Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otsuka, Joice Lee, 1972-
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603213
Resumo: Orientador: Heloisa Vieira da Rocha
id UNICAMP-30_228a0d2dfd3214ca42b735518bbdde6f
oai_identifier_str oai::373679
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaDMulti-agent model to formative assessment support at learningEnsino a distânciaAvaliaçãoAgentes inteligentes (Software)Distance educationAssessmentIntelligent agents (Software)Orientador: Heloisa Vieira da RochaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ComputaçãoResumo: A Comunicação Mediada por Computador (CMC) introduziu novas possibilidades à Educação a Distância (EaD), favorecendo a adoção de abordagens inovadoras de ensino-aprendizagem, mais centradas no aluno, na interação, na colaboração, na reflexão e na construção do conhecimento. Novas possibilidades foram introduzidas também à avaliação a distância, sendo possível a passagem de uma abordagem de avaliação tradicional baseada em testes cumulativos para uma avaliação mais formativa e alinhada com essas novas abordagens pedagógicas. As avaliações formativas a distância podem ser realizadas por meio do acompanhamento e orientação contínuos das participações dos aprendizes ao longo de desenvolvimento de atividades de aprendizagem nos ambientes de EaD, tendo como objetivo apoiar os processos de aprendizagem em andamento e a abordagem pedagógica adotada. Experiências práticas com avaliação formativa em cursos a distância baseados em atividades de aprendizagem colaborativas e construcionistas têm revelado uma especial importância por favorecer a percepção do comportamento dos aprendizes e a identificação de problemas mesmo a distância, possibilitando uma orientação mais efetiva das aprendizagens em andamento, mesmo a distância. No entanto, a maioria dos ambientes de EaD atual não oferece recursos apropriados para o apoio a esta forma de avaliação, restringindo-se ao registro das interações decorrentes das atividades de aprendizagem desenvolvidas ao longo do curso. Assim, esse processo de avaliação demanda muito trabalho e tempo do professor no acompanhamento, análise e orientação das participações dos alunos, o que consiste num dos principais problemas da avaliação formativa, seja ela presencial ou a distância. Esta tese de doutorado defme um modelo de suporte à avaliação formativa para ambientes de EaD com o objetivo de reduzir os custos e favorecer a adoção desta modalidade de avaliação. O modelo é fundamentado nas pesquisas e recomendações para avaliações formativas de Perrenoud [2001] e Hadji [2001] e também em experiências práticas com avaliação formativa em cursos a distância baseados em atividades de aprendizagem colaborativas e construcionistas. A solução tecnológica é baseada em um sistema multiagente (SMA) que provê suporte para à avaliação formativa em ambientes de EaD, por meio da exploração da possibilidade de registro e posterior análise de todas as interações que ocorrem nos cursos a distância. O modelo atua em duas frentes complementares: (1) apoiando o planejamento detalhado de atividades de aprendizagem a serem avaliadas, bem como a regulação das participações nessas atividades planejadas (por meio de notas e comentários); e (2) reduzindo a quantidade de informação a ser analisada, ajudando o formador na recuperação e análise de dados relevantes para a regulação das participações nas atividades planejadas, de acordo com os critérios de avaliação defmidos no planejamento de cada atividade de aprendizagemAbstract: The Computer Mediated Communication (CMC) has introduced new possibilities to the Distance Education, making possible the adoption of innovative learner-centered pedagogical approaches based on interaction, collaboration, reflexion and knowledge construction. New possibilities has also been introduced to the online assessment, from traditional assessment, based on cumulative question and tests, to a more formative assessment aligned to these new pedagogical approaches. The online formative assessment is based on the continuous monitoring and regulation of leamer participation throughout the learning activities development, aiming to support the learning process based on the adopted pedagogical approaches. The experience in online courses based on collaborative and constructionist learning activities and on these activities formative assessment has revealed that this assessment approach is even more important in Distance Education, since it helps on the learners' behaviour perception as well as on the problems identification, making possible more effective advice in the . time of learning process, even at distance. Nevertheless, nowadays most Leaming Management Systems (LMSs) does oot present features designed to help this assessmeot approach. Thus, the educators need to take extra steps to monitor, to analyse and to advise the learning processo This scenario has been the maio problem of formative assessment, at face-to-face as well as at distance practices. This doctoral thesis proposes a Formative Assessment Support Model for LMSs, aiming to reduce the formative assessment costs. This model is based on Perreooud's [1999] and Hadji's [2001] researches and recommeodations to formative assessmeot and 00 our previous practices in online formative assessmeot based 00 collaborative and coostructionist learning activities. The technological support is based on a multiagent system (MAS) that provides support to formative assessmeot in LMSs, exploring the possibility of saving alI interactions in online courses for later analysis. The model acts 00 two complemeotary ways: (1) by supporting the planning of learning activities to be assessed as well as by supporting the educator 00 these activities participation regulation (grades and comments); (2) by reducing the amount of information to be analysed, helping the educator 00 relevant information recovery and analysis. for participation regulatioo, according to the criteria defined at each learning activity assessmeot planningDoutoradoDoutor em Ciência da Computação[s.n.]Rocha, Heloisa Vieira da, 1954-Tarouco, Liane Margarida RockenbachMagalhães, Léo PiniRicarte, Ivan Luiz MarquesBaranauskas, Maria Cecilia CalaniGomide, AnamariaWainer, JacquesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOtsuka, Joice Lee, 1972-20062006-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf195p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603213OTSUKA, Joice Lee. Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD. 2006. 195p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603213. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373679porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:37:04Zoai::373679Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:37:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD
Multi-agent model to formative assessment support at learning
title Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD
spellingShingle Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD
Otsuka, Joice Lee, 1972-
Ensino a distância
Avaliação
Agentes inteligentes (Software)
Distance education
Assessment
Intelligent agents (Software)
title_short Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD
title_full Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD
title_fullStr Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD
title_full_unstemmed Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD
title_sort Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD
author Otsuka, Joice Lee, 1972-
author_facet Otsuka, Joice Lee, 1972-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Heloisa Vieira da, 1954-
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Magalhães, Léo Pini
Ricarte, Ivan Luiz Marques
Baranauskas, Maria Cecilia Calani
Gomide, Anamaria
Wainer, Jacques
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Otsuka, Joice Lee, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Avaliação
Agentes inteligentes (Software)
Distance education
Assessment
Intelligent agents (Software)
topic Ensino a distância
Avaliação
Agentes inteligentes (Software)
Distance education
Assessment
Intelligent agents (Software)
description Orientador: Heloisa Vieira da Rocha
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-08-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603213
OTSUKA, Joice Lee. Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD. 2006. 195p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603213. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OTSUKA, Joice Lee. Modelo de suporte a avaliação formativa baseado em Sistemas Multiagentes para Ambientes de EaD. 2006. 195p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603213. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1603213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/373679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
195p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188949754642432