Modernidade, Educação e Alteridade : Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palanca, Nelson
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600299
Resumo: Orientador: Pedro Laudinor Goergen
id UNICAMP-30_257fb5c0a7931d07d8301eb985b34d3e
oai_identifier_str oai::344524
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Modernidade, Educação e Alteridade : Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogicoCivilização modernaFilosofiaTeoria críticaEducaçãoAlteridadeOrientador: Pedro Laudinor GoergenTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoResumo: Uma das principais características dos dias atuais é que, em diferentes campos do conhecimento, encontramos intelectuais promovendo um questionamento crítico da sociedade moderna. Pode-se dizer que este trabalho não foge a essa perspectiva, na medida em que contempla a intencionalidade de estender tais questionamentos a uma das principais instituições dessa sociedade: a educação. Com este intuito, no primeiro capítulo, procuramos explicitar alguns aspectos do que se convencionou chamar crise da modernidade, através da análise de questionamentos a ela dirigidos por alguns intelectuais - com ênfase especial nos da primeira geração da Escola de Frankfurt - que advogam a necessidade de uma superação dialética da teoria tradicional de conotação, fundamentalmente, iluminista. No segundo capítulo, voltamos a nossa atenção para a esfera pedagógica, observando que, tal como ocorreu com outras áreas do conhecimento humano na modernidade, a pedagogia procurou reconstruir a sua identidade passando a caracterizar-se como ¿ciência da educação¿; nesta condição afastou-se do eixo da filosofia e procurou estender ao processo educativo (formal) a sistematicidade e racionalidade, próprias da esfera científica. Assim delineada, integrou-se às modernas sociedades de consumo, no âmbito das quais, a educação passou a ser percebida como um empreendimento que comporta, prioritariamente, um caráter utilitário e funcional que, no nosso entender, não dignifica a condição humana. Diante desse cenário, no terceiro capítulo, nosso trabalho enfatiza a crítica dos frankurtianos Adorno e Horkheimer (especialmente o primeiro) à filosofia tradicional que, centrada no princípio da identidade, subsume o não-idêntico, o outro, ofuscando-o. Nesse contexto, destacamos que, no bojo das formulações que desenvolve, Adorno, via dialética negativa, abre condições para que o não-idêntico, o outro, escape à ofuscação que o constrange e, ao mesmo tempo, tentamos mostrar que a transposição desta perspectiva para o âmbito da educação (formal), ao nosso ver, pode criar condições para se pensar em um outro discurso pedagógico, na forma de um contra-discurso ao que está posto. Um ¿outro discurso pedagógico¿ capaz de promover o resgate do não-idêntico (o outro, a alteridade) que o discurso pedagógico contemporâneo excluiAbstract: One of the main features of the present times is that we find, in different fields of knowledge, intellectuals carrying out a critical examination of modern society. The present work is no exception, in as much as it is imbued with the intention of extending such examination to one of the main institutions of this society: the education. Bearing this in mind, in the first chapter we try to explicate some of the aspects of what is now called the crisis of modernity, making use of the analyses brought about by some thinkers ¿- with special emphasis on those of the first generation of the Frankfurt School ¿ who advocate the necessity of dialectically overcoming traditional theory, of connotation, fundamentally, related to the Enlightenment. In the second chapter, we turned our attention back to the pedagogic sphere, observing that, as it also happened in other areas of the human knowledge in the modernity, the pedagogy triede to reconstruct its identity by adopting fundaments of modernity, thus being characterized as "science of education". In this condition, it distanced itself from philosophy axis and tried to extend to the (formal) educational process the system-like workings and the rationality typical of scientific sphere. Delineated like this, integrated itself into modern consumer societies, inside which education started to be perceived as an enterprise endowed with an utilitarian and functional character, which, in our point of view, does not dignify human condition. In view of this scenario, in the third chapter, our work emphasizes the critique of the Frankfurt School thinkers Adorno and Horkheimer (especially the former) of traditional philosophy, which, based as it is on the principle of identity, subsumes the nonidentical, overshadowing it. In this context, we highlighted that the kernel of his formulations, Adorno opens the way, through negative dialectics, for the nonidentical, the other, to escape being obfuscated by that which constrains it and, at the same time, we tried to show that transposing this perspective into the realm of (formal) education may create conditions for us to think of another pedagogical discourse, a counter-discourse against the currently prevailing one. Na ¿other pedagogic speech¿ by means of which nonidentity (the other, the alterity) may be salvaged, which contemporary pedagogic discourse excludesDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Goergen, Pedro Laudinor, 1944-Goergen, Pedro Laudinor, 1944-Pucci, BrunoSilveira, Renê José TrentinFranco, Renato BuenoGallo, Silvio Donizetti de OliveiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPalanca, Nelson20052005-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf167p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600299PALANCA, Nelson. Modernidade, Educação e Alteridade: Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogico. 2005. 167p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600299. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344524porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:13:58Zoai::344524Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:13:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modernidade, Educação e Alteridade : Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogico
title Modernidade, Educação e Alteridade : Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogico
spellingShingle Modernidade, Educação e Alteridade : Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogico
Palanca, Nelson
Civilização moderna
Filosofia
Teoria crítica
Educação
Alteridade
title_short Modernidade, Educação e Alteridade : Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogico
title_full Modernidade, Educação e Alteridade : Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogico
title_fullStr Modernidade, Educação e Alteridade : Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogico
title_full_unstemmed Modernidade, Educação e Alteridade : Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogico
title_sort Modernidade, Educação e Alteridade : Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogico
author Palanca, Nelson
author_facet Palanca, Nelson
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goergen, Pedro Laudinor, 1944-
Goergen, Pedro Laudinor, 1944-
Pucci, Bruno
Silveira, Renê José Trentin
Franco, Renato Bueno
Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Palanca, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Civilização moderna
Filosofia
Teoria crítica
Educação
Alteridade
topic Civilização moderna
Filosofia
Teoria crítica
Educação
Alteridade
description Orientador: Pedro Laudinor Goergen
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600299
PALANCA, Nelson. Modernidade, Educação e Alteridade: Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogico. 2005. 167p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600299. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PALANCA, Nelson. Modernidade, Educação e Alteridade: Adorno, cogitações sobre um outro discurso pedagogico. 2005. 167p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600299. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344524
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
167p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188925478010880