O veludo selvagem de David Lynch : a estetica contemporanea do surrealismo no cinema ou o cinema neo-surrealista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586567 |
Resumo: | Orientador: Ivan Santo Barbosa |
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O veludo selvagem de David Lynch : a estetica contemporanea do surrealismo no cinema ou o cinema neo-surrealistaLynch, DavidSurrealismo no cinemaCinema americanoOrientador: Ivan Santo BarbosaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta dissertação tem como finalidade demonstrar que o cineasta norte-americano David Lynch renova as características do surrealismo em seus filmes, realizando uma espécie de cinema neo-surrealista, como denominamos aqui. Para comprovar essa hipótese, realizamos, numa primeira etapa o levantamento dos dados biográficos e bibliográficos de e sobre Lynch, bem como a pesquisa se sua obra incluindo-se aqui seus trabalhos para o cinema, para a televisão, além de suas fotografias e pinturas. Concomitante, desenvolvemos o estudo do Surrealismo e de filmes realizados nas décadas de 20 e de 30, época inaugural do movimento, e que, reconhecidamente, traduziram os preceitos da arte e da estética surrealista no cinema. Dentre os vários artistas e filmes pesquisados fixamos nossas observações no conjunto da obra de Luis Buñuel, desde 1928 até 1977, respectivamente os anos do primeiro e do último filme do cineasta espanhol. Numa segunda etapa, realizamos a análise de alguns filmes, especialmente Veludo azul, de David Lynch, e Um cão andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dali, buscando identificar quais características do cinema surrealista são apropriadas e atualizados por Lynch, tendo em mente que sue cinema estabelece novas significações e novos paradigmas em relação à estética surrealistaAbstract: Not informed.MestradoMestre em Multimeios[s.n.]Barbosa, Ivan Santo, 1951-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerraraz, Rogerio19981998-10-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf170f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586567FERRARAZ, Rogerio. O veludo selvagem de David Lynch: a estetica contemporanea do surrealismo no cinema ou o cinema neo-surrealista. 1998. 170f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586567. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135013porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T12:00:15Zoai::135013Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T12:00:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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