Qual linha guia esse choro? : Propostas de inflexões e articulações nas melodias dos choros, polcas, schottischs, maxixes e choros-sambados - a partir de sua estrutura rítmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Gabriela de Mello, 1971-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638383
Resumo: Orientador: José Alexandre Leme Lopes Carvalho
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Em minha experiência como solista de grupos de choro e professora de flauta transversal, prática de conjunto e prática de naipe (madeiras) na escola do Auditório do Ibirapuera, instituição especializada em música popular brasileira, me deparei com a escassez de material direcionado para os instrumentos solistas. Além dos livros de repertório de choro (songbooks) que trazem melodia, cifras e alguns baixos escritos (baixos de obrigação ou baixarias), os demais materiais encontrados, geralmente didáticos, destinam-se aos instrumentos da seção rítmica (percussão, violões e cavaquinho). Estes materiais, geralmente, abordam as diferenças do choro e seus gêneros vizinhos demonstrando suas levadas, mas sem aplicação nas melodias. Desta forma, uma pesquisa focada no estudo e aplicabilidade do aspecto rítmico na interpretação das melodias possibilitaria uma coerência do fraseado e consequentemente, uma interpretação mais apropriada do instrumento solista. Estudar e analisar os padrões rítmicos desses gêneros poderia ser a chave para o entendimento das claves ou linhas-guia de cada ritmo e possível aplicação. Uma escuta analítica com transcrições dos fonogramas da Casa Edison, primeira gravadora no Rio de Janeiro, possibilitou um mapeamento dessa performance no começo do século XX. A partir deste enfoque, ampliamos a pesquisa inserindo a visão/audição do chorão contemporâneo sobre estes gêneros. Selecionamos o repertório atual mais significativo, segundo os protagonistas do choro, transcrevemos gravações atuais e criamos propostas de articulações e inflexões para as melodias das polcas, schottisches, maxixes, choros e choros-sambadosAbstract: The present work intends to investigate and to formulate proposals for the following questions: how the soloist can interpret the choro and the several neighboring genres, polka, schottischs, habanera, maxixes and choros-sambados? In my experience as soloist of groups of choro and teacher of transverse flute, practice of ensemble and practice of suit (woods) at the School of the Auditorium of Ibirapuera, institution specialized in brazilian popular music, I came across the shortage of material directed to the instruments soloists In addition to the books of choro repertoire (songbooks) that bring melody, ciphers and some written basses (basses of obligation or basses), the other materials found, usually didactic, are intended for the instruments of the rhythm section (percussion, guitars and cavaquinho) . These materials generally address the differences of choro and its neighboring genres by demonstrating their grooves, but without application in the melodies. In this way, a research focused on the study and applicability of the rhythmic aspect in the interpretation of the melodies would allow a coherence of the phrasing and, consequently, a more appropriate interpretation of the solo instrument. Studying and analyzing the rhythmic patterns of these genres could be the key to understanding the cues or guiding lines of each rhythm and possible application. An analytical listening with transcriptions of the phonograms of Casa Edison, first recorder in Rio de Janeiro, allowed a mapping of this performance at the beginning of the 20th century. From this approach, we broaden our research by inserting the contemporary weeping vision/hearing on these genres. We selected the most significant current repertoire according the choro protagonists, transcribed and current recordings and create proposals for articulations and inflections for the melodies of polkas, schottischs, maxixes, choros and choros-sambadosMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em MúsicaCAPES88887.288296/2018-00[s.n.]Carvalho, José Alexandre Leme Lopes, 1967-Machado, CacáBomfim, Cássia CarrascozaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMachado, Gabriela de Mello, 1971-20192019-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (175 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638383MACHADO, Gabriela de Mello. Qual linha guia esse choro?: Propostas de inflexões e articulações nas melodias dos choros, polcas, schottischs, maxixes e choros-sambados - a partir de sua estrutura rítmica. 2019. 1 recurso online (175 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638383. 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