O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631 |
Resumo: | Orientador: Gislene de Campos Oliveira |
id |
UNICAMP-30_2974ef92f48462063739384ef5983901 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::289181 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuadaAutoconceitoAprendizagemEnsino fundamentalOrientador: Gislene de Campos OliveiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste estudo foi verificar o autoconceito de crianças com e sem indícios de dificuldades de aprendizagem, inseridas no Regime de Progressão Continuada do Ensino Fundamental do estado de São Paulo. Uma das justificativas apresentadas quando da criação desse sistema foi que ele deixaria de contribuir para o rebaixamento da auto-estimado aluno, uma vez que a reprovação anual foi abolida. Entre as 187 crianças da amostra, o autoconceito apresentou-se com a média mais baixa entre as crianças com indícios de dificuldades de aprendizagem (50,3%). Os autoconceitos escolar e pessoal foram identificados como os mais baixos e o auto conceito familiar apresentou médias mais altas entre as crianças com indícios de dificuldades de aprendizagem. Identificou-se também que o maior número de crianças com indícios de dificuldades de aprendizagem encontravam-se nas quartas séries (65,8%) e na habilidade de leitura (58,8%). Com base nos dados obtidos, pudemos verificar que o autoconceito apresentou relação significativa com as dificuldades de aprendizagem, e que, para contribuir para a melhoria do ensino, evitando o. rebaixamento da auto-estima dos alunos, é importante entender as dificuldades de aprendizagemAbstract: The aim of this study was to verify the self-concept of children with and without indications of learning difficulties, inserted in the Sao Paulo State Fundamental School Regimen of Continued Progression. One of the presented justifications when of the creation of this system, it was that it would leave to contribute for the degradation of students' self-esteem, considering that the annual reprobation was abolished. In the sample of 187 children, the self-concept presented the lowest average on those with indications of learning difficulties (50.3%). The scholar and personal self-concepts were found as the lowest and the familiar self-concept as the highest average on the group with indications of learning difficulties. The largest number of children with the indications of learning difficulties was found on the fourth series (65.8%), and in the reading ability (58.8%). Based in the obtained data, we could verify that the self-concept presented significant relation with the learning difficulties, and to contribute to the improvement of the education, avoiding the degradation of the students' self-esteem, is important to understand the learning difficultiesDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Oliveira, Gislene de Campos, 1945-Ambrosano, Gláucia Maria BoviSisto, Fermino FernandesBrenelli, Rosely PalermoFini, Lucila Diehl TolaineUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPasseri, Silvia Maria Riceto Ronchim20032003-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf179p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631PASSERI, Silvia Maria Riceto Ronchim. O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada. 2003. 179p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/289181porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:49:31Zoai::289181Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:49:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada |
title |
O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada |
spellingShingle |
O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim Autoconceito Aprendizagem Ensino fundamental |
title_short |
O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada |
title_full |
O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada |
title_fullStr |
O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada |
title_full_unstemmed |
O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada |
title_sort |
O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada |
author |
Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim |
author_facet |
Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Gislene de Campos, 1945- Ambrosano, Gláucia Maria Bovi Sisto, Fermino Fernandes Brenelli, Rosely Palermo Fini, Lucila Diehl Tolaine Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoconceito Aprendizagem Ensino fundamental |
topic |
Autoconceito Aprendizagem Ensino fundamental |
description |
Orientador: Gislene de Campos Oliveira |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-06-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631 PASSERI, Silvia Maria Riceto Ronchim. O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada. 2003. 179p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) PASSERI, Silvia Maria Riceto Ronchim. O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada. 2003. 179p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/289181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 179p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188891291287552 |