A pos-graduação em educação : o caso da UNICAMP na opinião de professores, ex-alunos e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena de Flores, Elizabeth Duenas
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582290
Resumo: Orientador: Jose Camilo dos Santos Filho
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spelling A pos-graduação em educação : o caso da UNICAMP na opinião de professores, ex-alunos e alunosUniversidade Estadual de Campinas. Unicamp Ano 40Pós-graduaçãoEducação - Pós-graduaçãoOrientador: Jose Camilo dos Santos FilhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo teve por objetivos: 1) analisar o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil, da pós-graduação em educação e da pós-graduação em educação na UNICAMP, bem como as políticas de estímulo e controle no decorrer dos períodos de sua evolução histórica; 2) verificar em que medida os objetivos propostos e/ou objetivos não propostos dos cursos de pós-graduação em Educação da UNICAMP estão sendo alcançados a partir da avaliação da qualidade do processo de desenvolvimento curricular; e 3) analisar os meios utilizados durante o processo de desenvolvimento curricular para atingir os objetivos propostos e/ou objetivos não propostos. A metodologia utilizada foi a pesquisa avaliativa com abordagens qualitativa e quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados os instrumentos: análise documental, entrevistas, o modelo de avaliação de Robert Stake e questionários. A população esteve integrada por ex-coordenadores, professores, ex-alunos e alunos; e a amostra, por professores, ex-alunos e alunos. Indagou-se aos respondentes sobre a dinâmica do processo curricular nas dimensões de planejamento e desenvolvimento curricular, interação professor-aluno e desenvolvimento de atitudes e sobre a estrutura do curso nas dimensões de administração, planejamento e desenvolvimento curricular, interação professor-aluno, relação numérica professor/aluno, produção intelectual, recursos materiais, qualidade acadêmica da pós-graduação, grau de excelência da pós-graduação, relação da pósgraduação com a graduação e experiências positivas e negativas. Para o tratamento de dados, utilizou-se a análise documental, a análise descritiva e a análise de congruência.C.. Os resultados mais relevantes indicam que ao longo do tempo os objetivos de pósgraduação no Brasil, na área de Educação e especificamente na pós-graduação da FE/UNICAMP foram sendo alterados talvez em virtude das características da clientela. Mudou-se o perfil, a fisionomia da pós-graduação em educação da UNICAMP que havia no início. Cada departamento tem sua própria filosofia e, portanto seu próprio programa de pós-graduação não existindo um programa único. Dentre os objetivos propostos atingidos pela pós-graduação como resultado do processo de desenvolvimento curricular aparece o de formar pesquisadores mas não em alto nível, e dentre os objetivos não propostos são citados entre outros, os de preparação de consultores e assessores em educação, administradores educacionais, empresários da escola, lideres na sua área, especialistas no tema de dissertação e tese, supervisores de pesquisa. A mudança do regimento antigo pelo novo aprovado em 1989 não alterou a qualidade da administração da pós-graduação apenas a facilitou, tampouco alterou a qualidade do currículo, mas acelerou a conclusão de dissertações/ teses em período mais curtos e centralizou a decisão administrativa na instância da coordenação. Existe integração parcial entre as disciplinas oferecidas e os objetivos propostos. Não existe relação entre as disciplinas oferecidas e os projetos de pesquisa dos alunos mas com as pesquisas dos professores. Não se oferece disciplinas para desenvolver habilidades docentes mas para desenvolver habilidades de pesquisa (Metodologia de pesquisa e atividades orientadas), embora com limitações. Existe congruência moderada entre as opiniões dos professores, ex-alunos e alunos sobre a prática e a contribuição para a aquisição das dimensões planejamento, interação professor-aluno e desenvolvimento de atitudes; existe porém, discrepâncias quanto à distância entre as práticas e a contribuição para a aquisição de algumas habilidades consideradas nas dimensões. A relação numérica professor/aluno foi avaliada pelos professores nos níveis "baixo" e "alto" em sala de aula, e "regular- e "alta" na fase de diss/tese. Exalunos e alunos avaliam no nível "regular- e "alto" em sala de aula, e "alto" na fase de diss/tese. A pesquisa dos professores é de caráter predominantemente individual com tendência ao aparecimento de pesquisa coletiva com colegas. Predominam pesquisas com temas de interesse individual e financiados com recursos pessoais, sendo que a qualidade é "boa" e sua quantidade "grande". Manifestam os respondentes satisfação pela quantidade e qualidade do acervo de livros e revistas da biblioteca da FE e insatisfação pela ausência de sala de computadores para os pós-graduandos. Quanto ao nível de exigência, os professores opinaram que deve aumentar "o nível de exigência" nos requisitos de admissão de alunos, exigência acadêmica nas disciplinas, qualidade do ensino em geral, e qualidade da pesquisa dos alunos. Entretanto os ex-alunos opinam que deve aumentar o "nível de exigência" nos aspectos do ensino geral e da qualidade de pesquisa e os alunos, somente no aspecto da qualidade de pesquisa. Quanto ao grau de excelência, os professores, alunos e ex-alunos afirmam que a reputação da pós-graduação em educação dentro da UNICAMP é "boa" e fora, "excelente". Apontam também que a pós-graduação é substancialmente diferente da graduação e que sua influência é positiva. Conclui-se com sugestões para futuras pesquisasAbstract: This study had as its objectives: 1) to analyze the development of post-graduate programs in Brazil, of post-graduate