Agora, o que eu faço com voces? : a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601286 |
Resumo: | Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana |
id |
UNICAMP-30_21906b3c882466f81e7580d9af5e5119 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::359194 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Agora, o que eu faço com voces? : a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensinoFormação de professoresLinguagemHistoria - México - Sec. XVI-XXSubjetividadeTeacher trainingLanguageHistorySubjectivityOrientador: Roseli Aparecida Cação FontanaAcompanha 1 fita de videoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste estudo, focalizo os processos de subjetivação que se produzem nas relações de ensino. Ancorado na perspectiva histórico-cultural de Mikhail Bakhtin e, secundariamente, nos estudos de Michel de Certeau, procuro compreender como, a partir de um lugar comum - a escola e as relações de ensino - professor e alunos, sujeitos portadores de histórias distintas, ocupando lugares igualmente distintos, afetam-se reciprocamente, imprimindo novos contornos à sua constituição humana. Para tanto, registrei a dinâmica enunciativa produzida nas aulas de História por mim desenvolvidas no período de 2000 a 2003 em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Campinas/SP, com alunos de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental. Essas enunciações foram documentadas através dos meus planos de aula, dos recursos didáticos de que me utilizei como professor, da produção textual dos alunos, da fotografia, do cinema e das interlocuções produzidas entre nós. Os dados assim obtidos foram analisados em suas condições imediatas e mais amplas de produção e em sua materialidade como linguagem (gestos, expressões e palavras)Abstract: - In this study, I focus on the processes of subjectivation that are produced in teaching relations. Based on the historical-cultural perspective of Mikhail Bakhtin and, secondarily, on the studies of Michel de Certeau, I try to comprehend how, starting from a commonplace - the school and teaching relations - teacher and students, subject-bearers of distinctive stories, holding equally distinctive positions, affect each other reciprocally, engraving new outlines to their human constitution. In order to do so, I registered the dynamics of utterance, produced in History classes developed by me from 2000 to 2003, at a school of the Teaching Local Public Net of Campinas / SP, with students from 5th to 8th grades of the Junior High School. These utterances were documented through my class planning, pedagogical resources that I used as a teacher, the textual production of students, photography, movies and the interlocutions produced among us. The data gotten was analysed both in its immediate and wider production conditions and in its materiality as language (gestures, expressions and words)MestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952-Guedes-Pinto, Ana LúciaLima, Maria Emilia Caixeta de Castro eSoares, Carmem LuciaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeme, Marcos Donizetti Forner, 1965-20052005-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf126 p. : il. + + 1 fita de video.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601286LEME, Marcos Donizetti Forner. Agora, o que eu faço com voces?: a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensino. 2005. 126 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601286. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359194porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:20:49Zoai::359194Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:20:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agora, o que eu faço com voces? : a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensino |
title |
Agora, o que eu faço com voces? : a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensino |
spellingShingle |
Agora, o que eu faço com voces? : a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensino Leme, Marcos Donizetti Forner, 1965- Formação de professores Linguagem Historia - México - Sec. XVI-XX Subjetividade Teacher training Language History Subjectivity |
title_short |
Agora, o que eu faço com voces? : a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensino |
title_full |
Agora, o que eu faço com voces? : a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensino |
title_fullStr |
Agora, o que eu faço com voces? : a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensino |
title_full_unstemmed |
Agora, o que eu faço com voces? : a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensino |
title_sort |
Agora, o que eu faço com voces? : a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensino |
author |
Leme, Marcos Donizetti Forner, 1965- |
author_facet |
Leme, Marcos Donizetti Forner, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fontana, Roseli Aparecida Cação, 1952- Guedes-Pinto, Ana Lúcia Lima, Maria Emilia Caixeta de Castro e Soares, Carmem Lucia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme, Marcos Donizetti Forner, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Linguagem Historia - México - Sec. XVI-XX Subjetividade Teacher training Language History Subjectivity |
topic |
Formação de professores Linguagem Historia - México - Sec. XVI-XX Subjetividade Teacher training Language History Subjectivity |
description |
Orientador: Roseli Aparecida Cação Fontana |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-08-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601286 LEME, Marcos Donizetti Forner. Agora, o que eu faço com voces?: a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensino. 2005. 126 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601286. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) LEME, Marcos Donizetti Forner. Agora, o que eu faço com voces?: a constituição reciproca professor e alunos nas relações de ensino. 2005. 126 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601286. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 126 p. : il. + + 1 fita de video. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188932674387968 |