A noção de Um e a aporia 11 na metafísica de Aristóteles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Wellington Damasceno de, 1981-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620223
Resumo: Orientador: Lucas Angioni
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spelling A noção de Um e a aporia 11 na metafísica de AristótelesThe notion of one and the aporia 11 on Aristotles's metaphysicsAristótelesUm (Filosofia)Aporia 11MetafísicaAristotleMetaphysicsAporia 11To henTranscategoricalsOrientador: Lucas AngioniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A Décima Primeira Aporia resulta da cisão de toda a filosofia grega precedente a Aristóteles em dois modos de conceber e propor os primeiros princípios (archai), em especial, o Um (to hen): (i) o modo pelo qual os Fisiologos concebiam o Um como principio, a saber, assumindo uma natureza subjacente, diferente do Um em si mesmo, a qual não pode ser adequadamente caracterizada pelo simples fato de ser um e que e denotada pelo conceito de Um, e (ii) o modo inaugurado pelos Pitagoricos e mais tarde endossado por Platão, marcado pelo abandono do recurso a uma natureza subjacente e por conceber o Um em si mesmo (auto to hen) como principio, desprovendo-o de qualquer conexão com alguma realidade que não seja rigorosamente caracterizada por ser um. Aristóteles enfrenta essa aporia em Metafísico Iota 2 e, segundo a interpretação que proponho, (a) recusa o modo Pitagorico-Platonico de conceber e propor princípios, (b) endossa o modo de proceder dos Fisiologos, e, ao fazê-lo, (c) retoma o "projeto" dos Fisiologos no ponto em que ele havia sido interrompido, a saber, durante a busca de um principio de movimento. A partir desse cenário, tentarei mostrar que o desfecho final da Décima Primeira Aporia pode consistir na introdução do Primeiro Motor como candidato propriamente aristotélico (e cosmológico) ao titulo de Um entre os princípiosAbstract: The Eleventh Aporia results from the breakup of the entire Greek philosophy previous to Aristotle in two manners of conceiving and proposing the first principles (archai), specially the One (to hen): (i) the manner by which Physiologoi conceived the One as a principle, namely, assuming an underlying nature, different from the One in itself, not adequately characterized by the simple fact of being one and which is denoted by the concept of One, and (ii) the manner inaugurated by the Pythagoreans and later endorsed by Plato, marked by the abandonment of the appeal to an underlying nature and by conceiving the One in itself (auto to hen) as a principle, depriving it of any connection with some reality not strictly characterized by being one. Aristotle faces this aporia in Metaphysics Iota 2 and, according to the interpretation I propose: (a) refuses the Pythagorean-Platonic manner of conceiving and proposing principles, (b) endorses the course of action of the Physiologoi, and, in doing so, (c) steps back and retakes the "project" of the Physiologoi at the point where it was interrupted, namely, during the search for a principle of motion. From this scenario, I will try to show that the final outcome of the Eleventh Aporia can be the introduction of the Prime Mover as the properly Aristotelian (and cosmological) candidate to the title of One between the principlesDoutoradoFilosofiaDoutor em Filosofia[s.n.]Angioni, Lucas, 1973-Spinelli, Priscilla TeschZanuzzi, InaraBorges, Anderson de PaulaAlmeida, Nazareno Eduardo deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Wellington Damasceno de, 1981-20132013-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf173 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620223ALMEIDA, Wellington Damasceno de. A noção de Um e a aporia 11 na metafísica de Aristóteles. 2013. 173 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620223. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/906677porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:58:56Zoai::906677Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:58:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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