Familia. 2003. 216p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594158. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MATIAS, Maria Cristina Moreno. Trabalho, educação e identidade: problematizando a formação e a pratica do medico do Programa de Saude da Familia. 2003. 216p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594158. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/283105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
216p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188887338156032