O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631
Resumo: Orientador: Gislene de Campos Oliveira
id UNICAMP-30_2974ef92f48462063739384ef5983901
oai_identifier_str oai::289181
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuadaAutoconceitoAprendizagemEnsino fundamentalOrientador: Gislene de Campos OliveiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste estudo foi verificar o autoconceito de crianças com e sem indícios de dificuldades de aprendizagem, inseridas no Regime de Progressão Continuada do Ensino Fundamental do estado de São Paulo. Uma das justificativas apresentadas quando da criação desse sistema foi que ele deixaria de contribuir para o rebaixamento da auto-estimado aluno, uma vez que a reprovação anual foi abolida. Entre as 187 crianças da amostra, o autoconceito apresentou-se com a média mais baixa entre as crianças com indícios de dificuldades de aprendizagem (50,3%). Os autoconceitos escolar e pessoal foram identificados como os mais baixos e o auto conceito familiar apresentou médias mais altas entre as crianças com indícios de dificuldades de aprendizagem. Identificou-se também que o maior número de crianças com indícios de dificuldades de aprendizagem encontravam-se nas quartas séries (65,8%) e na habilidade de leitura (58,8%). Com base nos dados obtidos, pudemos verificar que o autoconceito apresentou relação significativa com as dificuldades de aprendizagem, e que, para contribuir para a melhoria do ensino, evitando o. rebaixamento da auto-estima dos alunos, é importante entender as dificuldades de aprendizagemAbstract: The aim of this study was to verify the self-concept of children with and without indications of learning difficulties, inserted in the Sao Paulo State Fundamental School Regimen of Continued Progression. One of the presented justifications when of the creation of this system, it was that it would leave to contribute for the degradation of students' self-esteem, considering that the annual reprobation was abolished. In the sample of 187 children, the self-concept presented the lowest average on those with indications of learning difficulties (50.3%). The scholar and personal self-concepts were found as the lowest and the familiar self-concept as the highest average on the group with indications of learning difficulties. The largest number of children with the indications of learning difficulties was found on the fourth series (65.8%), and in the reading ability (58.8%). Based in the obtained data, we could verify that the self-concept presented significant relation with the learning difficulties, and to contribute to the improvement of the education, avoiding the degradation of the students' self-esteem, is important to understand the learning difficultiesDoutoradoPsicologia, Desenvolvimento Humano e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Oliveira, Gislene de Campos, 1945-Ambrosano, Gláucia Maria BoviSisto, Fermino FernandesBrenelli, Rosely PalermoFini, Lucila Diehl TolaineUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPasseri, Silvia Maria Riceto Ronchim20032003-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf179p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631PASSERI, Silvia Maria Riceto Ronchim. O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada. 2003. 179p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/289181porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:49:31Zoai::289181Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:49:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada
title O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada
spellingShingle O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada
Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim
Autoconceito
Aprendizagem
Ensino fundamental
title_short O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada
title_full O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada
title_fullStr O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada
title_full_unstemmed O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada
title_sort O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada
author Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim
author_facet Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Gislene de Campos, 1945-
Ambrosano, Gláucia Maria Bovi
Sisto, Fermino Fernandes
Brenelli, Rosely Palermo
Fini, Lucila Diehl Tolaine
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Passeri, Silvia Maria Riceto Ronchim
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconceito
Aprendizagem
Ensino fundamental
topic Autoconceito
Aprendizagem
Ensino fundamental
description Orientador: Gislene de Campos Oliveira
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-06-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631
PASSERI, Silvia Maria Riceto Ronchim. O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada. 2003. 179p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
PASSERI, Silvia Maria Riceto Ronchim. O autoconceito e as dificuldades de aprendizagem no regime de progressão continuada. 2003. 179p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/289181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
179p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188891291287552