A construção da performance em Bittersweet Brazil : um clarone brasileiro na música de concerto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639415 |
Resumo: | Orientador: Manuel Silveira Falleiros |
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A construção da performance em Bittersweet Brazil : um clarone brasileiro na música de concertoThe development of performance in Bittersweet Brazil : a brazilian bass clarinet in classical musicAranha, Frederico Zimmermann, 1946-ClaroneMúsica - ExecuçãoMúsica - Interpretação (Fraseado, dinâmica, etc.)Música brasileiraMúsica contemporâneaAranha, Frederico Zimmermann, 1946-Bass clarinetMusic - PerformanceMusic - Interpretation (Phrasing, dynamics, etc.)Brazilian musicContemporary musicOrientador: Manuel Silveira FalleirosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Essa dissertação apresenta um estudo sobre a construção da performance para a obra Bittersweet Brazil, de Frederico Zimmermann Aranha, para clarone e orquestra de cordas. Primeiramente se realizou uma contextualização histórica do instrumento na qual oferecemos uma visão geral do seu desenvolvimento, desde seu surgimento, no começo do século XIX, até os dias atuais, evidenciando temas como: o tripé colaborativo formado por instrumentistas, compositores e fabricantes na evolução histórica do instrumento, a imagética atribuída historicamente ao clarone e o seu uso em musicalidades divergentes àquelas estabelecidas (música de concerto de origem europeia). Em seguida desenvolveu-se um estudo sobre a construção da performance, com o intuito de entender de maneira sistemática o processo de trabalho, quase sempre empírico e subjetivo, que o músico intérprete realiza. Para isso lançamos mão da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) como ferramenta metodológica para a coleta de dados, obtidos durante as sessões de preparação para a performance, que posteriormente foram analisados e serviram de base para reflexões, amparadas pelo referencial teórico, a fim de gerar um entendimento sobre o assunto. Levando em consideração as questões abordadas durante a pesquisa como as idiossincrasias do clarone, um possível idiomatismo em relação a interpretação, a imagética atribuída ao instrumento, as experiências do intérprete, bem como, dos outros agentes da performance (compositor, maestro e spalla) que foram relatadas em entrevistas, apresentou-se, por fim, apontamentos sobre as principais questões referentes a uma possível interpretação idiomática para a música brasileira de caráter nacionalista, especificando as estratégias desenvolvidas para talAbstract: This dissertation presents a study on the development of a performance for the piece Bittersweet Brazil, by Frederico Zimmermann Aranha, for bass clarinet and string orchestra. Firstly it was conducted a historical contextualization of the instrument in which was offered an overview of your development, since your emergence, in the beginning of the nineteenth century, until the present days, emphasizing themes such as: the three way collaboration formed by performers, composers and constructors on the instrument's historical evolution, the imagery assigned historically to the bass clarinet and its use in musicalities divergent to the ones established (european concert music). Subsequently it was developed a study on the development of the performance, in order to understand in a systematic approach the work process, almost always empirical and subjective, that the performer musician executes. To do so it was made use of the Grounded Theory as a methodological tool for the gathering of data, observed during the preparation sessions for the performance, that subsequently were analyzed and used as a basis for reflections, supported by the theoretical reference, in order to generate an understanding of the topic. Considering the matters addressed during the research as the bass clarinet idiosyncrasies, a potential idiomatic interpretation, the imagery attributed to the instrument, the experiences from the interpreter, as well as, from other agents from the performance (composer, conductor and spalla) that were reported on interviews, lastly, appointments on the main issues regarding a possible idiomatic interpretation for the brazilian music with a nationalist profile were presented, specifying the strategies used for thatMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestre em Música[s.n.]Falleiros, Manuel Silveira, 1979-Ronqui, Paulo AdrianoAfonso, Luis Antonio EugenioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarques, Mário Cesar Borges, 1973-20202020-05-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (322 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639415MARQUES, Mário Cesar Borges. A construção da performance em Bittersweet Brazil: um clarone brasileiro na música de concerto. 2020. 1 recurso online (322 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639415. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129484Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-31T16:04:19Zoai::1129484Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-31T16:04:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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