Manejo de comportamentos em odontopediatria : analise de escolhas da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Renata Andrea Salvitti de Sa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611560
Resumo: Orientador: Antonio Bento Alves de Moraes
id UNICAMP-30_29383575955ea59ab7e53087dbffa0b3
oai_identifier_str oai::478640
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Manejo de comportamentos em odontopediatria : analise de escolhas da criançaBehavior management in pediatric dentistry : children's choice analysisOdontologiaPsicologiaProcesso decisórioDentistryPsychologyDecision makingOrientador: Antonio Bento Alves de MoraesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de PiracicabaResumo:O objetivo deste estudo foi analisar a participação de crianças na escolha estratégias de manejo do próprio comportamento, em tratamento odontológico, após procedimentos lúdicos prévios. Os participantes foram 17 crianças, com 5 a 6 anos de idade, e cinco cirurgiões-dentistas (CD). Foram filmadas 6 sessões de atendimento odontológico por criança, totalizando 102 sessões. Três capítulos compõem este trabalho. Participaram, no Capítulo 1, "Análise de manejo comportamental de pacientes não colaboradores em odontopediatria", duas crianças e um dentista. O Capítulo 2, "Inclusão de crianças na escolha de estratégias de manejo comportamental em odontopediatria", e teve como participantes três crianças e três dentistas. O Capítulo 3, "Children's participation in decision-making of behavior management in dental treatment", teve 12 crianças e dois dentistas. Em todos os trabalhos, realizou-se procedimentos preparatórios com apresentação de seis estratégias comportamentais: Dizer- Mostrar-Fazer, Estruturação do Tempo, Suporte emocional, Participação Ativa, Distração e Relaxamento. No Capítulo 1, utilizou-se um procedimento preparatório com atividade lúdica planejada (Simulação de atendimento odontológico com fantoche). No Capítulo 2, foram realizados Simulação de atendimento odontológico, seguida de Procedimento/Solicitação de Escolha. A criança escolhia, em cada sessão experimental, uma ou duas estratégias de manejo, a serem utilizadas no próprio atendimento. O Capítulo 3 apresenta dois grupos com procedimentos preparatórios distintos: Simulação de atendimento odontológico e Vídeo Planejado. Para ambos os grupos, estes procedimentos foram seguidos de Procedimento/Solicitação de Escolha. Os comportamentos das crianças e dos dentistas nos estudos 1 e 3 foram registrados em categorias, com base na "Observation Scale of Distress Behavior"(OSDB), por amostragem de tempo. Para o Capítulo 2, realizou-se uma mensuração por amostragem de eventos comportamentais. Em geral, os resultados evidenciaram que o dentista respondeu a comportamentos de Protesto da criança com maior frequência de respostas Interativas, Diretivas e Punitivas, do que com o uso de estratégias de manejo de comportamentos, o que pode estar relacionado a respostas de enfrentamento aprendidas pelas crianças. Houve também aumento da utilização de estratégias pelos participantes ao longo das sessões, e diminuição de Protesto. Ao longo das sessões alguns pacientes (12) passaram a aderir às rotinas odontológicas que antes evitavam. Nos estudos com procedimento de escolha (2 e 3), verificou-se que as crianças foram capazes de escolher as estratégias de manejo, e em geral, as escolhas foram atendidas pelo CD. Assim, pode-se concluir que foi possível utilizar procedimentos preparatórios para treino de comportamentos apropriados para crianças submetidas ao tratamento odontológico. Os pacientes desenvolveram novos padrões de enfrentamento, com uso de estratégias de manejo do comportamento, e passaram a participar ativamente durante as sessões, além de aceitarem rotinas odontológicas antes evitadasAbstract: The aim of this study was to analyze children's participation in decisions about behavior management strategies for their dental treatment, after ludic preparatory procedures. The participants were 17 children, with 5 to 6 years of age, and 5 dentists. Six dental treatment sessions, for each child, were filmed, totalizing 102 sessions. This study comprises Three Chapters. Two children and one dentist participated in Chapter 1, entitled "Behavior management analysis of non-collaborative patients in pediatric dentistry". Chapter 2, "Children's inclusion in decision-making of behavior management techniques in pediatric dentistry", and had, as participants, three children and three dentists. Chapter 3, "Children's participation in decision-making of behavior management in dental treatment" had 12 children and two dentists. In all studies, preparatory procedures were accomplished, with presentation of six behavior management techniques: Tell- Show-Do, Time Structuring, Affective Support, Active Participation, Distraction and Relaxation. In Chapter 1, the preparatory procedure was a planned pretend play (Dental treatment