Motricidade humana : aproximações filosoficas sobre a corporeidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo Junior, Wilson do
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600291
Resumo: Orientador: Silvio Ancizar Sanches Gamboa
id UNICAMP-30_2356e9b43f40c347a1f37ce12ba79fd8
oai_identifier_str oai::344450
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Motricidade humana : aproximações filosoficas sobre a corporeidadeEducação físicaCorporeidadeMotricidade humanaFilosofiaPhysical educationCorporalityHuman motricityPhylosophyOrientador: Silvio Ancizar Sanches GamboaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoResumo: O discurso sobre a motricidade humana ainda oferece ampla possibilidade de debate, pois, embora tenha gerado no campo da Educação Física um conjunto de significados das práticas corporais na cultura contemporânea, esse discurso parece ter dado maior ênfase às questões sobre o corpo e movimento humano inseridas no conceito amplo de Educação Física. Entendemos que as práticas corporais somam um conjunto de atividades que ultrapassam os limites disciplinares do fazer educação física, quando tomadas no contexto da formação de conceitos sobre a corporeidade. Para que essa dinâmica conceitual esteja mais próxima da Educação Física e, junto a ela, possa contribuir para o aprimoramento da identidade da área, propomos uma reflexão com base numa filosofia que traga a corporeidade e a motricidade como conceitos importantes para a visão prática da Educação Física. Considerando que a discussão sobre Educação Física, ou sua referência à questão da motricidade humana, ainda contém os impactos das abordagens biológicas e culturais como atividades excludentes, vemos neste trabalho a possibilidade de: a) aprofundar a questão da Educação Física dentro de uma visão políssêmica - a definição de termos como ginástica, educação física e ciência da motricidade humana como conceitos que se entrelaçam, porém que, às vezes, se confundem diante de diferentes análises; b) desenvolver a compreensão da Educação Física como uma atividade cultural cuja referência à corporeidade requer a presença da reflexão filosófica; c) aproximar a Filosofia da Educação Física, sobretudo, considerar a contribuição de Merleau-Ponty na compreensão do conteúdo que sustenta a visão da prática na área da Educação Física. Como resultado dessa abordagem entre a questão da corporeidade e a Educação Física, destacamos: a) a necessidade de um inter-relacionamento entre a ciência e a filosofia para fortalecer o embasamento interdisciplinar entre o sentido da prática' da Educação Física e a visão cultural de seus conteúdos; b) a contribuição da filosofia neste caso, do pensamento de Merleau-Ponty - que poderá enriquecer esses conceitos sem ferir a tradição da área, trazendo novas dimensões ao discurso sobre a prática; c) a necessidade de potencializar o professor, oferecendo instrumentos de reflexão, para desenvolver projetos de Educação Física, entendendo-a como uma atividade inserida dentro de outras dimensões da cultura, como as artes, a ciência e a filosofiaAbstract: The speech about human "motricidade" seems to have inspired the cultural legacy of Physical Education. Although very explored in the academic field the term "human motricidade" is still inconsistent and has not achieved a real concept that could justify the relevance of the term, to the point of inspiring values revolutions and behavioral changes. The human "motricidade" is an structural concept, a meaningful set that is attributed to the practical dynamic of Physical Education and to everything it represents in contemporary reality. The contemporary culture seems to give sense to the questions about body and human movement whose performance is in the concept of Physical Education. If one understands that corporeal activities compound a set of activities and, from them a knowledgeable body that compound a discipline, it seems that "to do Physical Education" became cultural. Thus it seems that the speech about physical activities practice, mainly the human body, get some strength in meaning. In order for this conceptual dynamic be legitimated and acquire identity, we propose a philosophic approach and a broad discussion about the language in which the relation between body and human "motricidade" are been treated. Considering that some scientific arguments with strong tendency to biological approaches, whose language is part of the tradition of the projects about Physical Education and human movement we believe it is important to deal with the following topics: a) the question about the polyssemy of the point of view of the terminology within a philosophical view; b) the contribution of philosophy - Merlau-Ponty's thoughts - it can enrich concepts without harming the disciplinary tradition and bring new dimensions to the speech about practice; c) the criticism about the view of science in the world and its relation with Physical Education concepts as a cultural activity; d) the question about language as a view yet with low treatment within Physical Education concepts as an activity that belongs to general culture; e) a discussion about a possible philosophy that comes to give identity to the Physical Education as cultural and with as an anthropology of the practices. As a result from these approaches we observe how important is the reflection about these topics and mainly the anthropologic pertinent relationship between the culture of body and motion for man We highlight: a) an interdisciplinary background is needed in order to form a knowledgeable body that allows for Physical Education activities to became cultural practices and that they can make sense with other languages; b) the philosophy and language can alter concepts without injure or interfere in tradition and practice speech; c) it is necessary to involve the instructor, giving him reflection instruments, mainly giving strength to the concepts about Physical Education projects as a pedagogy for the totality of the human being d) to the Physical Education independently of the common used term, its the structure and its content is already inserted, although invisible, within others cultural entities together with the arts, the science, the philosophy and the religion. Inside this conclusion, one can continue the Physical Education project, philosophy and language. In this particular case we have seen that there is more sense and knowledge strength in Physical Education than we could think of. In theory or practice, to the subject or to the object, to the material or to the spirit, to the thoughts and to the forms, ali is added, and even against ideologies, educations and pedagogies it is important to make the professor an everlasting legislator of himself and of his students. To the body and to human "motricidade" a little bit of philosophy and a lot of other languagesDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-Nunes, Cesar AparecidoGallo, Silvio Donizetti de OliveiraMachado, Afonso AntônioAguiar, Carmem MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarmo Junior, Wilson do20052005-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf145p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600291CARMO JUNIOR, Wilson do. Motricidade humana: aproximações filosoficas sobre a corporeidade. 2005. 145p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600291. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344450porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:13:55Zoai::344450Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:13:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motricidade humana : aproximações filosoficas sobre a corporeidade
title Motricidade humana : aproximações filosoficas sobre a corporeidade
spellingShingle Motricidade humana : aproximações filosoficas sobre a corporeidade
Carmo Junior, Wilson do
Educação física
Corporeidade
Motricidade humana
Filosofia
Physical education
Corporality
Human motricity
Phylosophy
title_short Motricidade humana : aproximações filosoficas sobre a corporeidade
title_full Motricidade humana : aproximações filosoficas sobre a corporeidade
title_fullStr Motricidade humana : aproximações filosoficas sobre a corporeidade
title_full_unstemmed Motricidade humana : aproximações filosoficas sobre a corporeidade
title_sort Motricidade humana : aproximações filosoficas sobre a corporeidade
author Carmo Junior, Wilson do
author_facet Carmo Junior, Wilson do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-
Nunes, Cesar Aparecido
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Machado, Afonso Antônio
Aguiar, Carmem Maria
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo Junior, Wilson do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Corporeidade
Motricidade humana
Filosofia
Physical education
Corporality
Human motricity
Phylosophy
topic Educação física
Corporeidade
Motricidade humana
Filosofia
Physical education
Corporality
Human motricity
Phylosophy
description Orientador: Silvio Ancizar Sanches Gamboa
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600291
CARMO JUNIOR, Wilson do. Motricidade humana: aproximações filosoficas sobre a corporeidade. 2005. 145p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600291. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CARMO JUNIOR, Wilson do. Motricidade humana: aproximações filosoficas sobre a corporeidade. 2005. 145p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600291. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344450
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
145p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188925454942208