A interpretação de piadas por afasicos : aspectos linguisticos e socio-cognitivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Donzeli, Camila Polon
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606487
Resumo: Orientador: Edwiges Maria Morato
id UNICAMP-30_2a4134c577f5915e90893142cb396214
oai_identifier_str oai::419267
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A interpretação de piadas por afasicos : aspectos linguisticos e socio-cognitivosThe interpretation of jokes by afhasics : linguistics and socio-cognitivism aspectsNeurolinguísticaAfasiaSociocognitivismoNeurolinguisticAphasiaSociocognitivismOrientador: Edwiges Maria MoratoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este estudo explora precisamente aspectos lingüístico-pragmáticos da manipulação enunciativa de piadas, assinalando sua importância para os estudos neurolingüísticos, em especial aqueles que se encontram ancorados numa perspectiva interacionista ou sócio-cognitiva dessa relação. O que se propõe no presente estudo é aprofundar a consideração de que o problema da afasia não pode ser reduzido a uma questão lingüística (stricto sensu), nem a de que o componente ¿meta¿, importante para as ações reflexivas dos sujeitos, reduz-se à ordem cognitiva; por isso, a competência relativamente à linguagem (à qual se vinculam processos meta de várias ordens: lingüística, enunciativa, pragmática, discursiva) não estaria necessariamente destruída nas afasias. Neste trabalho foram analisados dados lingüísticos de 5 sujeitos não-afásicos (grupo controle) e 5 sujeitos afásicos que freqüentam o Centro de Convivência de Afásicos (CCA), que é situado no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Através de entrevistas individuais, foi solicitado aos sujeitos que, após ouvir as piadas, explicassem ou comentassem seus efeitos de humor. Para a coleta de dados, elaborou-se um Protocolo de Estudos de Piadas com base na relevância de determinado nível lingüístico. Contudo, cumpre ressaltar que uma concepção enunciativa de língua pressupõe a mobilização de processos pragmáticos, contextuais, discursivos. Nesse sentido, ainda que determinados mecanismos léxico-sintático-semânticos fiquem em evidência, todo enunciado chistoso é da natureza dos fenômenos pragmáticos, intersubjetivos, sócio-culturais. A partir da aplicação do Protocolo, observou-se a presença de processos meta relativamente à linguagem (lingüísticos, enunciativos, pragmáticos, discursivos), pois os sujeitos, na interpretação e manipulação das piadas, questionaram e reformularam o texto original, ou seja, produziram comentários, reformulações, recontagens, inserções (pedido de esclarecimentos ou exemplificações), paráfrases; além de terem reconhecido pré-construídos, pressupostos e/ou implícitos culturais envolvidos nas piadas, realizaram ajustes enunciativos sobre os sentidos veiculados, leis conversacionais e regras de etiqueta. Relevante, também, para análise dos dados foi observar diferentes aspectos do ponto de vista da construção e mesmo da explicitação do sentido: a interpretação; a explicação; os marcadores conversacionais; a presença de processos semiológicos co-ocorrentes, como o contexto, o gesto, a melodia etc.; e o riso. Tendo em vista os dados obtidos na pesquisa, ressalta-se que as piadas se constituem, bem como outros fenômenos de ordem meta-enunciativa, em um interessante expediente para a análise da competência pragmático-textual dos sujeitos para produzir e interpretar linguagem. Observou-se essa competência através de manobras lingüísticas e sócio-cognitivas realizadas pelos sujeitos na busca ou na mobilização lingüístico-cognitiva da significação, do conhecimento enciclopédico, da memória cultural e discursiva, de um savoir-faire específico. Com isso, entende-se essa competência como uma espécie de conhecimento sócio-cognitivo dos objetos e estados de coisa no mundo que se constitui e se revela enunciativamente no decorrer das ações dos sujeitosAbstract: This study explores linguistic-pragmatic aspects of the enunciative manipulation of jokes, designating its importance for the neurolinguistics studies, in special those that were find anchored in an interacionist perspective. What is consider in the present study is to deepen the consideration that the problem of the aphasia cannot be reduced to a linguistic question (stricto sensu), nor of that the component ¿meta¿, important for the reflexives actions of the individuals, reduce to the cognitive order; therefore, the competence relatively to the language (which is connect to ¿meta¿ processes of some orders: linguistics, enunciative, pragmatic, discursive) necessarily would not be destroyed in the aphasias. In this work it had been analyzed linguistic data of 5 not-aphasics individuals (control group) and 5 aphasics individuals that frequent the ¿Centro de Convivência de Afásicos¿ (CCA), that is situated in the Institute of Studies of the Language (IEL/UNICAMP), by individual interviews. The proposal presented was that after