Utilização de material de ensino : uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Raimundo Rodrigues de
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577958
Resumo: Orientador: Pierre Henri Lucie
id UNICAMP-30_25aa90d933da80b27b7d3985da708118
oai_identifier_str oai::48297
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Utilização de material de ensino : uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do PiauiMatemática - Ensino de primeiro grau - PiauíMaterial didáticoEducação matemáticaOrientador: Pierre Henri LucieDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da ComputaçãoResumo: O objetivo deste trabalho foi mostrar ate que ponto a utilização de materiais de ensino (concretos ou audiovisuais) tornaria eficaz o processo de ensino-aprendizagem em Matemática nas escolas de 1º grau da rede oficial de Teresina, tomando por base os novos resultados alcançados na 4ª série do 1º grau. A experiência foi realizada em duas escolas do Complexo Escolar Zona Norte 3, situado na Zona Norte de Teresina, compreendendo 6 turmas de 4ª série do 1° grau, sendo 3 turmas de 7° e 3 de 8º período, envolvendo duas professoras, uma com 89 alunos de 7° e outra com 81 alunos de 8° período, considerados com grupos experimentais. Para comparação dos resultados finais de aproveitamento no final do semestre, foram tomadas 6 turmas de 4ª série, compreendendo 7º e 8º períodos, envolvendo duas professoras, uma em cada período com 99 alunos no 7º e 99 no 8º. Após análise da experiência, obteve-se os seguintes resultados: - grupo experimental - 91,7% de aproveitamento a nível de aprovação; - grupo de controle - 75,7% de aproveitamento a nível de aprovação; Observa-se que o grupo experimental obteve 16% de aprovação a mais que o grupo de controle. Embora não seja objetivo deste trabalho, foi observado os índices de evasão nos dois grupos, que apresentaram 4,1% evasão no grupo experimental e 14,6 % para o grupo de controle, comprovando, portanto, a eficácia do material de ensino no processo educativo. Diante dos resultados apresentados pelo trabalho, conclui-se que há maior eficácia no processo de ensino-aprendizagem, despertando um maior interesse do aluno pela aprendizagem da Matemática e maior participação na realização das atividades desenvolvidas em sala de aula.Abstract: The objective of this work is to show to what point the utilization of teaching material (concret or audiovisual) would make effective the teaching-learning process of Mathematics in the primary schools of Teresina which belong to the public school system, taking as a base the latest results in the 4th grade of the primary school. The experience was carried out in two schools of the North Zone School Complex located in the northern zone of Teresina, including six classes of the 4th grade of the primary school, three classes being from the 7th, and 3 from the 8th period, including two teachers, one with 89 students of the 7° period and the other with 81 students of the 8th periodo, considered as experimental groups. To compare the final achievement results as the end of t h e semester, six classes were taken from the 4th grade, including 7th and 8th periods, including two teachers, one from each period with 99 students in the 7th and 99 students in the 8th . After the analysis of the experiment, the following results were obtained: - experimental group - 91,7% of achievement at a passing level; - control group - 75,7% of achievement at a passing level; One can thus observe that the experimental group obtained 16% more in achievement level than the control group. Even though it was not the object of this experiment indices of drop-outs were observed in the two groups which showed a drop-out of 4,1% in the experimental group and l4,6% of the control groups thus proving the efficiency of teaching material in the educative process. Given the results presented by this work, one may conclude that there is a greater efficiency in the teaching-learning process, awakening a greater interest in the student for the learning of Mathematics and a greater participation in the achievement of the activities developed in the classroom.O exemplar da FE pertence a Coleção de Teses do Circulo de Estudos, Memoria e Pesquisa em Educação Matematica (CEMPEM)MestradoEnsino de Ciências e MatemáticaMestre em Matemática[s.n.]Lucie, PierreLucie, Pierre HenriUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSousa, Raimundo Rodrigues de1981info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf162 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577958SOUSA, Raimundo Rodrigues de. Utilização de material de ensino: uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui. 1981. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577958. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48297porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T11:07:49Zoai::48297Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-05-19T11:07:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de material de ensino : uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui
title Utilização de material de ensino : uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui
spellingShingle Utilização de material de ensino : uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui
Sousa, Raimundo Rodrigues de
Matemática - Ensino de primeiro grau - Piauí
Material didático
Educação matemática
title_short Utilização de material de ensino : uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui
title_full Utilização de material de ensino : uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui
title_fullStr Utilização de material de ensino : uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui
title_full_unstemmed Utilização de material de ensino : uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui
title_sort Utilização de material de ensino : uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui
author Sousa, Raimundo Rodrigues de
author_facet Sousa, Raimundo Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lucie, Pierre
Lucie, Pierre Henri
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação
Programa de Pós-Graduação em Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Raimundo Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Ensino de primeiro grau - Piauí
Material didático
Educação matemática
topic Matemática - Ensino de primeiro grau - Piauí
Material didático
Educação matemática
description Orientador: Pierre Henri Lucie
publishDate 1981
dc.date.none.fl_str_mv 1981
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577958
SOUSA, Raimundo Rodrigues de. Utilização de material de ensino: uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui. 1981. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577958. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577958
identifier_str_mv SOUSA, Raimundo Rodrigues de. Utilização de material de ensino: uma alternativa para melhoria do ensino de matematica no 1. grau oficial do Estado do Piaui. 1981. 162 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matematica, Estatistica e Ciencia da Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1577958. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/48297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
162 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188733812998144