A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longhi, Armindo Jose
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538
Resumo: Orientador: Pedro Laudinor Goergen
id UNICAMP-30_2229b94bc4c9c11c2a0eeeef80b03b45
oai_identifier_str oai::346507
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexivaHabermas, Jurgen, 1929-Ação educativaLinguagemDiscursoTipologia (Linguistica)Orientador: Pedro Laudinor GoergenTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho pretende examinar a ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo e tem como objetivo identificar o tipo de ação produzida pela interação professor-aluno no contexto da instituição escolar. O estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico é a obra de Jürgen Habermas. Busca analisar o conceito de agir comunicativo sob o aspecto da linguagem e do discurso. Define competência comunicativa. Analisa a linguagem como o meio gerador do agir comunicativo, o entendimento como o meio gerador do consenso e as pretensões de validade. Explicita o conceito de discurso e a sua legitimidade é obtida mediante o uso de regras procedimentais. Pretende aplicar o referencial teórico na análise da ação educativa. Busca localizar simbolicamente a instuição escolar na inter-relação entre os conceitos de sistema e mundo da vida. Apresenta uma tipologia das ações educativas realizadas nas instituições sociais. Descreve os contextos de interação das relações funcionais, das interações entre os membros adultos da instituição escolar, das interações entre adultos e alunos, e das interações entre os próprios alunos. Expõem as relações entre os tipos de ações realizadas na escola e o saber neles materializado, a forma de argumentação utilizada, o modelo de racionalidade existente e o modo como se manifestam nos contextos educacionais. O agir comunicativo comprende aquelas ações orientadas para o entendimento e o agente é o sujeito competente lingüisticamente para agir na busca do consenso. A ação educativa compreende as ações intencionais cuja finalidade (imediata ou futura) é a formação do aluno, segundo os critérios de uma teoria crítica da educação e os agentes são os profissionais integrantes da comunidade escolar. A interação professor-aluno é assimétrica e deve estar intencionalmente orientada para a formação do aluno. A escola, entendida como um contexto social e historicamente determinado, por um lado, cumpre a função sistêmica quando realiza ações orientadas para o produto e, por outro, cumpre a função simbólica quando realiza ações orientadas para o entendimentoAbstract: The present work intends to examine the educational action in the perspective of the theory of acting talkative having as objective to identify the kind of action produced by the interaction teacher-student in the context of the teaching institution. The study is the result of a bibliographical research and the theoretical referencial is based on Jürgen Habermas work. It looks for to analyze the concept of acting talkative on the aspect of the language and of the speech. It defines talkative competence. It analyzes the language as the generator way of the acting talkative, the understanding as the generator way of the consent and the validity pretenses. It explicit the speech concept and its legitimacy is obtained with of the use of proceeding rules. It intends to apply the theoretical referencial in the analysis of the educational action. It looks for to locate by symbols the school institution in the interrelation between the concepts system and world of the life. It presents a typology of the educational actions accomplished in the social institutions. It describes the contexts of interaction of the functional relationships, of the interactions among the adult members of the school institution, of the interactions among adults and students, and of the interactions among the own students. It exposes the relationships among the types of actions accomplished in the school and the knowledge in them materialized, the way of argumentation used, the model of existent rationality and the way as they show in the educational contexts. It acting talkative comprehends those actions guided for the understanding and the agent is linguistically the competent subject to act in the search of the consent. The educational action embraces the intentional actions whose purpose (immediate or future) is the student's formation, according to the criteria of a critical theory of the education and the agents are the school community's professionals members. The interaction teacher-student is asymmetric and must be intentionally guided to the student's formation. The school, understood as a social and historically determinated context, on one side, executes the systemic function when it accomplishes actions guided for the product and, for other side, it executes the symbolic function when it accomplishes actions guided for the understandingDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Goergen, Pedro Laudinor, 1944-Goergen, Pedro Laudinor, 1944-Nunes, Cesar AparecidoMühl, Eldon HenriqueSiebeneichler, Flavio BenoSanchez Gamboa, Silvio AncisarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLonghi, Armindo Jose20052005-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf173p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538LONGHI, Armindo Jose. A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas: uma abordagem reflexiva. 2005. 173p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/346507porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:15:21Zoai::346507Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:15:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva
title A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva
spellingShingle A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva
Longhi, Armindo Jose
Habermas, Jurgen, 1929-
Ação educativa
Linguagem
Discurso
Tipologia (Linguistica)
title_short A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva
title_full A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva
title_fullStr A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva
title_full_unstemmed A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva
title_sort A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva
author Longhi, Armindo Jose
author_facet Longhi, Armindo Jose
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goergen, Pedro Laudinor, 1944-
Goergen, Pedro Laudinor, 1944-
Nunes, Cesar Aparecido
Mühl, Eldon Henrique
Siebeneichler, Flavio Beno
Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Longhi, Armindo Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Habermas, Jurgen, 1929-
Ação educativa
Linguagem
Discurso
Tipologia (Linguistica)
topic Habermas, Jurgen, 1929-
Ação educativa
Linguagem
Discurso
Tipologia (Linguistica)
description Orientador: Pedro Laudinor Goergen
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538
LONGHI, Armindo Jose. A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas: uma abordagem reflexiva. 2005. 173p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LONGHI, Armindo Jose. A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas: uma abordagem reflexiva. 2005. 173p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/346507
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
173p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188927084429312