hearing the joke, the individuals were requested to explained or commented the jokes. For the collection of data, a Protocol of Studies of Jokes was elaborated on the basis of the relevance of determined linguistic level. However, it fulfills to stand out that an enunciative conception of language estimates the mobilization of pragmatic processes, contextual, discursives. In this direction, despite lexic-syntactic-semantic mechanisms are in evidences, all jokes are a pragmatic, intersubjetive, sociocultural phenomena. From the application of the Protocol, it was observed the presence of ¿meta¿ processes relatively to the language (linguistic, enunciative, pragmatic, discursives), therefore the individuals, in the interpretation and manipulation of the jokes, had questioned and reformulated the original text, that is, had produced commentaries, reformularizations, recount, insertions (asked for of clarifications or exemplifications), paraphrase; beyond having recognized pre-constructed and/or implicit cultural involved in the jokes, carrying through enunciative adjustments about conversational laws and label rules. Also relevant, for data analysis it was to observe different aspects of the construction and explicitation of the sense: the interpretation, the explanation; the conversational markers; the presence of co-ocorrentes semiologics processes (as the context, the gesture, the melody) and the laugh. With the data in the research, it was observe that the jokes are constitute, as well as other phenomena of meta-enunciative order, in an interesting expedient for the analysis of the pragmatic-textual competence of the individuals to produce and to interpret language. This competence through linguistic and socio-cognitives abilities carried through by the individuals in the search or in the linguistic-cognitive mobilization of the signification, the enciclopedic knowledge, the cultural and discursive memory, one specific savoir-faire. With this, the competence is understand as a socio-cognitive knowledge of objects and states of thing in the world that it constitutes and it reveals enunciatively in elapsing of the individuals actionsMestradoLingüísticaMestre em Linguística[s.n.]Morato, Edwiges Maria, 1961-Koch, Ingedore Grunfeld VillaçaElias, Vanda Maria da SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDonzeli, Camila Polon20082008-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf143 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606487DONZELI, Camila Polon. A interpretação de piadas por afasicos: aspectos linguisticos e socio-cognitivos. 2008. 143 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606487. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/419267porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:05:57Zoai::419267Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:05:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A interpretação de piadas por afasicos : aspectos linguisticos e socio-cognitivos
The interpretation of jokes by afhasics : linguistics and socio-cognitivism aspects
title A interpretação de piadas por afasicos : aspectos linguisticos e socio-cognitivos
spellingShingle A interpretação de piadas por afasicos : aspectos linguisticos e socio-cognitivos
Donzeli, Camila Polon
Neurolinguística
Afasia
Sociocognitivismo
Neurolinguistic
Aphasia
Sociocognitivism
title_short A interpretação de piadas por afasicos : aspectos linguisticos e socio-cognitivos
title_full A interpretação de piadas por afasicos : aspectos linguisticos e socio-cognitivos
title_fullStr A interpretação de piadas por afasicos : aspectos linguisticos e socio-cognitivos
title_full_unstemmed A interpretação de piadas por afasicos : aspectos linguisticos e socio-cognitivos
title_sort A interpretação de piadas por afasicos : aspectos linguisticos e socio-cognitivos
author Donzeli, Camila Polon
author_facet Donzeli, Camila Polon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morato, Edwiges Maria, 1961-
Koch, Ingedore Grunfeld Villaça
Elias, Vanda Maria da Silva
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Donzeli, Camila Polon
dc.subject.por.fl_str_mv Neurolinguística
Afasia
Sociocognitivismo
Neurolinguistic
Aphasia
Sociocognitivism
topic Neurolinguística
Afasia
Sociocognitivismo
Neurolinguistic
Aphasia
Sociocognitivism
description Orientador: Edwiges Maria Morato
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606487
DONZELI, Camila Polon. A interpretação de piadas por afasicos: aspectos linguisticos e socio-cognitivos. 2008. 143 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606487. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
DONZELI, Camila Polon. A interpretação de piadas por afasicos: aspectos linguisticos e socio-cognitivos. 2008. 143 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606487. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/419267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
143 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138435381854208