O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730 |
Resumo: | Orientador: Renato Ortiz |
id |
UNICAMP-30_216f7f848566ee8f7a2bb13a8e106b01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::302226 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundializaçãoBourdieu, Pierre, 1930-2002PublicidadeIndústria culturalGlobalizaçãoOrientador: Renato OrtizDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: o campo publicitário guarda uma íntima relação com os campos econômico e político, sobretudo com o primeiro, por ser uma especialização, surgida no século XX, da Indústria Cultural. No Brasil, o processo de consolidação desta indústria, iniciada na década de 60, foi marcado pela ausência de uma visão crítica resultante da incompreensão, por parte dos intelectuais, de seu real significado político e cultural, no contexto do milagre econômico do então regime militar. Nos anos 90, com a euforia da revolução eletrônica e informacional e com a abertura dos mercados - a chamada globalização - novamente um certo acriticismo ter-se-ia implantado, agora num contexto diverso. O objetivo desta dissertação é avaliar, segundo as categorias analíticas de Pierre Bourdieu e com as contribuições dos críticos da Indústria Cultural, como esta "tradição acrítica" estaria agora se prolongando, em função da construção de ideologias que legitimam aglobalização e da qual o campo publicitário certamente é um de seus artífices mais ativosAbstract: The advertising industry keeps a close relation with the economic and political fields, particularly with the first, for being a specialization arisen in the XX century from the Cultural Industry. In Brazil, the process of consolidation of this industry, which began in the decade of 60, has been marked by the absence of a critical view resulting from the intellectuals' nonunderstanding of its real political and cultural significance in the context of the "economic miracle" under the military regime. In the 90s, under the euphoria promoted by the electronic and information revolution and market opening - the so-called globalization - again a certain acriticism has been implemented, now in a different contexto The objective of this dissertation is to evaluation according to Pierre Bourdieu's analytical categories and the contributions of critics of the Cultural Industry, how this "acritical tradition" would now be prolonging as a function of the building up of ideologies that legitimate globalization and of which the advertising industry is certainly one of its more active designersMestradoMestre em Ciências Sociais[s.n.]Ortiz, Renato, 1947-Mira, Maria CelesteRidenti, Marcelo SiqueiraBastos, Elide RugaiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASConstantino, Alexandre Krugner20042004-06-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf255 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730CONSTANTINO, Alexandre Krugner. O campo publicitario paulistano nos anos 90: dilemas da mundialização. 2004. 255 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/302226porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:53:42Zoai::302226Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:53:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização |
title |
O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização |
spellingShingle |
O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização Constantino, Alexandre Krugner Bourdieu, Pierre, 1930-2002 Publicidade Indústria cultural Globalização |
title_short |
O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização |
title_full |
O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização |
title_fullStr |
O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização |
title_full_unstemmed |
O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização |
title_sort |
O campo publicitario paulistano nos anos 90 : dilemas da mundialização |
author |
Constantino, Alexandre Krugner |
author_facet |
Constantino, Alexandre Krugner |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ortiz, Renato, 1947- Mira, Maria Celeste Ridenti, Marcelo Siqueira Bastos, Elide Rugai Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Constantino, Alexandre Krugner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 Publicidade Indústria cultural Globalização |
topic |
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 Publicidade Indústria cultural Globalização |
description |
Orientador: Renato Ortiz |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-06-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730 CONSTANTINO, Alexandre Krugner. O campo publicitario paulistano nos anos 90: dilemas da mundialização. 2004. 255 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CONSTANTINO, Alexandre Krugner. O campo publicitario paulistano nos anos 90: dilemas da mundialização. 2004. 255 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1596730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/302226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 255 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188900209426432 |