A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cosso, Daniela Cristina de Menezes, 1975-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621353
Resumo: Orientador: Maria Márcia Sigrist Malavasi
id UNICAMP-30_26e1ecf002daa53eb351b933bdb2d8bc
oai_identifier_str oai::915061
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESPThe organization of educational work in a public school with high IDESPEscolas públicas - Organização e administraçãoTrabalho pedagogico em equipeÍndice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São PauloSistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São PauloPublic schools - Organization and administrationPedagogical work in teamsEducational evaluationDevelopment Index of Education of the State of São PauloSystem Evaluation of Educational Achievement of São PauloOrientador: Maria Márcia Sigrist MalavasiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O estudo e a análise da organização do trabalho pedagógico em escolas com alto IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) parece-nos um caminho importante para compreender a qualidade de ensino inserida nessas escolas e como alcançam elevados índices nos indicadores de avaliações externas. Neste sentido, a presente pesquisa surgiu do interesse em investigar o trabalho pedagógico de uma instituição escolar com resultados acima da média nos índices de educação. O estudo teve como objetivo estudar e analisar a organização do trabalho pedagógico em uma escola dos anos iniciais de Ensino Fundamental da rede estadual do estado de São Paulo com alto IDESP, identificando fatores intra e extraescolares que podem levar a escola a obter resultados diferenciados no desempenho de seus alunos. O critério para a escolha da unidade escolar foi o fato de estar entre as primeiras colocadas nas escolas da rede estadual (Anos Iniciais), através do IDESP, alcançando desde 2008, notas acima das metas estipuladas pelo mesmo índice. A escolha metodológica foi a abordagem qualitativa e considerando o fenômeno estudado, optou-se pelo estudo de caso. Os dados coletados por meio de levantamento e estudo documental, aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, entrevistas semiestruturadas e observação foram trabalhados por meio da análise de conteúdo, com as seguintes dimensões analíticas: fatores sociofamiliares; práticas avaliativas; gestão escolar; e, conteúdos escolares. Os fatores extraescolares e intraescolares encontrados na escola pesquisada que podem influenciar nas notas das avaliações externas foram: nível socioeconômico alto da clientela escolar; rigidez, regras e disciplina no modo de gestão; treino para os testes; prática avaliativa na perspectiva tradicional, entre outros.Abstract: The study and analysis regarding the organization of the pedagogic work from schools with a high IDESP (State of São Paulo's Index of Education Development) appears to be an important way to comprehend which qualities of the education are inserted into these schools and how they are able to reach such high index values on the external evaluation. In this contest, the current research was created due to the desire of exploring the pedagogical work of an institution with results above average in the education indexes. The objective of the study is to analyze the organization of the pedagogic work in a school that belongs to the Estate of São Paulo and presented a high IDESP, identifying elements that may lead the students to perform better. Furthermore, as a secondary objective, intra and extra school factors were investigated and analyzed, which could be modifying the results. The criteria to select the school unit was the fact that it had to be ranked amongst the best Estadual schools, considering the IDESP, reaching since 2008 grades above the targets set by the index. The methodological choice was the qualitative approach, and as the studied phenomenon has been shown a complex nature, the case study was the option chosen. The data collected by surveys and documental study, application of questionnaires containing open and closed questions, semi structured interviews and observation were processed by the content analysis, and encompassed analytical dimensions: educational evaluation, school management, school contents and social and familiar factors. The extra and intra school factors found at the chosen school that could be influencing the grades of the external evaluation are: high socioeconomic levels of the school clientele; strict rules and discipline regarding the management of the school; practice for the tests; traditional evaluation methods, and so on.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestra em Educação[s.n.]Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-Jeffrey, Debora CristinaChaluh, Laura NoemiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosso, Daniela Cristina de Menezes, 1975-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf252 p. : il. + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621353COSSO, Daniela Cristina de Menezes. A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP. 2013. 252 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621353. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915061porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:08:30Zoai::915061Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:08:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP
The organization of educational work in a public school with high IDESP
title A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP
spellingShingle A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP
Cosso, Daniela Cristina de Menezes, 1975-
Escolas públicas - Organização e administração
Trabalho pedagogico em equipe
Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
Public schools - Organization and administration
Pedagogical work in teams
Educational evaluation
Development Index of Education of the State of São Paulo
System Evaluation of Educational Achievement of São Paulo
title_short A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP
title_full A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP
title_fullStr A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP
title_full_unstemmed A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP
title_sort A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP
author Cosso, Daniela Cristina de Menezes, 1975-
author_facet Cosso, Daniela Cristina de Menezes, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-
Jeffrey, Debora Cristina
Chaluh, Laura Noemi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cosso, Daniela Cristina de Menezes, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas públicas - Organização e administração
Trabalho pedagogico em equipe
Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
Public schools - Organization and administration
Pedagogical work in teams
Educational evaluation
Development Index of Education of the State of São Paulo
System Evaluation of Educational Achievement of São Paulo
topic Escolas públicas - Organização e administração
Trabalho pedagogico em equipe
Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
Public schools - Organization and administration
Pedagogical work in teams
Educational evaluation
Development Index of Education of the State of São Paulo
System Evaluation of Educational Achievement of São Paulo
description Orientador: Maria Márcia Sigrist Malavasi
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621353
COSSO, Daniela Cristina de Menezes. A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP. 2013. 252 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621353. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621353
identifier_str_mv COSSO, Daniela Cristina de Menezes. A organização do trabalho pedagógico em uma escola pública com alto IDESP. 2013. 252 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621353. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915061
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
252 p. : il. + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189106699206656