O fazer metodologico na educação de jovens e adultos : a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Turina, Maria Fernanda Perusso
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607021
Resumo: Orientador: Sonia Giubilei
id UNICAMP-30_2683c622b2a01befb20c4a0dd8b3345f
oai_identifier_str oai::424063
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O fazer metodologico na educação de jovens e adultos : a pratica no projeto educativo de integração social - PEISThe methodological doing in the young and adults education : the practice in the Education and Social Integration Project ESIPEducação de jovens e adultosMetodologia do ensinoEstudo do meioEducandosEducadoresYoung and adults educationMethodology of teachingEnvironment studyGeneratorsOrientador: Sonia GiubileiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de formação e aprendizagem dos educadores e educandos do Projeto Educativo de Integração Social ¿ PEIS. A prática no Projeto possibilita a reflexão de propostas metodológicas para a Educação de Jovens e Adultos ¿ EJA, no cenário das Políticas Públicas Educacionais no país. O enfoque do trabalho é a metodologia do PEIS, destacando o Tema Gerador e o Estudo do Meio como propostas metodológicas para uma educação pautada no diálogo entre educadores e educandos. O trabalho utilizou-se da metodologia da pesquisa-ação-participante, tendo como referência o sociólogo colombiano Orlando Fals Borda, envolvendo alunos, exalunos, professores e ex-professores do PEIS. Desta forma procurou-se compreender o processo de formação e aprendizagem, partindo da ¿Historicidade da Educação de Adultos no Brasil¿ e das políticas públicas proposta para a Educação de Adultos ao longo dos anos. Abordouse ¿O Projeto Educativo de Integração Social ¿ PEIS¿, a fim de configurar o local escolhido para a realização do trabalho dando voz aos educadores e educandos do Projeto, e por fim, analisou-se as ¿práticas de formação e aprendizagem de adultos¿ tomando como eixo três categorias: formação, aprendizagem e metodologiaAbstract: This research has as an objective try to understand the process of formation and learning of educationalist and student in the Educative Process of social integration PEIS (in Portuguese) or EPSI (in English). The practicing in the process gives us the possibility of reflexion in methodological proposes to youth and adult education ¿ EJA - in educational public policies in the country. The main work is PEIS' methodologies focusing and study environment as methodological proposes to an education ruled in the dialogue between educationalists and students. The work used the methodology of research ¿ action ¿ participant having as reference the Colombian sociologist Orlando Fais Borda, getting students, exstudents, professors and ex- professors from PEIS involved. On this way we tried to understand the process of formation and learning, based on ¿Historicidade da educação de adultos no Brasil¿ ¿ and from public policies proposed to the Education of adults along the years. It was broached ¿The Educative project of social integration ¿ EPSI¿ so as to configurate the chosen place to make the research goes on. Giving power to educationalists and students from the project and finally it was analyzed the ¿practices of formation and learning of adults¿ having as a main point three categories:Formation, learning and methodologyMestradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosMestre em Educação[s.n.]Giubilei, Sonia, 1938-Borges, Zacarias PereiraMaher, James PatrickPeluso, Teresa Cristina LoureiroCampos, Silmara deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTurina, Maria Fernanda Perusso20082008-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf108 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607021TURINA, Maria Fernanda Perusso. O fazer metodologico na educação de jovens e adultos: a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS. 2008. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607021. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/424063porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:11:06Zoai::424063Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:11:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O fazer metodologico na educação de jovens e adultos : a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS
The methodological doing in the young and adults education : the practice in the Education and Social Integration Project ESIP
title O fazer metodologico na educação de jovens e adultos : a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS
spellingShingle O fazer metodologico na educação de jovens e adultos : a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS
Turina, Maria Fernanda Perusso
Educação de jovens e adultos
Metodologia do ensino
Estudo do meio
Educandos
Educadores
Young and adults education
Methodology of teaching
Environment study
Generators
title_short O fazer metodologico na educação de jovens e adultos : a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS
title_full O fazer metodologico na educação de jovens e adultos : a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS
title_fullStr O fazer metodologico na educação de jovens e adultos : a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS
title_full_unstemmed O fazer metodologico na educação de jovens e adultos : a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS
title_sort O fazer metodologico na educação de jovens e adultos : a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS
author Turina, Maria Fernanda Perusso
author_facet Turina, Maria Fernanda Perusso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giubilei, Sonia, 1938-
Borges, Zacarias Pereira
Maher, James Patrick
Peluso, Teresa Cristina Loureiro
Campos, Silmara de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Turina, Maria Fernanda Perusso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Metodologia do ensino
Estudo do meio
Educandos
Educadores
Young and adults education
Methodology of teaching
Environment study
Generators
topic Educação de jovens e adultos
Metodologia do ensino
Estudo do meio
Educandos
Educadores
Young and adults education
Methodology of teaching
Environment study
Generators
description Orientador: Sonia Giubilei
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607021
TURINA, Maria Fernanda Perusso. O fazer metodologico na educação de jovens e adultos: a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS. 2008. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607021. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
TURINA, Maria Fernanda Perusso. O fazer metodologico na educação de jovens e adultos: a pratica no projeto educativo de integração social - PEIS. 2008. 108 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607021. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/424063
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
108 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188984483479552