Concepções alternativas nas questões sobre circuitos elétricos do ENEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/4413 |
Resumo: | Orientador: Maurício Urban Kleinke |
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Concepções alternativas nas questões sobre circuitos elétricos do ENEMAlternative frameworks in ENEM's questions about electrical circuitsExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)Concepções alternativasCircuitos elétricosNational Secondary Education Examination (Brazil)Alternative conceptionsElectric circuitsOrientador: Maurício Urban KleinkeDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: A investigação das concepções alternativas (CA) é uma das frentes de pesquisa em ensino de ciências que mais evoluiu nas últimas décadas, havendo uma grande quantidade de trabalhos estudando-as e mapeando-as. Entretanto, também é bastante presente na literatura a forte resistência à mudança das CA nos processos escolares de aprendizagem. Sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a maior avaliação de larga escala brasileira a respeito da aprendizagem dos alunos concluintes do Ensino Médio, investigamos se, após quase meio século de discussões sobre as concepções alternativas, tais alunos ainda assinalam alternativas de resposta induzidas por CA nos itens sobre circuitos elétricos do ENEM presentes nas provas aplicadas entre 2009 e 2018? Além disso, também procuramos compreender como o uso de tais concepções e a natureza desses itens atuam na seleção dos candidatos a terem acesso ao Ensino Superior e na avaliação das di?culdades sobre circuitos dos concluintes do Ensino Médio. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualiquantitativa, na qual utilizamos índices estatísticos da Teoria Clássica de Testes, elaborados a partir dos microdados das aplicações do ENEM disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e nos apoiamos em referenciais de concepções alternativas sobre circuitos elétricos (CACE). Os dados foram analisados tomando por referência três grupos de candidatos de?nidos em função da escolaridade de ambos os pais. Os resultados sugerem que concepções alternativas estão presentes nas respostas de alunos de todos os estratos sociais, denunciando uma de?ciência no ensino e na aprendizagem de circuitos elétricos na educação básica como um todo. Entretanto, concluintes cujos pais cursaram apenas até o Ensino Fundamental ou Médio demostraram uma di?culdade muito maior em conceitos básicos sobre o funcionamento dos circuitos se comparados aos alunos cujos pais cursaram Ensino Superior. No que tange à natureza dos itens, as questões de resolução conceitual demonstram muito potencial para avaliar as CACE dos estudantes. Já as de resolução algébrica, se bem construídas, revelaram-se úteis na identi?cação de uma série de CACE quando envolvem diagramas de circuitos; entretanto, os itens puramente algébricos, voltados à avaliação de habilidades com aplicação e manipulação de equações, mostraram-se reforçar a manutenção da desigualdade social na seleção dos candidatos, enquanto propiciam poucas informações a respeito do domínio dos alunos sobre o conteúdo de circuitos. Se admitirmos uma preferência do ENEM em elaborar as provas com itens de di?culdade elevada (mesmo que na contramão do recomendado por psicometristas), então itens de resolução conceitual com distratores pautados em fortes concepções alternativas podem atuar no sentido de selecionar os candidatos com maior domínio sobre o conteúdo, ao mesmo tempo que podem melhor avaliar o entendimento dos concluintes do Ensino Médio a respeito de circuitos elétricosAbstract: The investigation about alternative frameworks (AF) is one of the most developed research areas on science education in recent decades, with a large amount of studies investigating and mapping them. However, the strong resistance to change AF in school learning processes is also very known in literature. Being the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) the largest Brazilian standardized test being used to investigate high school graduates learning, we want to study whether, after nearly half of a century of discussions about alternative frameworks, do such students still answer ENEM’s questions about electrical circuits, applied between 2009 and 2018, induced by AF? Futhermore, we additionally investigated how the use of such conceptions and the nature of these items act selecting candidates to access higher education and getting information about high school graduates di?culties in circuits. For that, we conducted a qualitative and quantitative research, using statistical indexes of the Classical Test Theory, elaborated from ENEM’s applications microdata, provided by Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), and basing on the literature that discuss alternative frameworks about electrical circuits (AFEC). We investigated three groups of candidates de?ned according to the education level of both parents. The results suggest that alternative frameworks are present in students’ answer from all social strata, denouncing a de?ciency in teaching and learning of electrical circuits in Brazilian basic education as a whole. However, students whose parents only attended elementary or high school showed a much greater di?culty in circuit’s basic concepts compared to those whose parents attended university. Regarding the nature of the items, conceptual resolution questions demonstrate a high potential for assessing students’ AFEC. Algebraic resolution questions, if well constructed, proved useful in identifying some AFEC when involving circuit diagrams; however, purely algebraic items, aimed at assessing skills about the application and manipulation of equations, have been shown to reinforce the maintenance of social inequality in candidates’ selection, while providing little information about students’ understanding of electric circuits. If we admit a preference of ENEM to elaborate the tests with high di?culty questions (even if psychometrists recommend otherwise), then questions with conceptual resolution whose distractors are based on strong alternative frameworks can act in order to select the candidates with greater dominance over content while, at the same time, can better assess high school graduates’ understanding of electrical circuitsMestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestra em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88882.435442/2019-01[s.n.]Kleinke, Maurício Urban, 1958-Peres, Anne Louise ScarinciMegid Neto, JorgeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNakamura, Tayna Mioni, 1995-20202020-02-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (171 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4413NAKAMURA, Tayna Mioni. Concepções alternativas nas questões sobre circuitos elétricos do ENEM. 2020. 1 recurso online (171 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4413. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243119Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-07T15:54:42Zoai::1243119Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-07T15:54:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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