simulation). In Chapter 2, there was the Dental treatment simulation, followed by Asking / Decision-making procedure, in which the child could choose, in each experimental session, one or two behavior management strategies, to be used in their own dental treatment. Chapter 3 presents two groups, with distinct preparatory procedures: Dental treatment simulation and other Planned Video. In groups, these procedures followed by the Asking / decisionmaking procedure. Children's and dentist's behaviors in the studies 1 and 3 were registered in categories based on the "Observational Scale of Distress Behavior" (OSDB), by time sampling. For Chapter 2, a measurement was accomplished by event sampling. In general, the results showed that the dentist responded to children's Protest with Interactions, Directions and Punishment, with higher frequency than with behavior management strategies, which could be related to children's learned coping responses. There was higher use of behavior management strategies by participants along sessions, and children's Protest decrease. Some patients, along sessions (12) accepted previously avoided dental routines. In the studies with decision-making procedure (2 and 3), it could be verified that children were able to make choices about behavior management strategies, and in general, choices were attended by the dentists. Thus, it can be concluded that it was possible to utilize preparatory procedures to train appropriate behaviors to children submitted to dental treatment situations. The patients developed new coping patterns, with the use of behavior management strategies, and began to actively participate during sessions, and also accepted previously avoided dental routinesDoutoradoOdontopediatriaDoutor em Odontologia[s.n.]Moraes, Antonio Bento Alves de, 1941-Faleiros, Pedro BordiniZamignani, Denis RobertoBatista, Cecilia GuarnieriPuppin-Rontani, Regina MariaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de PiracicabaPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Renata Andrea Salvitti de Sa2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf107 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611560ROCHA, Renata Andrea Salvitti de Sa. Manejo de comportamentos em odontopediatria: analise de escolhas da criança. 2010. 107 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611560. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/478640porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:48:52Zoai::478640Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:48:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Manejo de comportamentos em odontopediatria : analise de escolhas da criança
Behavior management in pediatric dentistry : children's choice analysis
title Manejo de comportamentos em odontopediatria : analise de escolhas da criança
spellingShingle Manejo de comportamentos em odontopediatria : analise de escolhas da criança
Rocha, Renata Andrea Salvitti de Sa
Odontologia
Psicologia
Processo decisório
Dentistry
Psychology
Decision making
title_short Manejo de comportamentos em odontopediatria : analise de escolhas da criança
title_full Manejo de comportamentos em odontopediatria : analise de escolhas da criança
title_fullStr Manejo de comportamentos em odontopediatria : analise de escolhas da criança
title_full_unstemmed Manejo de comportamentos em odontopediatria : analise de escolhas da criança
title_sort Manejo de comportamentos em odontopediatria : analise de escolhas da criança
author Rocha, Renata Andrea Salvitti de Sa
author_facet Rocha, Renata Andrea Salvitti de Sa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Antonio Bento Alves de, 1941-
Faleiros, Pedro Bordini
Zamignani, Denis Roberto
Batista, Cecilia Guarnieri
Puppin-Rontani, Regina Maria
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Programa de Pós-Graduação em Odontologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Renata Andrea Salvitti de Sa
dc.subject.por.fl_str_mv Odontologia
Psicologia
Processo decisório
Dentistry
Psychology
Decision making
topic Odontologia
Psicologia
Processo decisório
Dentistry
Psychology
Decision making
description Orientador: Antonio Bento Alves de Moraes
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611560
ROCHA, Renata Andrea Salvitti de Sa. Manejo de comportamentos em odontopediatria: analise de escolhas da criança. 2010. 107 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611560. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611560
identifier_str_mv ROCHA, Renata Andrea Salvitti de Sa. Manejo de comportamentos em odontopediatria: analise de escolhas da criança. 2010. 107 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Piracicaba, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611560. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/478640
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
107 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138466062139392