Controle linear de maximo torque do motor sincrono de imãs permanentes interiores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria, Daniel de Figueiredo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610332
Resumo: Orientador: Edson Bim
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spelling Controle linear de maximo torque do motor sincrono de imãs permanentes interioresA linear maximum torque control of the interior permanent magnet synchronous motorMotores elétricos sincronosControle vetorialImãs permanentesSynchronous motorsVector controlPermanent magnetsOrientador: Edson BimDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: Neste trabalho é apresentado o controle linear de máximo torque de um motor síncrono de ímãs permanentes interiores funcionando nas regiões de torque constante e potência constante. Na região de torque constante utiliza-se uma estratégia de controle baseada na curva de máximo torque por Ampére do motor e na região de potência constante implementa-se uma estratégia de enfraquecimento de campo que visa manter a tens~ao terminal de estator constante através do controle da reação de armadura. Para melhorar a resposta dinâmica do controle de torque na região de potência constante define-se uma faixa de velocidade intermediária, denominada região de enfraquecimento parcial, na qual estende-se o controle pela curva de máximo torque por Ampére. Resultados de simulação e experimentais são obtidos com o objetivo de avaliar os métodos de controle propostos.Abstract: In this work is presented the linear maximum torque control of an interior permanent magnet synchronous operating in the constant torque and field weakening ranges. The constant torque control is implemented by using the maximum torque per Ampére curve of the motor. The terminal stator voltage remains constant along the field weakening range due to the armature reaction control. In order to obtain a better dynamic response, the maximum torque per Ampére control is extended up to the field weakening range, in an intermediate region, called partial field weakening region. Experimental and simulation results are presented in order to validate the proposed torque control methods.MestradoEnergia ElétricaMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Bim, Edson, 1952-Camara, Helder TavaresCosta, Vivaldo Fernando daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMaria, Daniel de Figueiredo20092009-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf54f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610332MARIA, Daniel de Figueiredo. Controle linear de maximo torque do motor sincrono de imãs permanentes interiores. 2009. 54f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610332. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/468536porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:39:31Zoai::468536Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:39:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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