Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Leonardo Lacerda, 1983-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681
Resumo: Orientador: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
id UNICAMP-30_20ef54b26ab2f9bfdeb48b882b8bc19b
oai_identifier_str oai::1061074
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SPPublic policies of affirmative actions : a study of the Implementation of Law 10.639/2003 and its Implications in the Teaching Municipal Networks of Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA and São Carlos-SPCultura afro-brasileira - HistóriaRelações étnicasRelações raciaisEducaçãoAfro-Brazilian culture - HistoryFederal law 10.639/03Ethnic relationsRacial relationsEducationOrientador: Gabriela Guarnieri de Campos TebetDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A Dissertação teve como finalidade analisar a implementação da Lei Federal 10.639/2003 em três Municípios brasileiros, Vitória da Conquista - BA, Porto Seguro-BA e São Carlos-SP. A referida Lei instituiu a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas instituições de ensino do País, objetivando contribuir para a superação dos preconceitos e atitudes discriminatórias por meio de práticas pedagógicas de qualidade que possibilitem aquisição de novos conhecimentos, sobretudo no que concerne a nossa pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir dentro de um contexto que garanta o respeito aos direitos legais e a valorização da identidade cultural brasileira e africana, como outras que direta ou indiretamente contribuíram para a formação da identidade Nacional. Visando satisfazer o objetivo central da pesquisa, optamos pela utilização metodológica qualitativa, cuja modalidade está diretamente atrelada ao Estudo de Caso, em especial ao Estudo de Casos Múltiplos pela dimensão e extensão na qual está atrelada a pesquisa. Esse estudo se debruçou na análise de documentos oficiais a respeito da implementação da Lei 10.639/2003, bem como entrevistas semi-estruturadas com docentes de duas escolas em cada município pesquisado totalizando seis escolas que se destacavam frente aos seus respectivos municípios por desenvolverem projetos ao longo do ano letivo com conteúdos voltados para as relações étnico-raciais entrelaçados aos princípios que norteiam a aplicabilidade da Lei. Além disso, entrevistamos em cada um dos municípios pesquisados um representante do Setor Pedagógico atrelado a Secretaria de Educação, com a finalidade de compreender a relação desempenhada por este setor no que diz respeito o apoio ou não da aplicabilidade dos princípios da Lei supracitada no cotidiano escolarAbstract: The Dissertation aimed to analyze the implementation of Federal Law 10.639 / 2003 in three Brazilian Municipalities, Vitória da Conquista - BA, Porto Seguro-BA and São Carlos-SP. The Law in question established the obligation of teaching African-Brazilian History and Culture in the country's educational institutions, aiming to con-tribute to overcome prejudices and discriminatory attitudes through high quality pedagogical practices that allow the acquisition of new knowledge, especially in concerning our ethnic-racial plurality, making them capable of interacting within a context that guarantees respect for the legal rights and appreciation of Brazilian and African cultural identity, as well as others that directly or indirectly contributed to the formation of the National identity. Aiming to satisfy the central objective of the research, we opted for the qualitative methodological use, whose modality is directly tied to the Case Study, especially to the Multiple Case Study due to the size and extent to which the research is linked. This study focused on the analysis of official documents regarding the implementation of Law 10.639 / 2003, as well as semi-structured interviews with teachers from two schools in each municipality surveyed, totalizing six schools that stood out in their respective municipalities for developing projects throughout the school year with contents oriented to ethnic-racial relations intertwined with the principles that guide the applicability of the Law. In addition, we interviewed in each of the municipalities surveyed a representative of the Pedagogical Sector linked to the Educational Department, in order to understand the relation developed by this sector regarding the support or not of the applicability of the principles of the aforementioned Law in the daily school lifeMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES[s.n.]Tebet, Gabriela Guarnieri de Campos, 1981-Cruz, Ana Cristina Juvenal daSoligo, Ângela FátimaOliveira, Waldete Tristão FariasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Leonardo Lacerda, 1983-20182018-06-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (403 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681CAMPOS, Leonardo Lacerda. Políticas públicas de ações afirmativas: um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP. 2018. 1 recurso online (403 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061074Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-08T13:09:32Zoai::1061074Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-11-08T13:09:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP
Public policies of affirmative actions : a study of the Implementation of Law 10.639/2003 and its Implications in the Teaching Municipal Networks of Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA and São Carlos-SP
title Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP
spellingShingle Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP
Campos, Leonardo Lacerda, 1983-
Cultura afro-brasileira - História
Relações étnicas
Relações raciais
Educação
Afro-Brazilian culture - History
Federal law 10.639/03
Ethnic relations
Racial relations
Education
title_short Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP
title_full Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP
title_fullStr Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP
title_full_unstemmed Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP
title_sort Políticas públicas de ações afirmativas : um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP
author Campos, Leonardo Lacerda, 1983-
author_facet Campos, Leonardo Lacerda, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tebet, Gabriela Guarnieri de Campos, 1981-
Cruz, Ana Cristina Juvenal da
Soligo, Ângela Fátima
Oliveira, Waldete Tristão Farias
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Leonardo Lacerda, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura afro-brasileira - História
Relações étnicas
Relações raciais
Educação
Afro-Brazilian culture - History
Federal law 10.639/03
Ethnic relations
Racial relations
Education
topic Cultura afro-brasileira - História
Relações étnicas
Relações raciais
Educação
Afro-Brazilian culture - History
Federal law 10.639/03
Ethnic relations
Racial relations
Education
description Orientador: Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-06-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681
CAMPOS, Leonardo Lacerda. Políticas públicas de ações afirmativas: um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP. 2018. 1 recurso online (403 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681
identifier_str_mv CAMPOS, Leonardo Lacerda. Políticas públicas de ações afirmativas: um Estudo da Implementação da Lei 10.639/2003 e as suas Implicações nas Redes Municipais de Ensino de Porto Seguro-BA, Vitória da Conquista-BA e São Carlos-SP. 2018. 1 recurso online (403 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634681. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1061074
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (403 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189132459573248