Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira : percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia Q

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria Carmen Khnychala
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601429
Resumo: Orientador: Linda Gentry El Dash
id UNICAMP-30_28571ffb6541badb47f7c3c212049099
oai_identifier_str oai::359531
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira : percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia QLearning environment in foreign language classesAmbiente de sala de aulaAprendizagemLínguasLinguística aplicadaTecnica Q.Environment, ClassroomLearningLanguagesApplied linguisticsQ techniqueOrientador: Linda Gentry El DashTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo investiga as concepções de aprendizes sobre o ambiente de aprendizagem de suas salas de aulas de língua estrangeira. A Metodologia Q, em combinação com entrevistas qualitativas, foi utilizada para tornar visíveis estruturas escondidas em situações comunicativas e apresentar convergências, assim como variações, nas maneiras de pensar e construir a realidade. Os participantes pertencem a dois grupos de alunos cujos professores possuem perfis diferentes. Uma Amostra Q de 81 itens, adaptados a partir de oito instrumentos tradicionais utilizados na avaliação de percepções sobre ambientes de aprendizagem, foi estruturada com referência a categorias usadas na conceituação de ambientes psico-sociais. Os participantes foram instruídos a distribuir os itens ao longo de uma escala variando de "concordo totalmente" (+3) a "discordo totalmente" (-3). As distribuições foram intercorrelacionadas e as matrizes de correlação de 18 x 18 e 42 x 42 foram analisadas fatorialmente. Cada análise produziu três fatores, sendo que cada um desses representa um ponto de vista peculiar de um grupo de indivíduos em relação ao tema investigado. Os resultados apontam para a ocorrência simultânea de múltiplos fatores de ordem afetiva, social e cognitiva que podem influenciar o tipo de ambiente de aprendizagem de uma língua estrangeira. O ambiente em uma sala de aula parece ser o resultado de formas de interações entre variáveis que se relacionam ao aprendiz, ao professor e ao tipo de instrução proporcionada. Os resultados poderão se mostrar úteis para a área de Lingüística Aplicada, na busca de abordagens abrangentes que busquem articular as dimensões intelectuais e afetivas da constituição humana e que possam, assim, entender o sujeito em sua totalidade. Poderão, além disso, contribuir para a compreensão de fenômenos subjetivos envolvidos na aprendizagem de uma língua estrangeira, tais como a relação entre o ambiente e as atitudes de aprendizes, o que, por sua vez, poderá fornecer intravisões para a avaliação do professor, de sua prática, para a preparação de professores, o desenvolvimento de materiais instrucionais e enfim, ser de valia para os aprendizes na percepção e compreensão de sua maneira de aprenderAbstract: This study investigates the learners' conceptions of their foreign language classroom learning enviromnent. Q Methodology in combination with interviews was used to bring out hidden structures in communicative situations and present convergences, as well as variations, in ways ofthinking and constructing reality. The subjects belong to two groups of students whose teachers seemed to bear different profiles. An 8I-item Q-sample adapted from eight traditional instruments for assessing perceptions of classroom learning enviromnent was structured with reference to categories used for the conceptualization of psychosocial enviromnents. The participants were asked to Q-sort the items from "most agree" (+3), to "most disagree" (-3). The Q-sorts were intercorrelated and the 18 x 18 and 42 x 42 correlation matrixes were factor analyzed. Analyses produced three factors. Each of these represents a peculiar point of view of a group of respondents concerning the question being investigated. The results indicate the simultaneous occurrence of multiple factors, affective, social and cognitive ones that may influence the kind of learning enviromnent in a foreign language class. The enviromnent in a classroom seems to be the result of type of interaction among variables that are related to the learner, the teacher and to the kind of instruction provided. The findings should prove useful to the area of Applied Linguistics in the quest of approaches that aim at the articulation of the intellectual and the affective dimensions, which constitute the human being. The fmdings might also contribute to a better understanding of subjective phenomena involved in learning a foreign language such as the relationship between the enviromnent and students' attitudes, which may, in turn, provide insights for the assessment of the teacher' s own practice, for teacher training and for instructional material development; finally it may be useful for learners in the perception and understanding of their way of learningDoutoradoEnsino-Aprendizagem de Segunda Lingua e Lingua EstrangeiraDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]El-Dash, Linda Gentry, 1946-Doi, Elza TaekoScaramucci, Matilde Virginia RicardiStricklin, Michael LewisFigueiredo, Celia AssunçãoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCunha, Maria Carmen Khnychala20052005-08-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf248p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601429CUNHA, Maria Carmen Khnychala. Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira: percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia Q. 2005. 248p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601429. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359531porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:21:36Zoai::359531Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:21:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira : percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia Q
Learning environment in foreign language classes
title Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira : percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia Q
spellingShingle Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira : percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia Q
Cunha, Maria Carmen Khnychala
Ambiente de sala de aula
Aprendizagem
Línguas
Linguística aplicada
Tecnica Q.
Environment, Classroom
Learning
Languages
Applied linguistics
Q technique
title_short Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira : percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia Q
title_full Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira : percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia Q
title_fullStr Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira : percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia Q
title_full_unstemmed Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira : percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia Q
title_sort Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira : percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia Q
author Cunha, Maria Carmen Khnychala
author_facet Cunha, Maria Carmen Khnychala
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv El-Dash, Linda Gentry, 1946-
Doi, Elza Taeko
Scaramucci, Matilde Virginia Ricardi
Stricklin, Michael Lewis
Figueiredo, Celia Assunção
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria Carmen Khnychala
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de sala de aula
Aprendizagem
Línguas
Linguística aplicada
Tecnica Q.
Environment, Classroom
Learning
Languages
Applied linguistics
Q technique
topic Ambiente de sala de aula
Aprendizagem
Línguas
Linguística aplicada
Tecnica Q.
Environment, Classroom
Learning
Languages
Applied linguistics
Q technique
description Orientador: Linda Gentry El Dash
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-08-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601429
CUNHA, Maria Carmen Khnychala. Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira: percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia Q. 2005. 248p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601429. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CUNHA, Maria Carmen Khnychala. Ambiente de aprendizagem em aulas de lingua estrangeira: percepções de aprendizes reveladas pe Metodologia Q. 2005. 248p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601429. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359531
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
248p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188933558337536