Rua e escola : o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605254 |
Resumo: | Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi |
id |
UNICAMP-30_284d5e41daf1ce23287ad3a1f3572b17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::403433 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rua e escola : o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vezStreet and school : the Hip Hop as movement spokes person of the without timeHip-hop (Cultura popular)CulturaJuventudeRap (Música)EducaçãoHip-hoCultureYouthRaEducationOrientador: Corinta Maria Grisolia GeraldiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O tema da presente pesquisa é a influência da cultura de rua no cotidiano escolar, estudada através de fragmentos narrativos de uma professora de escola pública que focalizam as fronteiras/limites da rua e da escola na ótica da juventude de periferia da cidade de Campinas, tomando como eixo para sua visada o movimento Hip Hop e a cultura produzida no entorno da escola: sua arte e valores, buscando partilhar experiência de ressignificação e inclusão no espaço escolar para a juventude que não se sente reconhecida nesse espaço. Utilizando a investigação narrativa, seu processo de escritura resgata a história de formação da própria professora-pesquisadora, inúmeros fragmentos da história do movimento Hip Hop em Campinas e a literatura produzida no nível local, buscando algumas inserções destas no movimento internacional. O foco da investigação é o registro dos grupos existentes, das letras de raps que circulam e afazem a cabeça' de parte da juventude de periferia de Campinas. Utilizam-se como instrumentos de pesquisa entrevistas informais, gravações das músicas, registros de leiras e encontros informais com rappers. Com esse processo de 'resgate/engate", expõe outros lados e versões, via de regra silenciados na cultura oficial e nos registros homogêneos da escola institucionalizada, e questiona a escola e suas formas de atuação e as políticas oficiais, propondo possíveis canais de diálogos entre os universos da rua e da escola, diálogos sempre inconclusos, sem soluções mágicas numa sociedade de exclusões. A presente dissertação foi desenvolvida na área Ensino, Avaliação e Formação de Professores, junto ao GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada), da Faculdade de Educação da UNICAMP.Abstract: The theme of this present research is the influence of the street culture on the school daily routine through narrative fragments from a public school teacher that focus on the frontiers/limits of the street and the school through the youth vision from the outskirts of Campinas, which has the Hip Hop movement and the culture produced around school as the main part of their vision: its art and values, searching a way of sharing experience of meaning and inclusion in the school space to the young people who does not feel recognized in that space. Through the narrative investigation, its writing process gets back the historic formation of the own teacher researcher, many fragments of the Hip Hop movement history in Campinas and the produced literature in the local level, searching for some insertions in the international movement. The focus of this investigation is the register of the existent groups, the Raps lyrics that are available and call part of the young people attention from the outskirts of Campinas. Research instruments as informal interviews, song recordings, registers of lyrics and informal meetings with rappers were used. With this getting back process, shows otiier sides and concerns, by the way remained silent in the official culture and homogeneous registers from the instituted school, and it calls into question the school and its ways of working and the official politics, proposing possible dialogue channels among the street and school universe, dialogues always unfinished, without magic solutions in a society of exclusions. The present dissertation was developed on the Teaching, Evaluation and formation area of teachers, together with GEPEC (Studying and researching group in Continued Education), of the Unicamp Education University.MestradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresMestre em Educação[s.n.]Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-Garcia, Regina LeitePrado, Guilherme do Val ToledoVarani, AdrianaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampos, Cristina Maria20072007-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605254CAMPOS, Cristina Maria. Rua e escola: o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez. 2007. 139f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605254. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/403433porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:55:23Zoai::403433Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:55:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rua e escola : o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez Street and school : the Hip Hop as movement spokes person of the without time |
title |
Rua e escola : o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez |
spellingShingle |
Rua e escola : o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez Campos, Cristina Maria Hip-hop (Cultura popular) Cultura Juventude Rap (Música) Educação Hip-ho Culture Youth Ra Education |
title_short |
Rua e escola : o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez |
title_full |
Rua e escola : o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez |
title_fullStr |
Rua e escola : o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez |
title_full_unstemmed |
Rua e escola : o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez |
title_sort |
Rua e escola : o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez |
author |
Campos, Cristina Maria |
author_facet |
Campos, Cristina Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952- Garcia, Regina Leite Prado, Guilherme do Val Toledo Varani, Adriana Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Cristina Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hip-hop (Cultura popular) Cultura Juventude Rap (Música) Educação Hip-ho Culture Youth Ra Education |
topic |
Hip-hop (Cultura popular) Cultura Juventude Rap (Música) Educação Hip-ho Culture Youth Ra Education |
description |
Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-02-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605254 CAMPOS, Cristina Maria. Rua e escola: o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez. 2007. 139f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605254. Acesso em: 15 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) CAMPOS, Cristina Maria. Rua e escola: o Hip Hop como movimento porta voz dos sem vez. 2007. 139f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605254. Acesso em: 15 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/403433 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138428669919232 |