Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Filho, Jozue
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583748
Resumo: Orientador: Jose Geraldo Chiquito
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spelling Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veicularesRuídoVozSinal-ruido (Acustica)Sistemas de comunicação móvel - RuídoOrientador: Jose Geraldo ChiquitoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: Neste trabalho propõem-se técnicas de redução de ruído para aplicação nos sistemas de comunicação rádio-móveis veiculares. As técnicas propostas são baseadas na estimação da relação sinal/ruído a priori, quando um ou dois microfones são disponíveis para captação do sinal de voz no veículo. Os resultados foram obtidos a partir de um estudo das técnicas clássicas de redução de ruído, como subtração espectral, filtragem de Wiener, etc. Mostra-se que essas técnicas podem ser definidas em função da relação sinal/ruído a posteriori (SNR-post). Este parâmetro é analisado e identificado como o responsável pelo fenômeno do ruído musical nas técnicas clássicas de redução de ruído que usam um único microfone para captar sinal. Para melhorar o desempenho das técnicas clássicas propõe-se o uso da relação sinal/ruído a priori (SNR-prio). Esta modificação permite a redefinição dos filtros clássicos de redução de ruído, reduzindo-se pela primeira vez nesses métodos o fenômeno do ruído musical. Estende-se o uso da relação sinal/ruído a priori para os sistemas baseados na função de coerência, que apresentam como problema principal a fraca redução de ruído nas freqüências baixas e a introdução de reverberação no sinal processado. Mostra-se que a função de coerência pode ser redefinida a partir da SNR-prio, melhorando a redução de ruído nas freqüências baixas e eliminando o problema da reverberação. Os resultados finais, avaliados por meio de testes objetivos e subjetivos, mostram que estes novos métodos são superiores aos métodos existentes, satisfazendo as condições necessárias para uso nos sistemas rádio-móveis veiculares, isto é, eficácia na redução do ruído e baixa complexidade matemáticaAbstract: Not informed.DoutoradoDoutor em Engenharia Elétrica[s.n.]Chiquito, Jose Geraldo, 1951-Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVieira Filho, Jozue19961996-08-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf[113]f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583748VIEIRA FILHO, Jozue. Redução de ruido em sinais de voz nos sistemas radio moveis veiculares. 1996. [113]f Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583748. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/108263porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T08:35:01Zoai::108263Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T08:35:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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