Modernismo negro na Bahia : arte e relações raciais, 1947-1964
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384838 |
Resumo: | Orientador: Silvana Barbosa Rubino |
id |
UNICAMP-30_2dcb407889a39d6e76dba035f4934d05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1384838 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modernismo negro na Bahia : arte e relações raciais, 1947-1964Black modernism in Bahia : art and race relations, 1947-1964Artistas negrosArte modernaCultura visualDiáspora africana na arteArtists, BlackArt, ModernVisual cultureAfrican diaspora in artOrientador: Silvana Barbosa RubinoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Analiso nessa tese o processo de profissionalização de pintores e escultores modernistas negros atuantes em Salvador entre 1947 e 1964, considerando as estratégias produzidas por esses sujeitos diante das hierarquias raciais que mediavam as relações no sistema de arte do período. Nessa investigação, tomo como central a relação entre a circulação em escala continental de modelos institucionais de museus de arte moderna e as diversas percepções locais sobre raça. Processo que produziu redes de circulação de ideias e práticas profissionais que constituíram tanto mecanismos de controle que incidiam diretamente sobre artistas negros, como produziram experiências emancipatórias protagonizados por esses mesmos sujeitos. Durante o doutorado, realizei extensa pesquisa documental na imprensa local do período, em arquivos de instituições e em acervos de arte. A partir de reportagens e registros de exposições, pode identificar a participação de pintores e escultores negros no cotidiano do sistema de arte local, assim como as transformações da experiência racial da cidade diante dos crescentes debates em torno das independências do continente africano e das lutas contra o racismo. Por outro lado, pude identificar projetos marcadamente racializados que circulavam em escala internacional a partir do cruzamento de correspondências entre instituições de arte. Tomando a Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo enquanto mediador desses projetos, analiso a circulação nesse espaço das obras de artistas atuantes em Salvador lado a lado com as de pintores e escultores negros de diferentes territórios da diáspora africana. A partir dessas analises, apresento uma contribuição aos estudos sobre modernismos negros na diáspora africanaAbstract: I analyze in this dissertation the process of professionalization of Black modernist painters and sculptors active in Salvador between 1947 and 1964, considering the strategies employed by these individuals in the face of racial hierarchies that mediated the rellations within the art system of the period. In this investigation, I focus on the relationship between the continental circulation of institutional models of modern art museums and the various local perceptions of race. This process produced networks of circulation of ideas and professional practices that constituted both mechanisms of control directly affecting Black artists, and emancipatory experiences led by these same individuals. During my doctoral work, I conducted extensive research of primary sources in the local press from that period, in institutional archives, and in art collections. Through newspaper reports and exhibition records, I identified the participation of Black painters and sculptors in the daily life of the local art system, as well as the transformations in the racial experience of the city in the face of growing debates about the independence of the African continent and the struggles against racism. On the other hand, I identified racialized projects that circulated on an international scale through the the analysis of correspondences between art institutions. Taking the São Paulo Museum of Modern Art Biennial as a mediator for these projects, I analyze the circulation of works by artists active in Salvador in this space alongside those of Black painters and sculptors from different territories of the African Diaspora. Based on these analyses, I present a contribution to the studies on Black Modernisms in the African DiasporaAbertoDoutoradoPolítica, Memória e CidadeDoutor em HistóriaFAPESP2017/08998-1; 2019/02513-1[s.n.]Rubino, Silvana, 1959-Sullivan, Edward J.Amancio, Kleber Antônio de OliveiraCampos, Marcelo Gustavo Lima deSchiavinatto, Iara Lís FrancoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro, Bruno, 1985-20232024-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (296 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384838PINHEIRO, Bruno. Modernismo negro na Bahia: arte e relações raciais, 1947-1964. 2023. 1 recurso online (296 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://acervus.unicamp.br/acervo/detalhe/1384838. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384838Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1384838porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-17T14:20:56Zoai::1384838Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-17T14:20:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modernismo negro na Bahia : arte e relações raciais, 1947-1964 Black modernism in Bahia : art and race relations, 1947-1964 |
title |
Modernismo negro na Bahia : arte e relações raciais, 1947-1964 |
spellingShingle |
Modernismo negro na Bahia : arte e relações raciais, 1947-1964 Pinheiro, Bruno, 1985- Artistas negros Arte moderna Cultura visual Diáspora africana na arte Artists, Black Art, Modern Visual culture African diaspora in art |
title_short |
Modernismo negro na Bahia : arte e relações raciais, 1947-1964 |
title_full |
Modernismo negro na Bahia : arte e relações raciais, 1947-1964 |
title_fullStr |
Modernismo negro na Bahia : arte e relações raciais, 1947-1964 |
title_full_unstemmed |
Modernismo negro na Bahia : arte e relações raciais, 1947-1964 |
title_sort |
Modernismo negro na Bahia : arte e relações raciais, 1947-1964 |
author |
Pinheiro, Bruno, 1985- |
author_facet |
Pinheiro, Bruno, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rubino, Silvana, 1959- Sullivan, Edward J. Amancio, Kleber Antônio de Oliveira Campos, Marcelo Gustavo Lima de Schiavinatto, Iara Lís Franco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em História UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Bruno, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artistas negros Arte moderna Cultura visual Diáspora africana na arte Artists, Black Art, Modern Visual culture African diaspora in art |
topic |
Artistas negros Arte moderna Cultura visual Diáspora africana na arte Artists, Black Art, Modern Visual culture African diaspora in art |
description |
Orientador: Silvana Barbosa Rubino |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-01-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384838 PINHEIRO, Bruno. Modernismo negro na Bahia: arte e relações raciais, 1947-1964. 2023. 1 recurso online (296 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://acervus.unicamp.br/acervo/detalhe/1384838. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384838 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Bruno. Modernismo negro na Bahia: arte e relações raciais, 1947-1964. 2023. 1 recurso online (296 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://acervus.unicamp.br/acervo/detalhe/1384838. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384838 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1384838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (296 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189197615988736 |