Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Ana Elisa de Arruda
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612867
Resumo: Orientador: José Luís Sanfelice
id UNICAMP-30_284a4c327d9b6cd7e0c0016a11e5af59
oai_identifier_str oai::773846
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de CampinasFrom the renewal of educational of the "College Progress Campineiro" to the genesis of the "Escola Comunitarária de Campinas"Escola Comunitária de CampinasColégio Progresso CampineiroEducação - BrasilInstituições escolaresEnsino privadoEscola Comunitária de CampinasColégio Progresso CampineiroHistory of educationSchools institutionsPrivate schooolOrientador: José Luís SanfeliceTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa buscou historiar a Escola Comunitária de Campinas, que nasceu, em 1977, do esforço conjunto de um grupo de pais, coadjuvado por um grupo de professores - todos dissidentes do tradicional Colégio Progresso Campineiro -, unidos em torno de um ideal comum: a defesa de um projeto educacional de cunho humanista, que visava à formação integral do homem, como um ser crítico e participativo, ao cultivo de valores sociais e à promoção da autonomia do educando frente à construção do seu próprio conhecimento. Esse projeto fora abruptamente interrompido no Colégio Progresso, onde vinha sendo desenvolvido desde que a renovação educacional foi lá encetada nos anos de 1960, gerando uma crise sem precedentes em sua história. Embora essa crise seja tomada como o marco do nascimento da Escola Comunitária, um mergulho em suas origens, entretanto, fez-me ver que essa instituição escolar começou a ser gestada muito antes, durante esse processo de renovação. O percurso trilhado desde então até a materialização da Escola Comunitária de Campinas, e o modo como ela foi instituindo sua identidade, é o tema do presente trabalho. Esse percurso será analisado à luz do método histórico-crítico, que busca relacionar as especificidades do particular ao contexto mais geral no qual essa Escola foi engendrada.Abstract: This research aimed at writing the history of the Escola Comunitária de Campinas, which was set up, in 1977, from the collective effort of a group of parents, helped by a group of teachers - all dissidents of the traditional Colégio Progresso Campineiro -, united by a common ideal: the defense of an educational project of humanistic feature, whose main goal was the total formation of man, as a critical and participant being, in the cultivation of social values and the promotion of the autonomy of the student facing the construction of his/her own knowledge. That project was abruptly interrupted in the Colégio Progresso, where it had been developed since the educational renewal was started there, in the 1960's, causing an unforeseen crisis in its history. Although that crisis was considered the birth mark of the Escola Comunitária, a plunge into its origins, however, has made me see that this educational institution began to be developed long before, during that process of renewal. The path taken since then, up to the materialization of the Escola Comunitária de Campinas, and the way it has been building its identity, is the theme of this paper. That path will be analyzed in view of the historical-critical method, which tries to relate the specificities of the particular to the most general context in which that School was engendered.DoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Sanfelice, José Luís, 1949-2021Carvalho, Carlos Henrique deAndreotti, Azilde LinaCastanho, Sérgio Eduardo MontesRocha, Heloísa Helena PimentaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPenteado, Ana Elisa de Arruda2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf219p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612867PENTEADO, Ana Elisa de Arruda. Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de Campinas. 2010. 219p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612867. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/773846porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:58:52Zoai::773846Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:58:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de Campinas
From the renewal of educational of the "College Progress Campineiro" to the genesis of the "Escola Comunitarária de Campinas"
title Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de Campinas
spellingShingle Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de Campinas
Penteado, Ana Elisa de Arruda
Escola Comunitária de Campinas
Colégio Progresso Campineiro
Educação - Brasil
Instituições escolares
Ensino privado
Escola Comunitária de Campinas
Colégio Progresso Campineiro
History of education
Schools institutions
Private schoool
title_short Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de Campinas
title_full Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de Campinas
title_fullStr Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de Campinas
title_full_unstemmed Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de Campinas
title_sort Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de Campinas
author Penteado, Ana Elisa de Arruda
author_facet Penteado, Ana Elisa de Arruda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanfelice, José Luís, 1949-2021
Carvalho, Carlos Henrique de
Andreotti, Azilde Lina
Castanho, Sérgio Eduardo Montes
Rocha, Heloísa Helena Pimenta
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado, Ana Elisa de Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Comunitária de Campinas
Colégio Progresso Campineiro
Educação - Brasil
Instituições escolares
Ensino privado
Escola Comunitária de Campinas
Colégio Progresso Campineiro
History of education
Schools institutions
Private schoool
topic Escola Comunitária de Campinas
Colégio Progresso Campineiro
Educação - Brasil
Instituições escolares
Ensino privado
Escola Comunitária de Campinas
Colégio Progresso Campineiro
History of education
Schools institutions
Private schoool
description Orientador: José Luís Sanfelice
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612867
PENTEADO, Ana Elisa de Arruda. Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de Campinas. 2010. 219p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612867. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612867
identifier_str_mv PENTEADO, Ana Elisa de Arruda. Da renovação educacional do Colégio Progresso Campineiro à gênese da Escola Comunitarária de Campinas. 2010. 219p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612867. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/773846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
219p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189037255163904