Pulsão de morte e racionalidade na teoria freudiana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587967 |
Resumo: | Orientador: Osmyr Faria Gabbi Jr |
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Pulsão de morte e racionalidade na teoria freudianaFreud, Sigmund, 1856-1939Teoria das pulsõesRazãoOrientador: Osmyr Faria Gabbi JrTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: O presente estudo consiste em um exame das implicações da introdução do conceito de pulsão de morte na teoria freudiana, pensada como uma teoria dos atos irracionais. Orienta-se pelo trabalho de Kimmerle (1988) acerca de ¿Para além do Princípio de Prazer¿, segundo o qual a pulsão de morte constituiria tão-somente um ponto de convergência de contradições que se acumulariam desde as origens da metapsicologia. Nessa perspectiva, este estudo empreende uma investigação de escritos freudianos de cunho metapsicológico, selecionados no período que abrange desde as formulações pré-psicanalíticas até a apresentação da segunda tópica do aparelho psíquico. Mediante esse percurso, realiza um rastreamento das possíveis contradições intrínsecas ao projeto teórico de Freud e identifica o cerne das aporias da tradição empirista herdada pelo fundador da psicanálise. Mais precisamente, na concepção de que a descrição dos processos psíquicos deve remontar à origem a partir da qual esses processos teriam sido constituídos. À luz dessa concepção, a ordem empírica dos acontecimento originários do psiquismo adquire uma importância fundamental, uma vez que o primeiro evento seria determinante da meta a ser perseguida pelo funcionamento mental. Nesse caos, contrariamente a indistinção proposta por Freud, fugir do desprazer e buscar o prazer constituiriam metas diferenciadas, de tal maneira que a anterioridade da primeira em relação à segunda implicaria a precedência da realidade sobre o prazer. A fim de manter a teses central da psicanálise ¿ a ascendência do inconsciente sobre a consciência ¿ Freud tentaria mostrar que o desprazer associado aos transtornos psicopatológicos remontaria a um prazer anterior, interditado pela repressão. No entanto, ao invés do prazer, a gênese dos processos psíquicos envolveria um desprazer ainda mais originário, o que o faria recuar esse origem cada vez mais, até chegar à formulação da pulsão de morte. Com esta pulsão, a origem do psiquismo seria conduzida para além dos limites da experiência, de onde não seria mais possível recuar. À medida que as contradições são evidenciadas por Freud, conclui-se que seria errôneo supor que a noção de racionalidade subjacente a essa teoria ficaria comprometida a partir da formulação dessa nova pulsão. Antes, essa noção estaria comprometida desde o início, uma vez que não pareceria consistente propor que a racionalidade (consciência) seria fundada sobre uma base psíquica não-racional (o inconsciente)Abstract: The present study consists of a survey of the implications of the introduction of the concept of death drive to Freudian theory, conceived of as a theory of irrational acts. It is based on the work of Kimmerle (1988) on ¿Beyond the Pleasure Principle¿, whereby death drive would solely be a convergence point of contradictions which would accumulate since the origins of metapsychology. From that perspective, this study undertakes an investigation of Freudian writings of metapsychologic character, selected from the period that comprehends the pre-psycoanalitic formulations up to the presentation of the second topic of the psychic apparatus. Along that course, it traces the possible intrinsic contradictions to the Freudian theoretical project and identifies the core of apories in the empiricist tradition inherited by the founder of psychoanalysis. More precisely, in the assumption that the description of psychic processes should go back to the origin from which those processes would have originated. In the light of that conception, the empirical order of the events that originated the psyche gains a fundamental importance, give that the first event would determine the goal to be pursued by the functioning of the mind. Thus, contrary to the lack of distinction proposed by Freud, to escepe from displeasure and to search for pleasure would constitute differentiated goals, in such a way that the precedence of the former in relation to the latter would imply in the precedence of reality over pleasure. In order to maintain the central thesis of psychoanalysis - the precedence of the unconscious over the conscious - Freud would try to demonstrate that the displeasure associated with psychopathologic disturbances would go back to an earlier pleasure intedicted by repression. However, instead of pleasure, the genesis of the psychic processes would involve an even more remote displeasure which would make him move that origin even further back, until reaching the formulation of the death drive. Under that drive, the origin of the psyche would be moved beyon the limits of experience, from where it would not be possible to move any further back. As the contradictions emerge in all metapsychologic models formulated by Freud, it would seem erroneous to consider that the notion of rationality underlying that theory would be compromised bu the formulation of that new drive. In fact, that notion would be compromised from its very beginning, since it would not seem consistent to propose that rationality (conscience) would be founded on a non-rational psychic basis (the unconscious)DoutoradoDoutor em Filosofia[s.n.]Gabbi Junior, Osmyr Faria, 1950-Leser, SilviaBirman, JoelOrlandi, Luiz Benedicto LacerdaMonzani, Luiz RobertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMontenegro, Maria Aparecida de Paiva19981998-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf320f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587967MONTENEGRO, Maria Aparecida de Paiva. Pulsão de morte e racionalidade na teoria freudiana. 1998. 320f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1587967. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/176296porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:00:03Zoai::176296Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:00:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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