Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583748 |
Resumo: | Orientador: Jose Geraldo Chiquito |
id |
UNICAMP-30_2b9d6c0ee66876c3dd449f2f97f0e3c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::108263 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veicularesRuídoVozSinal-ruido (Acustica)Sistemas de comunicação móvel - RuídoOrientador: Jose Geraldo ChiquitoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: Neste trabalho propõem-se técnicas de redução de ruído para aplicação nos sistemas de comunicação rádio-móveis veiculares. As técnicas propostas são baseadas na estimação da relação sinal/ruído a priori, quando um ou dois microfones são disponíveis para captação do sinal de voz no veículo. Os resultados foram obtidos a partir de um estudo das técnicas clássicas de redução de ruído, como subtração espectral, filtragem de Wiener, etc. Mostra-se que essas técnicas podem ser definidas em função da relação sinal/ruído a posteriori (SNR-post). Este parâmetro é analisado e identificado como o responsável pelo fenômeno do ruído musical nas técnicas clássicas de redução de ruído que usam um único microfone para captar sinal. Para melhorar o desempenho das técnicas clássicas propõe-se o uso da relação sinal/ruído a priori (SNR-prio). Esta modificação permite a redefinição dos filtros clássicos de redução de ruído, reduzindo-se pela primeira vez nesses métodos o fenômeno do ruído musical. Estende-se o uso da relação sinal/ruído a priori para os sistemas baseados na função de coerência, que apresentam como problema principal a fraca redução de ruído nas freqüências baixas e a introdução de reverberação no sinal processado. Mostra-se que a função de coerência pode ser redefinida a partir da SNR-prio, melhorando a redução de ruído nas freqüências baixas e eliminando o problema da reverberação. Os resultados finais, avaliados por meio de testes objetivos e subjetivos, mostram que estes novos métodos são superiores aos métodos existentes, satisfazendo as condições necessárias para uso nos sistemas rádio-móveis veiculares, isto é, eficácia na redução do ruído e baixa complexidade matemáticaAbstract: Not informed.DoutoradoDoutor em Engenharia Elétrica[s.n.]Chiquito, Jose Geraldo, 1951-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira Filho, Jozue19961996-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[113]f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583748VIEIRA FILHO, Jozue. Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares. 1996. [113]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583748. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/108263porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T08:35:01Zoai::108263Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T08:35:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares |
title |
Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares |
spellingShingle |
Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares Vieira Filho, Jozue Ruído Voz Sinal-ruido (Acustica) Sistemas de comunicação móvel - Ruído |
title_short |
Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares |
title_full |
Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares |
title_fullStr |
Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares |
title_full_unstemmed |
Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares |
title_sort |
Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares |
author |
Vieira Filho, Jozue |
author_facet |
Vieira Filho, Jozue |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chiquito, Jose Geraldo, 1951- Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira Filho, Jozue |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ruído Voz Sinal-ruido (Acustica) Sistemas de comunicação móvel - Ruído |
topic |
Ruído Voz Sinal-ruido (Acustica) Sistemas de comunicação móvel - Ruído |
description |
Orientador: Jose Geraldo Chiquito |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 1996-08-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583748 VIEIRA FILHO, Jozue. Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares. 1996. [113]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583748. Acesso em: 14 mai. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) VIEIRA FILHO, Jozue. Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares. 1996. [113]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583748. Acesso em: 14 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/108263 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [113]f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1799138319839264768 |