Educação às moscas : cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul Sartre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Marcos Ribeiro de, 1976-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613694
Resumo: Orientador: Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo
id UNICAMP-30_241a7b603939e5f2ed99f046950c6968
oai_identifier_str oai::779277
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação às moscas : cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul SartreEducation to the flies : scenery for education of situations in Jean-Paul SartreSartre, Jean-Paul, 1905-1980EducaçãoLiberdadeEducationFreedomSituation of educationOrientador: Sílvio Donizetti de Oliveira GalloDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente dissertação é uma investigação bibliográfica, tendo como objetos de estudos as obras de Sartre, O Ser e o Nada, um texto filosófico, e As Moscas, uma peça teatral. Delimita-se o foco em apresentar a relação entre Filosofia e Teatro dentro do cenário da educação no que tange ao projeto sartreano de pensar a condição humana na sua existência radical, contingente e engajada no mundo. A atenção recai sobre o problema da subjetividade, caracterizada não como algo fechado em si mesmo marcando de maneira substancial o sujeito, influenciando de maneira considerável a construção conceitual da educação. Outrossim, volta-se para uma subjetividade destituída de ser, numa abertura para a própria situação existencial, fazendo de Sartre um herdeiro subversivo, tanto da filosofia moderna como das bases fundamentais da educação herdadas dessa modernidade e que são apontadas como fator primordial da crise educacional atual. O fio condutor dessa investigação está amarrado ao conceito de liberdade elaborado por Sartre na descrição teórica d'O Ser e o Nada, definida como autonomia da escolha e na concretude prática apresentada na dramaturgia d'As Moscas, que encena a concepção da tragédia da liberdade, compreendendo, assim, a liberdade que não se caracteriza de forma abstrata, mas que se concretiza na ação dentro de situação existencial e histórica. O objetivo dessa dissertação é descrever a possibilidade de se pensar uma educação a partir do pensamento sartreano, na compreensão sobre a condição humana entendida como liberdade de ação, na criação de sentidos numa relação com o mundo, na perspectiva de apontar para o cenário de uma educação de situações. Uma educação criada no improviso de uma atuação livre e engajada com a própria situação do ser no mundo pela qual se compromete e se torna responsável. Uma educação de situações que atue na existência sem se perder na fala de um monólogo solipsista muito menos se dissipar no enredo de um altruísmo alienante. Uma educação de situações - entendida como a liberdade de criar-se a si mesmo, de maneira autêntica, enquanto ser no mundo engajado com a própria situação existencial e histórica.Abstract: This is a research based on literature, and its objects of study are two works by Sartre, Being and Nothingness, a philosophical text, and The Flies, a play. Our main objective is to present the relationship between Philosophy and Theatre in the field of education in respect to the Sartrean project of thinking the human condition as radically contingent and engaged existences in the world. There is attention to the problem of subjectivity, characterized not as something closed in itself, affecting the subject in a substantial way, influencing the conceptual construction of education considerably. Also, we turn to the subjectivity devoid of being, in an opening for each existential situation, and this makes Sartre a subversive heir of much of modern philosophy and of the foundational bases of the modern education legacy, which have been identified as one of the major causes of the current educational crisis. The base line of this research is tied to the concept of freedom, which was drawn up by Sartre in the theoretical description of his Being and Nothingness, defined as freedom of choice, and in the reality presented in the play The Flies, which stages the concept of the tragedy of freedom, the freedom that is not characterized in the abstract, but which is actualized in action within the historical and existential situation. The objective of this dissertation is to describe the possibility of considering an education from the Sartrean thought, from the perspective of the human condition understood as freedom of action, in creating meanings in relationship with the world, pointing to a potential education of situations. An education established in the event of free performance, and engaged with the actual situation of being in the world, when one becomes committed and responsible. An education of situations that affects existences without getting lost in a solipsistic monologue and especially in a plot of alienating altruism. An education of situations - understood as the freedom of authentically creating oneself, as a being engaged in the world within his or her own historical and existential situation.MestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-Danelon, MarcioGoto, Roberto AkiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantana, Marcos Ribeiro de, 1976-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613694SANTANA, Marcos Ribeiro de. Educação às moscas: cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul Sartre. 2010. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613694. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779277porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:04:13Zoai::779277Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:04:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação às moscas : cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul Sartre
Education to the flies : scenery for education of situations in Jean-Paul Sartre
title Educação às moscas : cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul Sartre
spellingShingle Educação às moscas : cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul Sartre
Santana, Marcos Ribeiro de, 1976-
Sartre, Jean-Paul, 1905-1980
Educação
Liberdade
Education
Freedom
Situation of education
title_short Educação às moscas : cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul Sartre
title_full Educação às moscas : cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul Sartre
title_fullStr Educação às moscas : cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul Sartre
title_full_unstemmed Educação às moscas : cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul Sartre
title_sort Educação às moscas : cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul Sartre
author Santana, Marcos Ribeiro de, 1976-
author_facet Santana, Marcos Ribeiro de, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira, 1963-
Danelon, Marcio
Goto, Roberto Akira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Marcos Ribeiro de, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Sartre, Jean-Paul, 1905-1980
Educação
Liberdade
Education
Freedom
Situation of education
topic Sartre, Jean-Paul, 1905-1980
Educação
Liberdade
Education
Freedom
Situation of education
description Orientador: Sílvio Donizetti de Oliveira Gallo
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613694
SANTANA, Marcos Ribeiro de. Educação às moscas: cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul Sartre. 2010. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613694. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613694
identifier_str_mv SANTANA, Marcos Ribeiro de. Educação às moscas: cenário para uma "educação de situações" em Jean-Paul Sartre. 2010. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613694. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
145 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189043642040320