A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538 |
Resumo: | Orientador: Pedro Laudinor Goergen |
id |
UNICAMP-30_2229b94bc4c9c11c2a0eeeef80b03b45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::346507 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexivaHabermas, Jurgen, 1929-Ação educativaLinguagemDiscursoTipologia (Linguistica)Orientador: Pedro Laudinor GoergenTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho pretende examinar a ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo e tem como objetivo identificar o tipo de ação produzida pela interação professor-aluno no contexto da instituição escolar. O estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica e o referencial teórico é a obra de Jürgen Habermas. Busca analisar o conceito de agir comunicativo sob o aspecto da linguagem e do discurso. Define competência comunicativa. Analisa a linguagem como o meio gerador do agir comunicativo, o entendimento como o meio gerador do consenso e as pretensões de validade. Explicita o conceito de discurso e a sua legitimidade é obtida mediante o uso de regras procedimentais. Pretende aplicar o referencial teórico na análise da ação educativa. Busca localizar simbolicamente a instuição escolar na inter-relação entre os conceitos de sistema e mundo da vida. Apresenta uma tipologia das ações educativas realizadas nas instituições sociais. Descreve os contextos de interação das relações funcionais, das interações entre os membros adultos da instituição escolar, das interações entre adultos e alunos, e das interações entre os próprios alunos. Expõem as relações entre os tipos de ações realizadas na escola e o saber neles materializado, a forma de argumentação utilizada, o modelo de racionalidade existente e o modo como se manifestam nos contextos educacionais. O agir comunicativo comprende aquelas ações orientadas para o entendimento e o agente é o sujeito competente lingüisticamente para agir na busca do consenso. A ação educativa compreende as ações intencionais cuja finalidade (imediata ou futura) é a formação do aluno, segundo os critérios de uma teoria crítica da educação e os agentes são os profissionais integrantes da comunidade escolar. A interação professor-aluno é assimétrica e deve estar intencionalmente orientada para a formação do aluno. A escola, entendida como um contexto social e historicamente determinado, por um lado, cumpre a função sistêmica quando realiza ações orientadas para o produto e, por outro, cumpre a função simbólica quando realiza ações orientadas para o entendimentoAbstract: The present work intends to examine the educational action in the perspective of the theory of acting talkative having as objective to identify the kind of action produced by the interaction teacher-student in the context of the teaching institution. The study is the result of a bibliographical research and the theoretical referencial is based on Jürgen Habermas work. It looks for to analyze the concept of acting talkative on the aspect of the language and of the speech. It defines talkative competence. It analyzes the language as the generator way of the acting talkative, the understanding as the generator way of the consent and the validity pretenses. It explicit the speech concept and its legitimacy is obtained with of the use of proceeding rules. It intends to apply the theoretical referencial in the analysis of the educational action. It looks for to locate by symbols the school institution in the interrelation between the concepts system and world of the life. It presents a typology of the educational actions accomplished in the social institutions. It describes the contexts of interaction of the functional relationships, of the interactions among the adult members of the school institution, of the interactions among adults and students, and of the interactions among the own students. It exposes the relationships among the types of actions accomplished in the school and the knowledge in them materialized, the way of argumentation used, the model of existent rationality and the way as they show in the educational contexts. It acting talkative comprehends those actions guided for the understanding and the agent is linguistically the competent subject to act in the search of the consent. The educational action embraces the intentional actions whose purpose (immediate or future) is the student's formation, according to the criteria of a critical theory of the education and the agents are the school community's professionals members. The interaction teacher-student is asymmetric and must be intentionally guided to the student's formation. The school, understood as a social and historically determinated context, on one side, executes the systemic function when it accomplishes actions guided for the product and, for other side, it executes the symbolic function when it accomplishes actions guided for the understandingDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Goergen, Pedro Laudinor, 1944-Goergen, Pedro Laudinor, 1944-Nunes, Cesar AparecidoMühl, Eldon HenriqueSiebeneichler, Flavio BenoSanchez Gamboa, Silvio AncisarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLonghi, Armindo Jose20052005-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf173p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538LONGHI, Armindo Jose. A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas: uma abordagem reflexiva. 2005. 173p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/346507porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:15:21Zoai::346507Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:15:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva |
title |
A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva |
spellingShingle |
A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva Longhi, Armindo Jose Habermas, Jurgen, 1929- Ação educativa Linguagem Discurso Tipologia (Linguistica) |
title_short |
A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva |
title_full |
A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva |
title_fullStr |
A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva |
title_full_unstemmed |
A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva |
title_sort |
A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas : uma abordagem reflexiva |
author |
Longhi, Armindo Jose |
author_facet |
Longhi, Armindo Jose |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goergen, Pedro Laudinor, 1944- Goergen, Pedro Laudinor, 1944- Nunes, Cesar Aparecido Mühl, Eldon Henrique Siebeneichler, Flavio Beno Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longhi, Armindo Jose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habermas, Jurgen, 1929- Ação educativa Linguagem Discurso Tipologia (Linguistica) |
topic |
Habermas, Jurgen, 1929- Ação educativa Linguagem Discurso Tipologia (Linguistica) |
description |
Orientador: Pedro Laudinor Goergen |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-02-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538 LONGHI, Armindo Jose. A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas: uma abordagem reflexiva. 2005. 173p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) LONGHI, Armindo Jose. A ação educativa na perspectiva da teoria do agir comunicativo de Jurgen Habermas: uma abordagem reflexiva. 2005. 173p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/346507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 173p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188927084429312 |