Influência do comportamento dinâmico de uma correia de multicanais em um sistema de acessórios automotivo utilizando tensionador automático
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613041 |
Resumo: | Orientador: Douglas Eduardo Zampieri |
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Influência do comportamento dinâmico de uma correia de multicanais em um sistema de acessórios automotivo utilizando tensionador automáticoDynamic behavior of poly V belt on the automotive accessory drive applying automatic tensionerCorreias e transmissão por correiasBelts ans transmission beltsOrientador: Douglas Eduardo ZampieriDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Neste trabalho procurou-se avaliar comparativamente a simulação numérica e os testes em dinamômetro quanto à frequência de ressonância do trecho livre da correia multicanais do lado tenso de um sistema de três polias contendo um tensionador automático. Para isto é necessário conhecer as características do tensionador, disposição e inércia dos acessórios e as características da correia. Para a análise descrita neste trabalho utilizou-se um método de determinação das frequências de ressonâncias através de um sistema massa-mola através de simulação computacional, e avaliação em testes práticos com medições dos níveis de aceleração no tensionador de correia, e deslocamento máximo da correia em seu trecho livre. Os resultados obtidos foram analisados e comparados com o resultado teórico. Os resultados deste trabalho são importantes nos futuros trabalhos de um sistema não-linear com multi-polias visando à otimização do sistemaAbstract: This investigation looked for to developing a method that allowed evaluating the simplified numerical simulation and the tests in dynamometer to identify resonance frequencies of poly V belt span. For that is necessary to know the characteristics of the belt tensioner, coordinates and inertia of the accessories and the characteristics of the poly V belt. For the described analysis in this work a method of determination of the frequencies of resonances through a system was used mass-spring, and evaluation in practical tests with measurements of the levels of acceleration in the tensioner arm, and maximum displacement and acceleration of belt span. The final results was checked and compared with numerical simulation. The results of this work are important in the future works of a nonlinear system with multi-pulleys aiming at the system optimizationMestradoDinâmicaMestre em Engenharia Automobilística[s.n.]Zampieri, Douglas Eduardo, 1948-Pederiva, RobsonArgachoy, CelsoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Luiz José Martins2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf49 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613041GONÇALVES, Luiz José Martins. Influência do comportamento dinâmico de uma correia de multicanais em um sistema de acessórios automotivo utilizando tensionador automático. 2010. 49 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613041. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/775178porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:00:21Zoai::775178Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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