Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681 |
Resumo: | Orientador: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet |
id |
UNICAMP-30_20ef54b26ab2f9bfdeb48b882b8bc19b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1061074 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SPPublic policies of affirmative actions : a study of the Implementation of Law 10.639/2003 and its Implications in the Teaching Municipal Networks of Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA and São Carlos-SPCultura afro-brasileira - HistóriaRelações étnicasRelações raciaisEducaçãoAfro-Brazilian culture - HistoryFederal law 10.639/03Ethnic relationsRacial relationsEducationOrientador: Gabriela Guarnieri de Campos TebetDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A Dissertação teve como finalidade analisar a implementação da Lei Federal 10.639/2003 em três Municípios brasileiros, Vitória da Conquista - BA, Porto Seguro-BA e São Carlos-SP. A referida Lei instituiu a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas instituições de ensino do País, objetivando contribuir para a superação dos preconceitos e atitudes discriminatórias por meio de práticas pedagógicas de qualidade que possibilitem aquisição de novos conhecimentos, sobretudo no que concerne a nossa pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir dentro de um contexto que garanta o respeito aos direitos legais e a valorização da identidade cultural brasileira e africana, como outras que direta ou indiretamente contribuíram para a formação da identidade Nacional. Visando satisfazer o objetivo central da pesquisa, optamos pela utilização metodológica qualitativa, cuja modalidade está diretamente atrelada ao Estudo de Caso, em especial ao Estudo de Casos Múltiplos pela dimensão e extensão na qual está atrelada a pesquisa. Esse estudo se debruçou na análise de documentos oficiais a respeito da implementação da Lei 10.639/2003, bem como entrevistas semi-estruturadas com docentes de duas escolas em cada município pesquisado totalizando seis escolas que se destacavam frente aos seus respectivos municípios por desenvolverem projetos ao longo do ano letivo com conteúdos voltados para as relações étnico-raciais entrelaçados aos princípios que norteiam a aplicabilidade da Lei. Além disso, entrevistamos em cada um dos municípios pesquisados um representante do Setor Pedagógico atrelado a Secretaria de Educação, com a finalidade de compreender a relação desempenhada por este setor no que diz respeito o apoio ou não da aplicabilidade dos princípios da Lei supracitada no cotidiano escolarAbstract: The Dissertation aimed to analyze the implementation of Federal Law 10.639 / 2003 in three Brazilian Municipalities, Vitória da Conquista - BA, Porto Seguro-BA and São Carlos-SP. The Law in question established the obligation of teaching African-Brazilian History and Culture in the country's educational institutions, aiming to con-tribute to overcome prejudices and discriminatory attitudes through high quality pedagogical practices that allow the acquisition of new knowledge, especially in concerning our ethnic-racial plurality, making them capable of interacting within a context that guarantees respect for the legal rights and appreciation of Brazilian and African cultural identity, as well as others that directly or indirectly contributed to the formation of the National identity. Aiming to satisfy the central objective of the research, we opted for the qualitative methodological use, whose modality is directly tied to the Case Study, especially to the Multiple Case Study due to the size and extent to which the research is linked. This study focused on the analysis of official documents regarding the implementation of Law 10.639 / 2003, as well as semi-structured interviews with teachers from two schools in each municipality surveyed, totalizing six schools that stood out in their respective municipalities for developing projects throughout the school year with contents oriented to ethnic-racial relations intertwined with the principles that guide the applicability of the Law. In addition, we interviewed in each of the municipalities surveyed a representative of the Pedagogical Sector linked to the Educational Department, in order to understand the relation developed by this sector regarding the support or not of the applicability of the principles of the aforementioned Law in the daily school lifeMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES[s.n.]Tebet, Gabriela Guarnieri de Campos, 1981-Cruz, Ana Cristina Juvenal daSoligo, Ângela FátimaOliveira, Waldete Tristão FariasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Leonardo Lacerda, 1983-20182018-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (403 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681CAMPOS, Leonardo Lacerda. Políticas públicas de ações afirmativas: um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP. 2018. 1 recurso online (403 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061074Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-08T13:09:32Zoai::1061074Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-11-08T13:09:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP Public policies of affirmative actions : a study of the Implementation of Law 10.639/2003 and its Implications in the Teaching Municipal Networks of Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA and São Carlos-SP |
title |
Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP |
spellingShingle |
Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP Campos, Leonardo Lacerda, 1983- Cultura afro-brasileira - História Relações étnicas Relações raciais Educação Afro-Brazilian culture - History Federal law 10.639/03 Ethnic relations Racial relations Education |
title_short |
Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP |
title_full |
Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP |
title_fullStr |
Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP |
title_sort |
Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP |
author |
Campos, Leonardo Lacerda, 1983- |
author_facet |
Campos, Leonardo Lacerda, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tebet, Gabriela Guarnieri de Campos, 1981- Cruz, Ana Cristina Juvenal da Soligo, Ângela Fátima Oliveira, Waldete Tristão Farias Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Leonardo Lacerda, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura afro-brasileira - História Relações étnicas Relações raciais Educação Afro-Brazilian culture - History Federal law 10.639/03 Ethnic relations Racial relations Education |
topic |
Cultura afro-brasileira - História Relações étnicas Relações raciais Educação Afro-Brazilian culture - History Federal law 10.639/03 Ethnic relations Racial relations Education |
description |
Orientador: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-06-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681 CAMPOS, Leonardo Lacerda. Políticas públicas de ações afirmativas: um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP. 2018. 1 recurso online (403 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Leonardo Lacerda. Políticas públicas de ações afirmativas: um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP. 2018. 1 recurso online (403 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061074 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (403 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189132459573248 |