programs in Education and of post-graduate programs in Education at the State University of Campinas (UNICAMP), as well as policies of the promotion and administration of such during their historical evolution; 2) to verify by means of a qualitative evaluation of the curriculum development process, to what degree the objectives proposed and/or not proposed in the post-graduate courses in Education at UNICAMP are being achieved; 3) to analyze the means used during the curriculum development process to achieve the proposed and/or non-proposed objectives. The methodology applied was an evaluation study with qualitative and quantitative approaches. The following instruments were used to collect data: analysis of documents, interviews, the evaluation model of Robert Stake and questionnaires. The population studied was composed of ex-coordinators, alumni and students; and the sample was of professors, alumni and students. The respondents were questioned about the dynamics of the curriculum process in the dimensions of planning and developing curriculum, the interaction of professor and student and the development of attitudes and about the course and the dimensions of administration, planning and curriculum development, the interaction of professor and student, numerical proportion of professors to students, intellectual production, material resources, post-graduate academic quality, post-graduate degree of excellence, relationship of post-graduate to under-graduate and positive and negative experiences. Data was handled by document analysis, descriptive analysis and congruence "C" analysis. The more relevant results indicate that during the course of time the post-graduate objectives in Brazil in the area of Education and specifically in the post-graduate course of the School of Education (FE) at UNICAMP perhaps suffered alteration in virtue of the characteristics of the clientele. The profile, the physiognomy of the post-graduate course in Education at UNICAMP changed from what it was in the beginning. Each department has its own proper philosophy and as a consequence its own proper postgraduate program without the existence of a unified program Within the proposed objectives achieved by the post-graduate course as a result of the curriculum development process there appears that of training researchers but not at a high levei, and within the non-proposed objectives there are cited, among others, th9se of preparing consultants and advisers in Education, educational administrators, school businessmen, leaders in the area, specialists in dissertation and thesis themes, research supervisors. The change from the old regime to the new approved in 1989 did not alter the quality of post-graduate administration but only facilitated it; neither did it alter the quality of the curriculum and only sped up the conclusion of dissertations and theses and centralized administrative decisions at the level of coordination. There is a partial integration between the subjects offered and the objectives proposed. There is no relationship of the subjects offered with the students' research projects but it does exist with the research of the professors. Subjects are not offered to develop the abilities of teachers but rather to develop research skills (Research methodology and supervised activities) , , however with limitations. There is moderate congruence between the opinions of professors, alumni and students about practice and a contribution towards acquiring the dimensions of planning, interaction between teacher and student and developing attitudes; there are, however, discrepancies about the distance between practice and the contribution to acquiring some abilities considered in the dimensions. The numerical relationship professor/student was evaluated as "Iow" and "high" by professors in the classroom and "regular" and "high" in the dissertation/thesis phase. The research of the professors has a predominantly individual characteristic with a tendency to appear to be the collective research of colleagues. Studies with themes of individual interest and financing by personal resources predominate. Its quality is "good" and its quantity great". The respondents show satisfaction with the quantity and quality of the collection of books and journals in the library of the School of Education (FE), but they are dissatisfied with the lack of a computer room for post-graduate students. Regarding the level of requirements, the professors are of the opinion that "the level of requirements" in admitting students, the academic demands of the subjects, the quality of teaching in general and the quality of research of the students ought to be raised. Nevertheless, the alumni believe that the "level of requirements" in the aspects of over-all teaching and of the quality of research and students ought to be raised only in the aspect of the quality of research by the students. Regarding the degree of excellence, professor, students, and alumni affirm that the reputation of the post-graduate course in Education within UNICAMP is "good" and outside "excellent". They also point out that the post-graduate program is substantially different from the under-graduate and that its influence is positive. The conclusion includes suggestions for future researchDoutoradoMetodologia de EnsinoDoutor em Educação[s.n.]Santos Filho, José Camilo dos, 1940-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPena de Flores, Elizabeth Duenas19951995-04-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf345, [80]p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582290PENA DE FLORES, Elizabeth Duenas. A pos-graduação em educação: o caso da UNICAMP na opinião de professores, ex-alunos e alunos. 1995. 345, [80]p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1582290. 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