Contrução de paginas Web : depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maltempi, Marcus Vinicius, 1968-
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589530
Resumo: Orientadores: Jose Armando Valente, Beatriz Mascia Daltrini
id UNICAMP-30_22e50dce1509e218f52d755b9ae032a1
oai_identifier_str oai::204303
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Contrução de paginas Web : depuração e especificação de um ambiente de aprendizagemInformáticaEducaçãoSites da WebSistemas especialistas (Computação)Orientadores: Jose Armando Valente, Beatriz Mascia DaltriniAnexo um CD-ROMTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: Esta tese tem como temas principais a depuração de páginas Web em um ambiente de ensino-aprendizagem e a proposta de uma ferramenta computacional de apoio à atividade de construção de páginas Web. Baseado nas abordagens pedagógicas do Construcionismo e da Aprendizagem Via Design foi feito um estudo experimental com alunos de 5a e 6a séries do Ensino Fundamental para a análise do processo de construção de páginas Web. Neste estudo foram avaliadas diversas atividades idealizadas para fomentar a depuração das páginas construídas. Estas foram realizadas com a participação dos alunos, investigador e toda comunidade escolar. A atividade de depurar páginas Web mostrou-se necessária e complexa, uma vez que os alunos tendiam a desenvolver suas páginas de maneira linear, sem revisar o que já haviam feito (layout e/ou conteúdo). A complexidade se deve à subjetividade inerente à tarefa, que requer bom senso na organização das informações apresentadas. O estudo realizado mostrou a importância da participação do aluno na escolha do tema do projeto a ser desenvolvido e a importância das atividades de depuração criadas, ambas para fomentar o engajamento do aluno na realização do projeto. As atividades de depuração mais eficientes foram aquelas que exigiam dos alunos uma apresentação de suas idéias e trabalho, possibilitando um feedback externo dado por outros alunos, pais, professores e pessoas desconhecidas. Este feedback foi feito tanto de forma presencial como não presencial, com resultados positivos em ambos os casos, dependendo do aluno. Os resultados obtidos com o estudo permitiram a especificação de uma ferramenta computacional que, utilizada em conjunto com as atividades de depuração avaliadas, poderão auxiliar os alunos no complexo processo de criar e depurar páginas Web. Esta ferramenta é um sistema especialista acionado pelo aluno, que tem como objetivo fomentar a reflexão e a depuração de idéias. As teorias que deverão nortear todo o desenvolvimento do sistema são as do Construcionismo e do Design Centrado no AprendizAbstract: This thesis analyses the debugging of Web pages in a teaching-learning environment and proposes a computational tool to support the Web page design activity. Based on the pedagogic theories of Constructionism and of Learning Through Design the Web page design process was analyzed in an experimental study with sixth and seventh grade students. In this study several activities idealized to foment the debugging of the designed pages were evaluated. These activities involved the students, the primary investigator and the entire school community. The Web page debugging activity was shown to be necessary and complex, because the students tended to develop their pages in a linear fashion, instead of branched, and failed to revise what they had already done (layout and/or content). The complexity is due to the inherent subjectivity of the task, which requires sensitivity in the organization of the presented information. The study shows the importance of the participation of the student in the choice of the theme of the project to be developed and the importance of the debugging activities created, in order to encourage the student's engagement in the project. The most efficient debugging activities were those that required the students to present their ideas and work, in order to receive external feedback from other students, parents, teachers and anonymous evaluators. This feedback was provided face-to-face and online, with positive results in both cases, depending on the student. The results obtained in the study allowed the specification of a computational tool that, used together with the evaluated debugging activities, can aid students in the complex process of Web pages debugging. This tool is an expert system used by the student, which aims to stimulate reflection and the debugging of ideas. The development of the system is based upon the theories of Constructionism and Learner-Centered DesignDoutoradoEngenharia de ComputaçãoDoutor em Engenharia Elétrica[s.n.]Valente, José Armando, 1948-Daltrini, Beatriz Mascia, 1947-Ricarte, Ivan Luiz MarquesBaranauskas, Maria Cecilia CalaniNunes, Maria das Graças VolpeMoran, José ManuelAlmeida, Fernando Jose deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMaltempi, Marcus Vinicius, 1968-20002000-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf186 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589530MALTEMPI, Marcus Vinicius. Contrução de paginas Web: depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem. 2000. 186 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589530. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/204303porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:17:35Zoai::204303Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:17:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contrução de paginas Web : depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem
title Contrução de paginas Web : depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem
spellingShingle Contrução de paginas Web : depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem
Maltempi, Marcus Vinicius, 1968-
Informática
Educação
Sites da Web
Sistemas especialistas (Computação)
title_short Contrução de paginas Web : depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem
title_full Contrução de paginas Web : depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem
title_fullStr Contrução de paginas Web : depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem
title_full_unstemmed Contrução de paginas Web : depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem
title_sort Contrução de paginas Web : depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem
author Maltempi, Marcus Vinicius, 1968-
author_facet Maltempi, Marcus Vinicius, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, José Armando, 1948-
Daltrini, Beatriz Mascia, 1947-
Ricarte, Ivan Luiz Marques
Baranauskas, Maria Cecilia Calani
Nunes, Maria das Graças Volpe
Moran, José Manuel
Almeida, Fernando Jose de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Maltempi, Marcus Vinicius, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Informática
Educação
Sites da Web
Sistemas especialistas (Computação)
topic Informática
Educação
Sites da Web
Sistemas especialistas (Computação)
description Orientadores: Jose Armando Valente, Beatriz Mascia Daltrini
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589530
MALTEMPI, Marcus Vinicius. Contrução de paginas Web: depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem. 2000. 186 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589530. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MALTEMPI, Marcus Vinicius. Contrução de paginas Web: depuração e especificação de um ambiente de aprendizagem. 2000. 186 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589530. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/204303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
186 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188843206737920