O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Maria Cecília dos Santos, 1953-
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588513
Resumo: Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
id UNICAMP-30_24ff18b0cbfd2f8efda8f4adc5dd30a4
oai_identifier_str oai::186699
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeiraLíngua inglesa - Estudo e ensinoEtnologiaSociolinguísticaLivros didáticosOrientador: Marilda do Couto CavalcantiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho é resultado de um estudo etnográfico sobre a construção da relação aluno-instruções para a realização de atividades do livro-didático (LD) na ,interação em sala de aula de língua estrangeira (LE). Ele foi concebido por esta professora-pesquisadora a partir da sua experiência profissional e do seu desejo de compreender melhor a própria prática e se aprimorar através da reflexão. Os registros para o trabalho foram coletados em uma classe de uma universidade pública paulista, em que os alunos estavam iniciando o curso de inglês como LE. A Etnografia Escolar, de Frederik Erickson, orientou a coleta e preparação dos registros para análise. O arcabouço teórico delimitado para análise compreendeu construtos da Sociolingüística Interacional; subsídios de outras áreas, como a Antropologia e a Psicologia Cognitivas e a Metodologia de Ensino de Línguas na Lingüística Aplicada, foram incorporados, na medida em que a complexidade da pergunta de pesquisa exigiu que se expandisse o arcabouço teórico. Dentre os registros do corpus, foram escolhidas atividades que fossem representativas da abordagem que os autores do LD advogavam para ele, e a realização dessas atividades foi focalizada à luz do arcabouço teórico. A análise dos dados permitiu que se tivesse uma noção mais precisa da relevância das instruções para as atividades didáticas da aula de LE, e evidenciou algumas das características da interação que contribuíram para a construção da relação acima citada. A análise também permitiu delinear traços do LD, dos alunos e da professora que se configuraram durante a construção da interação. Os resultados desse estudo podem colaborar na compreensão da interação em sala de aula de LE e do papel do livro didático, dos alunos e da professora na interação. Há implicações para a elaboração de material didático e para a formação e o aperfeiçoamento de professores, uma vez que o trabalho constituiu um movimento da professora em direção ao auto-aperfeiçoamentoAbstract: The use of a textbook is often present in foreing language education when it takes place in formal settings, such as schools, universities and language schools. Therefore, the tasks in the textbook represent important teaching units in those contexts. This work results from an ethnographic study about the way students attribute meaning to the instructions for the textbook tasks in an English as a Foreing Language (EFL) setting. It was conceived by this author as a researcherteacher and motivated by professional experience and a desire for deeper understanding of one' s own practices in order to improve them by means of self reflection. The data were recorded in a beginners' class at a public university in the State of São Paulo, where students were starting an EFL course. School Ethnography, of Frederick Erickson, guided the recording and preparation of the registers for analyses. The theoretical framework selected for the analyses comprehended constructs from Interactional Sociolingustics; contributions from other areas, such as Cognitive Psychology, Cognitive Anthropology and Applied Linguistics's Methodology for Language Teaching were incorporated according to the complexity of the research questions. The tasks chosen for analysis were the ones that better represented the approach to language teaching advoccated by the authors and the performance of such tasks was analyzed by means of the theoretical framework. The analysis revealed the relevance of the instructions for the textbook taks, as well as some of the traits of the classroom interaction that contributed for the construction of the meaning of such instructions. The results of this study shed some light on the understanding of classroom interaction in university EFL-education, as well as the roles of the textbook, of the students and of the teacher in such interaction. There are implications for teaching-materials' design, for teachers' education and recyclingMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-Peterson, Ana Antonia de AssisSchmitz, John RobertUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFraga, Maria Cecília dos Santos, 1953-19992000-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf206p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588513FRAGA, Maria Cecília dos Santos. O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeira. 1999. 206p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588513. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186699porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:06:16Zoai::186699Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:06:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeira
title O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeira
spellingShingle O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeira
Fraga, Maria Cecília dos Santos, 1953-
Língua inglesa - Estudo e ensino
Etnologia
Sociolinguística
Livros didáticos
title_short O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeira
title_full O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeira
title_fullStr O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeira
title_full_unstemmed O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeira
title_sort O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeira
author Fraga, Maria Cecília dos Santos, 1953-
author_facet Fraga, Maria Cecília dos Santos, 1953-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavalcanti, Marilda do Couto, 1948-
Peterson, Ana Antonia de Assis
Schmitz, John Robert
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Maria Cecília dos Santos, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Etnologia
Sociolinguística
Livros didáticos
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Etnologia
Sociolinguística
Livros didáticos
description Orientador: Marilda do Couto Cavalcanti
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2000-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588513
FRAGA, Maria Cecília dos Santos. O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeira. 1999. 206p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588513. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FRAGA, Maria Cecília dos Santos. O lugar das instruções do livro didatico na interação em aula de lingua estrangeira. 1999. 206p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588513. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186699
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
206p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138346869456896