Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Teresa Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610029
Resumo: Orientador: Edmundo Pacheco Hora
id UNICAMP-30_2ca5a6744c549368e052fae70bc34a82
oai_identifier_str oai::466069
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcriçõesThe taste of "IL foribundo" : an analytical study of the six Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani, according to his treatises and transcriptionsGeminiani, Francesco, 1687-1762Sonatas para violonceloGostoInterpretaçãoCríticaGeminiani, FrancescoTastePerformanceCriticsOrientador: Edmundo Pacheco HoraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta tese foi elaborada com o objetivo de proporcionar subsídios aos violoncelistas para a interpretação das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue Op. V (1746), de Francesco Geminiani (1687-1762), no que concerne especificamente ao seu estilo. Para alcançar este objetivo, foram utilizados do mesmo autor A Treatise of the Good Taste in the Art of Musick (Londres, 1749), The Art of Playing on the Violin (Londres, 1751), assim como transcrições da obra para o violino e para o cravo. Estes proporcionaram a base para discussões de caráter prático referentes à ornamentação e à condução do arco. As Sonatas Op. V se destacam dentro do repertório italiano do século XVIII para o violoncelo, por sua densidade musical e sua notação minuciosa. Assim, a investigação dos artifícios composicionais empregados por Geminiani, a contextualização histórica e biográfica da obra, somadas aos preceitos contidos nos tratados do autor, foram determinantes para a compreensão de seu gosto - termo empregado na época estreitamente associado ao estilo, conhecimento e julgamento. O exame dos recursos composicionais empregados por Geminiani no Op. V revelam uma reunião de gostos distintos - estilo patético, francês, italiano - harmonizados na forma híbrida constituída pela Sonata da Chiesa e Sonata da Camara. Estão representados também formas e estruturas composicionais como: música de dança, forma de concerto, contraponto e homofonia. Concomitantemente, observamos a adaptabilidade do compositor que, considerado um "embaixador" da escola italiana nos países onde viveu - Inglaterra, França, e Irlanda - não se ateve somente a ela. No século XVIII, o pioneirismo e a produção musical italiana do repertório e da execução dos instrumentos da família do violino foram reverenciados e adotados como modelo para os outros países. Entretanto, Geminiani caminha em uma direção independente da maioria dos seus contemporâneos, adotando em suas composições caracteres musicais de outros países, sem abandonar por completo as convicções da escola italiana no que tange à execução e ao ensino de seu instrumento. A conclusão é de que as Sonatas Op. V expõem inúmeros recursos idiomáticos do instrumento e apresentam sua adaptabilidade aos gostos vigentes na época. No entanto, a sua interpretação deve ser fundamentada na escola italiana de execução, a qual é defendida por Geminiani com inabalável convicção. Palavras-chave: Geminiani, Sonatas para violoncelo, Gosto, Interpretação, CríticaAbstract: This thesis was written with the objective of providing information to cellists regarding the interpretation of the Six Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue Op. V (London, 1746) by Francesco Geminiani (1687-1762), specifically concerning its style. In achieving this objective, the following texts were used: A Treatise of Good Taste in the Art of Musick (London, 1749), The Art of Playing on the Violin (London, 1751), by the same author, as well as transcriptions of the work for violin and for harpsichord. These treatises provided the basis for discussions regarding performance practice and technical issues like: ornamentation and management of the bow. The Sonatas Op. 5 distinguishes themselves within the Italian cello repertory of the 18th century due to their musical density and meticulous notation. Thus, the investigation of the compositional artifices employed by Geminiani, the historical and biographical context of his work in addition to the rules elaborated in the author's treatises, were determinative in the understanding of his taste - a term used in the era strictly associated with style, knowledge and judgment. The examination of the compositional resources used by Geminiani in the Op. 5 reveals a union of distinctive styles: the "pathetic", French and Italian styles, united in a hybrid form constituting the Sonata da chiesa and Sonata da camara. Forms and genres such as polyphony, homophony, dance and concerto forms are represented in the Op. 5 Sonatas as well. At the same time we observe the adaptability of the composer, who, considered an "ambassador" of the Italian school in the countries in which he lived, namely England, France and Ireland, did not completely keep himself adhered only to it. In the 18th century, the Italian musical production and its pioneering role in the development of the repertory and performance of the instruments of the violin family was reverentiated and adopted as the model for the other European countries. However, Geminiani went in another direction, independent of the majority of his contemporaries, adopting in his compositions the musical characteristics of other countries, without completely abandoning the convictions of the Italian school in reference to the performance and pedagogy of his instrument. One must conclude that the Op. 5 Sonatas exposes innumerable idiomatic resources of the instrument and demonstrates its adaptability to the prevailing tastes of that era. However, its interpretation must be based on the Italian school of execution which is defended by Geminiani with the unshakable conviction. Key words: Geminiani, Violoncello Sonatas, Taste, Performance, CriticsDoutoradoDoutor em Música[s.n.]Hora, Edmundo Pacheco, 1953-Jank, HelenaLucas, Mônica IsabelAmato, Luiz Britto PassosSilva, Esdras RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Teresa Cristina Rodrigues2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf294 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610029SILVA, Teresa Cristina Rodrigues. Ao gosto de "IL foribondo": um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições. 2009. 294 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610029. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/466069porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:37:04Zoai::466069Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:37:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições
The taste of "IL foribundo" : an analytical study of the six Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani, according to his treatises and transcriptions
title Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições
spellingShingle Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições
Silva, Teresa Cristina Rodrigues
Geminiani, Francesco, 1687-1762
Sonatas para violoncelo
Gosto
Interpretação
Crítica
Geminiani, Francesco
Taste
Performance
Critics
title_short Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições
title_full Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições
title_fullStr Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições
title_full_unstemmed Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições
title_sort Ao gosto de "IL foribondo" : um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições
author Silva, Teresa Cristina Rodrigues
author_facet Silva, Teresa Cristina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hora, Edmundo Pacheco, 1953-
Jank, Helena
Lucas, Mônica Isabel
Amato, Luiz Britto Passos
Silva, Esdras Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Teresa Cristina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geminiani, Francesco, 1687-1762
Sonatas para violoncelo
Gosto
Interpretação
Crítica
Geminiani, Francesco
Taste
Performance
Critics
topic Geminiani, Francesco, 1687-1762
Sonatas para violoncelo
Gosto
Interpretação
Crítica
Geminiani, Francesco
Taste
Performance
Critics
description Orientador: Edmundo Pacheco Hora
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610029
SILVA, Teresa Cristina Rodrigues. Ao gosto de "IL foribondo": um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições. 2009. 294 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610029. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610029
identifier_str_mv SILVA, Teresa Cristina Rodrigues. Ao gosto de "IL foribondo": um estudo das seis Sonates Pour le Violoncelle et Basse Continue de Francesco Geminiani segundo seus tratados e transcrições. 2009. 294 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610029. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/466069
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
294 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189012073611264